Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Companhia Folgazões em Domingos Martins

O Espírito Santo respira artes cênicas. Além de dois bons espetáculos na capital, a Companhia Folgazões está levando à Domingos Martins/ES o seu espetáculo “O Pastelão e a Torta”, que foi agraciado com o Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua e iniciará uma circulação indo a cidade e mais outras duas, com entrada franca. Simplesmente imperdível! Abaixo segue o material enviado a mim pela atriz e jornalista Daiana Scaramussa.

Domingo tem espetáculo?

5 foto Rafael Resende  20 de abril de 2010_thumb[3] Tem sim senhor! E a diversão fica por conta da Companhia Folgazões, que sobe a serra e leva para o ‘friozinho’ de Domingos Martins o Espetáculo “O Pastelão e a Torta”. Esta apresentação faz parte do projeto de circulação em que a Companhia foi contemplada (Prêmio Funartes Artes Cênicas na Rua) em 2010 e que vai proporcionar ao público de três cidades do Estado, lazer, cultura e muita diversão, e o que é melhor, com entrada franca!

Sinopse

6 foto Rafael Resende  20 de abril de 2010_thumb[3] A farsa “O Pastelão e a Torta” foi escrita na Idade Média por autor desconhecido. Já foi montada e encenada por diversos grupos de teatro em todo o mundo e até hoje diverte as plateias. O enredo narra as peripécias de Julião e Balandrot, dois mendigos que não vão medir esforços para conseguir ‘abocanhar’ um delicioso pastel e uma apetitosa torta. O que eles não contavam é que teriam que driblar Joaquim e Marieta, os pasteleiros, donos das cobiçadas receitas . Em “O Pastelão e a Torta”, diversão é o ingrediente que não vai faltar!

Serviço:

Espetáculo: “O Pastelão e a Torta” – Companhia Folgazões

Dia: 22 de maio de 2011

Local: Coreto da Praça Dr. Arthur Gehardt – (Domingos Martins)

Horário: 15 horas

Entrada Franca

O espetáculo

7 foto Rafael Resende  20 de abril de 2010_thumb[3] Montado pela primeira vez pela companhia em 2008, na ocasião, com recursos do prêmio de Montagem Alvim Barbosa da Secretária Estadual de Cultura do Espírito Santo. Neste mesmo ano, foram realizadas cinco apresentações de uma curta temporada. Em 2009, o espetáculo é retomado num novo processo de encenação e pesquisa que perdurou até 2010, dando origem a um novo espetáculo que, agora, está pronto para iniciar suas andanças pelos parques, ruas e praças desse país afora. O espetáculo é fruto de uma fusão de várias linguagens que estão presentes no processo de pesquisa e treinamento permanente do grupo, como a comicidade, a música e o teatro de rua.

Histórico

A Companhia Folgazões nasceu em Vitória/ES (2003) fruto de uma pesquisa da linguagem musical e gestual dos chamados “brincantes” - artistas que carregam em seu íntimo a alma do povo.

Desde então, o grupo vem desenvolvendo uma estética própria fundada nas linguagens musical, teatral, na dança, na arte da comicidade, nas técnicas circenses e no universo lúdico das festas populares.

Dedica-se, também, à pesquisa de espaços de encenação que possam aproximar a relação ator/espectador, não se limitando apenas ao palco italiano (tradicional).

Dessa forma, vem encontrando nos espaços “abertos” (praças, ruas e parques, entre outros) a sua área de atuação por excelência.

Atualmente, a Companhia Folgazões tem em seu repertório os espetáculos “Cantantes e Brincantes” e “O Pastelão e Torta” e também ministra oficinas em sua sede, no centro de Vitória.

Nenhum comentário: