Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 11 de maio de 2011

“Bernarda, por detrás das paredes” retorna!

cartaz BernardaNão sou critico de teatro e nunca me propus a tal. Já fiz cursos de teatro e até cheguei a atuar, mas larguei os palcos, pois não via como continuar na área. Hoje gosto de expor minha opinião do que gosto e não gosto, e quando eu gosto, EU GOSTO!

É o caso de “Bernarda, por detrás das paredes”, que tem direção da dramaturga Nieve Matos, que junto com Saulo Ribeiro desenvolveram este amálgama que mistura Frederico Garcia Lorca com Aristóteles, sem ser cansativo.

O espetáculo estreou no ano passado, no Espaço Coletivo Folgazões e Repertório (para aonde está retornando!) e teve uma ótima receptividade. A ideia de Nieve e Saulo foi juntar “A Casa de Bernarda Alba”, de Lorca, com a obra de Aristóteles, “Arte Poética”, colocando em palco somente dois atores que se desdobram fazendo todas as personagens da peça. Nicolas Correa Lopes e Roberta Portela conseguem atuar conjuntamente, sem um se sobressair sobre o outro, numa ótima integração cênica. O trabalho é uma maravilhosa encenação, simplesmente imperdível. Abaixo segue o material enviado a mim pelo dramaturgo e historiador Saulo Ribeiro. Não percam e bom espetáculo!

O Grupo Repertório Artes Cênicas e Cia.

inicia a segunda temporada do espetáculo

“Bernarda, por detrás das paredes”

Serviço:

Datas: 14 e 15 -  21 e 22 -  28 e 29 de maio

Sábados: 20 horas

Domingos: 19 horas

Local: Espaço Coletivo Folgazões e Repertório

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) – R$ 10,00 (meia)

Informações: producoescenicas@gmail.com

Telefones (27): 9245 0643 (Claro) | 8837 6806 (Oi) | 8168 0919 (Tim)

Sinopse:

IMG_6579 “Bernarda, por detrás das paredes” é uma colagem dos textos “A casa de Bernarda Alba”, de Federico Garcia Lorca e “Arte poética”, de Aristóteles.

Bernarda é uma matriarca dominadora que após a morte de seu segundo marido decreta um luto de oito anos, enclausurando em casa suas cinco filhas.

Em um jogo cênico musical os atores manipulam seus corpos para criar e destruir nove personagens que duelam suas expectativas como em uma arena de touros.

Sobre o grupo e o espetáculo:

IMG_6599 “Bernarda, por detrás das paredes” é o terceiro trabalho do grupo Repertório Artes Cênicas e Cia, o espetáculo estreou em outubro de 2010 e sábado agora (14/05) inicia sua segunda temporada até o final do mês de maio.

Em “Bernarda, por detrás das paredes” sons, textos, objetos e cena se sobrepõem na construção de novas imagens contaminadas pelas obras de Lorca e Aristóteles. A música original e sonoplastia são executadas ao vivo e reforçam a linguagem explorada pela direção e dramaturgia. Brincando com algumas canções do imaginário popular, desconstruindo e reconstruindo paisagens sonoras conhecidas, reforçando a musicalidade da poesia de Garcia Lorca.

IMG_6530 O local escolhido para a apresentação do espetáculo é o “Espaço Coletivo Folgazões e Repertório”, um casarão da década de 50 no coração do centro da cidade de Vitória, que além de sediar os grupos e promover o intercâmbio de experiências com outros criadores, se transformou, por suas características marcantes, em material de pesquisa para a composição de “Bernarda, por detrás das paredes”

O Espaço Coletivo possui um Teatro de Bolso que vêm se tornando referência para os grupos locais e de outros estados, com uma programação diversificada de eventos, oficinas e espetáculos é um dos mais novos pontos de encontro para os admiradores das artes e para quem busca entretenimento de qualidade na cidade de Vitória.

Atualmente o grupo Repertório trabalha na montagem do seu quarto espetáculo: “Entre memórias e esquecimentos”, mantendo a linha de estudo do grupo associada à linguagem performática, com estréia prevista para agosto de 2011.

O que disseram sobre "Bernarda, por detrás das paredes":

"São só 30 lugares por apresentação; 30 bocas abertas de admiração pelo talento exuberante dos atores Nícolas Lopes e Roberta Portela. Os dois incendeiam nove personagens num rodízio de almas sem trocas de figurinos." (João Moraes - cineasta e escritor)

"A peça teatral Bernarda, por detrás das paredes, do grupo Repertório Artes Cênicas e Cia, foi um dos grandes espetáculos teatrais produzidos em solo capixaba em 2010." (Moisés Nascimento - Mestre em literatura)

"Eu tenho um palpite sobre o que faz a diferença. Bernarda – o espetáculo – fala de si mesmo, mas, falando de si, fala de mais que isso. Não perde a mão e não ignora a densidade do que Lorca nos dá, não deixa a história de lado, não perde de vista o que o texto tem – e muito – de poético e de patético – e, é claro, patético, aqui, refere-se a pathos e seus demais derivados" (Fernando Marques - Dramaturgo, diretor, ator e escritor)

Ficha técnica:

Direção e dramaturgismo: Nieve Matos

Atuação: Nícolas Corres Lopes e Roberta Portela

Assistência de direção: Moacir Prudêncio Jr.

Direção musical e trilha sonora: Dori Sant'Ana

Execução Musical: Dori Sant'Ana e Fábio do Carmo 

Figurino: Antonio Apolinário

Iluminação: Edgard Barbosa

Confecção de figurino: Ateliê Luz divina

Designer gráfico: Anaise Perone

Fotos: Ariny Bianchi

Nenhum comentário: