Google Website Translator Gadget

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Espetáculo de bonecos “Homem Voa” no Theatro Carlos Gomes

Sabe o que me faz feliz? É ver que o blog Teatro Capixaba vem sendo um veiculo de difusão da arte cênico-teatral que acontece no Espírito Santo, seja com peças do próprio estado, como peças que vem de fora.

O que ocorreu é que a produtora executiva do grupo mineiro Catibrum Teatro de Bonecos, Adriana Focas, veio a té o Facebook do blog e nos pediu para ajudá-la na divulgação do espetáculo de bonecos “Homem Voa”, que conta de forma irreverente a história de Santos Dumont. Bem, antes de colocar o material que ela me enviou aqui, que agradecê-la por ter nos procurado, o que me deixa extremamente feliz (Obrigado, Adriana!)

Bem, quanto ao trabalho cênico, ele estará em cartaz no Theatro Carlos Gomes, nos dias 29 de outubro de 2011 (sábado), as 20h00, e 30 de outubro de 2011 (domingo), as 19h00, com entrada franca, distribuindo o ingresso 1 hora antes do espetáculo.

O trabalho tem apoio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Não vou me ater muito a falar sobre o trabalho, pois a Adriana ja me fez esse favor =) então segue abaixo. E bom espetáculo para todos!

e-flyer_Homem Voa_VITÓRIAA Catibrum Teatro de Bonecos, com o patrocínio da Petrobras Distribuidora  através da Lei Federal de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura  traz à Vitória o premiado espetáculo “Homem Voa ” sobre a vida de Santos Dumont e a conquista da dirigibilidade.
O espetáculo foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2011/2012 e circulará por 5 capitais do Brasil. A primeira capital escolhida foi Vitória onde serão realizadas duas apresentações gratuitas no Teatro Carlos Gomes nos dias 29 e 30 de Outubro. Em seguida segue para Palmas, Goiânia, São Paulo e Brasília.

Serviço
Espetáculo: Homem Voa?
Data e horário: Sábado, 29 de outubro às 20h
                        Domingo, 30 de outubro às 19h
Local: Teatro Carlos Gomes - Praça Costa Pereira, 25, Centro, Vitória
Faixa etária recomendada: A partir de 8 anos
Entrada gratuita com retirada de convites no dia do espetáculo a partir das 19h no sábado e 18h no domingo.

Assessoria de imprensa: Adriana F. Meirelles: (31) 8864-8847
adriana@catibrum.com.br

"Homem Voa?"
Homem Voa - Crédito da foto SchneiderParis, 23 de outubro de 1906. Às 16h, Santos-Dumont acomodou-se no 14 Bis e sinalizou ao público para que se afastasse. Motores funcionando, hélice girando, as rodas de bicicleta do pequeno avião começaram a se mover.
“… as duas rodas deixam de tocar o chão e o aeroplano começa a se erguer a dez centímetros, depois a 20, 30, meio metro, um metro, dois metros… e, com efeito, voa. Sua elegante silhueta, toda branca, descreve um gracioso arco à esquerda e desce, tocando suavemente o solo”, documentou um jornal parisiense da época.
Homem Voa - 14 bis -  Crédito da foto Guto MunizA multidão ficou tão empolgada com o que acabara de ver que rodeou o avião e seu piloto, antes mesmo de o aparelho parar de se movimentar totalmente.
O menino que havia crescido mergulhado na literatura fantástica de Júlio Verne e que tinha a convicção de que um dia conseguiria realizar um dos maiores sonhos do homem, dava início a uma nova etapa da História.
O espetáculo foi baseado no livro de quadrinhos "Santô e os Pais da Aviação" de João Spacca e recebeu os prêmios: Funarte Myriam Muniz e  Cena Minas. Além desses, concorreu ao Troféu HQ Mix de melhor roteiro adaptado. Em junho de 2011 foi indicado a 9 categorias do prêmio Sinparc Usiminas, onde recebeu os prêmios de  melhor espetáculo, melhor direção e melhor iluminação.
Com bonecos de manipulação direta, teatro de sombras e trilha sonora composta por Clayton Barros  exclusivamente para o espetáculo, a montagem apresenta a vida do gênio e seus inventos desde a infância até a vida adulta na Paris da Belle Epoque - período marcado por grandes conquistas tecnológicas.
“Após pesquisar várias biografias de Santos Dumont, ficamos fascinados com sua história e com o desafio de adaptá-la ao teatro de formas animadas.
Por essa razão, resolvemos homenageá-lo com essa montagem para divulgar o menino sonhador fascinado pelas histórias de Júlio Verne, o homem obstinado pelo sonho de voar, o gênio que perseguiu e conquistou os ares estreitando as distâncias entre os povos ”.

Catibrum Teatro de Bonecos
A Catibrum Teatro de Bonecos foi fundada em 1991 com a proposta de pesquisar as manifestações da cultura popular brasileira e divulgá-las através dos títeres.
Sediada em Belo Horizonte, a Cia  realiza montagens originais de espetáculos de teatro de formas animadas,   oferece oficinas de confecção e manipulação de bonecos e coloca à disposição do público um amplo  acervo de livros, vídeos e títeres de vários países.
Além dessas atividades, o grupo realiza o Festival Internacional de Teatro de Bonecos  em Belo Horizonte  com a responsabilidade de apresentar as mais variadas e inovadoras  técnicas do teatro de animação. Com esta iniciativa, que ultrapassa fronteiras, impulsiona o surgimento de grupos, a formação de jovens artistas e estimula o gosto pela produção de qualidade, com critérios estéticos. O evento, considerado o maior da América Latina,  este ano completou 12 edições realizadas anualmente com os mais  relevantes participantes do Brasil e do exterior.
O Dragão Que Queria Ver o Mar" foi o primeiro espetáculo montado pela Catibrum, seguido por "Andanças", "O Baile do Menino Deus", "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias", “ Homem Voa?” e a mais nova montagem "Dom João e a Invenção do Brasil” sobre a fuga da família real portuguesa para a  Colônia Brasileira.
Graças ao prazer de dar vida ao inanimado e ao interesse em revelar a personalidade espirituosa de cada uma de suas criações, a Catibrum em comemoração a seus 20 anos realiza uma série de apresentações pelo país cativando público cada vez mais heterogêneo e reconhecimento da crítica.
Fazem parte da Catibrum:  Lelo Silva, Adriana Focas, Amaury Borges, Eduardo Santos, Tim Santos, Admar Fernandes, Patrícia Lanari, Daniela Perucci, Luciana Gomes e Regina Gontijo.


Ficha Técnica
Espetáculo : Homem voa?
Adaptação e Direção: Lelo Silva
Trilha sonora: Clayton Barros
Bonecos, Cenários e adereços: Eduardo Santos, Tim Santos, Cecília Berger, Lelo Silva e Cassia Domingues.
Construção dos aviões e dirigíveis: Tim Santos
Figurinos: Regina Gontijo.
Atores/manipuladores: Eduardo Santos, Amaury Borges, Lelo Silva,Daniela Perucci, Admar Fernandes e Patrícia Lanari.
Produção Executiva: Adriana Focas
Produção: Centro de Produção Cultural Catibrum Teatro de Bonecos

Nenhum comentário: