Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

“As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé” no Projeto Circulação Cultural 2011

circulacao-cultural-2011Este ano de 2011 o Projeto Circulação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) veio com o que ficou no ano de 2010, peças teatrais.

Mesmo tendo peças como “Rosa Negra”, o projeto preferiu dar mais abertura – se assim posso dizer – a música somente. Mas esse ano tem sido diferente, pois depois de circular com o espetáculo “A Ordinária” do Grupo Teatro Empório (o mesmo de Rosa Negra), o Circulação Cultural 2011 apresentará pelo Espírito Santo a peça “As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé”.

Personagem clássica da literatura inglesa, o naufrágo Robinson Crusoé teve uma abordagem ousada da parte do dramaturgo paulista Paulo Afonso Grisoli, na qual o diretor Luiz Tadeu Teixeira e os atores Reginaldo Secundo e Zenilson Rocha (também dançarino) assumiram para falar sobre a relação do ilhado com o nativo da ilha Sexta-Feira.

A peça terá circulação nas sextas-feiras e nos sábados, iniciando no dia 21/10/2011, no Teatro Marista na cidade de Colatina, e finalizando no dia 05/11/2011, no Teatro Virginia Santos na cidade de Alegre.

Abaixo fique com um release mais completo do trabalho cênico da Cia. Taruíras Mutantes, enviado a mim pelo ator Reginaldo Secundo (Parabéns e obrigado, Reginaldo!)

cia_taruiras-mutantesapresenta

cARTAZ CIRCULAÇÃO AÇLTERADO - ROBINSON]

Apresentação

As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé”, montagem teatral inspirada num clássico da literatura mundial, é a nova montagem da Cia. Taruíras Mutantes, com Reginaldo Secundo no papel título e apresentando Zenilson Coutinho como o selvagem Sexta-Feira. Paulo Afonso Grisolli (1934-2004), autor do texto, trabalhou a partir da célebre obra “Robinson Crusoé”, de Daniel Defoe (1660-1731), recriando em linguagem popular o conflito entre medo e liberdade, opressor e oprimido, civilização e barbárie. A obra de Grisoli, que além de dramaturgo era também jornalista, assim como o diretor do espetaúclo Luiz Tadeu Teixeira, se estrutura como uma comédia dramática que se serve do humor para tratar de temas sérios como a liberdade, a opressão, a solidão, a convivência e a diversidade.

O personagem e a saga de Robinson Crusoé já receberam diferentes abordagens desde que a obra original de Daniel Defoe (1660-1731) teve sua primeira edição. Desde então circularam versões novelescas para crianças e jovens, poemas épicos, ensaios psicanalíticos, séries para a televisão, filmes hollywoodianos e até uma insólita adaptação para o cinema dirigida pelo espanhol Luis Buñuel, o expoente do surrealismo no cinema.

O Grupo

As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé”, com direção de Luiz Tadeu Teixeira, é a mais nova produção da Cia. Taruíras Mutantes, que a partir de 2003 montou peças teatrais como “Um Forte Cheiro a Maçã”, estréia mundial do texto do português Pedro Eiras (dois meses em cartaz no Teatro Edith Bulhões, de Vitória, temporada e apresentações em Curitiba e Rio de Janeiro) e “O Estranho e o Cavaleiro”, de Michel de Ghelderode, que além da longa temporada em cartaz, percorreu dezoito cidades em sete estados brasileiros e esteve na França, em julho de 2008, agosto de 2009 e se prepara para a 3ª turnê por festivais da Europa em setembro de 2010.

O Autor

Paulo Afonso Grisoli nasceu em Bragança Paulista, em 1934. Nos últimos anos de vida morou em Portugal, onde trabalhou na Rádio e Televisão Portuguesa. No Brasil, teve atuação destacada no teatro, na televisão e no jornalismo impresso, editando o Caderno B do Jornal do Brasil nos anos 60. Chefiou um dos mais importantes núcleos de dramaturgia da TV Globo, dirigindo programas que marcaram época, inovando na programação da TV brasileira, incluindo os seriados “A Grande Família” (primeira versão, entre 1972/75), “Azambuja & Cia” (75), o seriado “Malu Mulher (1979)” e outras atrações da Quarta Nobre.

Um dos fundadores do Teatro de Arena de São Paulo em 1956, Grisolli é considerado um dos pioneiros da revolução cênica pela qual passou o teatro brasileiro no fim da década de 60 e no início dos anos 70. Escreveu várias peças, entre elas a trilogia composta por  “Avatar”, “Não Me Maltrate, Robinson” (também chamada “Palatravi Malac Mic” ou “As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé”) e “Quem governa o Rei?”. No Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro, criou o grupo "A Comunidade", cuja principal marca em seus espetáculos era fundir palco e platéia, como ocorreu em “Parábola de Megera Indomável”. Outro texto de Grisoli bastante conhecido é o musical “Onde Canta o Sabiá”.

O Diretor

Luiz Tadeu Teixeira completa este ano 40 anos de teatro, iniciados em Vitória, em 1970, com o musical Ensaio Geral e a montagem de Mordaça, de Edward Albee e Allen Ginsberg. No período 1971-74 viveu no Rio e em São Paulo estudando comunicação e teatro e trabalhando como contratado da Companhia Paulo Autran em O Homem de La Mancha, musical dirigido por Flávio Rangel, e Coriolano, de Shakespeare, direção de Celso Nunes. De volta a Vitória, atuou, dirigiu ou acumulou as funções em Antígona, de Sófocles; Terror e Misérias do III Reich, de Brecht; O Caso Rosemberg, de Alain Cesnaul; O Monta-Cargas, de Harold Pinter; O Santo Inquérito, de Dias Gomes; Quando as Máquinas Param, de Plínio Marcos; Queima de Arquivo, de Celso Nunes; Um Forte Cheiro a Maçã, de Pedro Eiras; Pinóquio, o Musical, adaptação de Vera Viana, e O Inspetor Geral, de Nikolai Gogol. No cinema atuou nos longas-metragens Vagas Para Moças de Fino Trato, Lamarca e Fica Comigo e dirigiu os curtas Ponto e Vírgula, O Ciclo da Paixão e Graçanaã. Como jornalista editou os cadernos de cultura dos jornais A Gazeta e A Tribuna de Vitória e como gestor cultural coordenou os setores de teatro e cinema da Fundação Cultural do ES e do Departamento Estadual de Cultura,  órgãos que antecederam a atual Secretaria Estadual de Cultura do ES.

O Espetáculo

A montagem capixaba de “As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé” procura valorizar o texto de Paulo Afonso Grisolli, que utiliza os personagens emblemáticos (um aventureiro, Robinson Crusoé; e um selvagem, Sexta-Feira), criados por Daniel Defoe em sua clássica novela, comumente associada à literatura de aventuras, para traçar um rico painel das relações humanas.

Robinson Crusoé representa o homem que, diante de si próprio, só precisa sobreviver, sem qualquer ajuda, num ambiente estranho, distante de suas referências e dos laços afetivos, trazendo consigo apenas suas lembranças, além dos destroços recolhidos do naufrágio do qual se tornou único sobrevivente. No dia-a-dia em seu novo habitat, interage com a fauna e flora locais, agindo ora como predador ora como guardião. Conta o tempo a sua maneira para que não perder o vínculo com a história, com a civilização e consigo mesmo.

Civilização e barbárie, racionalismo e instinto, medo e liberdade são conflitos preponderantes no texto e o espetáculo procura sustentá-los. Mas há outras questões que também são enfocadas, como a afetividade, a religiosidade e a sexualidade, tratadas ora pelas tintas do humor ora pelas da poesia. Como elemento dramático, um certo mistério permeará o espetáculo, contribuindo para sustentar o suspense e garantir a atenção do espectador.

Os Parceiros

O projeto “As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé” recebeu patrocínio da Secretaria Estadual da Cultura (SECULT), ligada ao Governo do Estado do Espírito Santo.

Ficha Técnica

As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé

Autor: Paulo Afonso Grisoli

Direção: Luiz Tadeu Teixeira

Elenco: Reginaldo Secundo e Zenilson Coutinho

Cenografia: Alberto Kirchmayer

Figurino: Gabi Lima King

Luz: Ary Roaz

Som: Victor Lofego

Contra-regra: Renata Martins Dias

Cenotécnico: André Pullga

Costureiro: Paulo Simões

Assistente de figurino: Reannie Caetano

Operador de Luz: André Stefson

Produtor Associado: Equipe Sombra 

Produção: Federico Nicolai

Realização: Cia. Taruíras Mutantes

Serviço

Apresentações e locais:

  • 21/10 – Teatro Marista (Colatina)
  • 22/10 – Teatro Municipal de Montanha (Montanha)
  • 28/10 – Teatro Neném Paiva (Muqui)
  • 29/10 – Teatro Artênio Merçon (Castelo)
  • 04/11 – Teatro Rubem Braga (Cachoeiro)
  • 05/11 – Teatro Virginia Santos (Alegre)

Entrada Franca

Duração: 112 minutos com intervalo de 10 min.

Horários:

  • Colatina – 19h30
  • Montanha – 20h00
  • Muqui – 20h00
  • Castelo – 20h00
  • Cachoeiro – 20h00
  • Alegre - 20h00

Classificação Indicativa: 14 anos

Contatos: taruirasmutantes@gmail.com

Telefones: 9279 0401(Reginaldo) 27 99827575 (Federico)

Nenhum comentário: