Google Website Translator Gadget

sábado, 31 de julho de 2010

Espetáculo “Rosa Negra” chega a sua última semana

Aí eu me pergunto, por que o que é bom dura tão pouco?

Infelizmente, sábado e domingo (31/07 e 01/08/2010) são as últimas apresentações de “Rosa Negra”. Eu torço para que isso não seja uma verdade, que a peça retorne em algum momento, mas até a informação mais recente que recebi foi essa. Então, se você ainda não teve a oportunidade de ver esse espetáculo escrito e dirigido por Leandro Bacellar, não perca tempo e dirija-se ao Teatro Galpão, no sábado a apresentação é as 20h00 e no domingo as 19h00. A entrada é franca, então chegue uma hora antes para adquirir seu ingresso.

ROSA NEGRA “Rosa Negra” é uma mistura. Existem bruxas, rebeldes bons e canibais, fim de tabus do sexo e sua total entrega ao universo dos prazeres. Um lugar que finda e sob um único governo mundial será explodido para que a vida no planeta seja remanejada para um satélite habitável construído por nós, “homens de bem”. O texto retrata um futuro distante, numa época em que a lenda do cristianismo evoluiu e se transformou na Rosa Negra.

Essa rosa seria a cura de tudo no mundo, do mal dos homens, das impurezas da água, do ar, das intempéries, maremotos, terremotos e vulcões. Essa rosa nasceria Negra, e sugaria todo o mal da terra. Entretanto, só há em todo o planeta um único seguidor dessa “religião”, uma bruxa velha que prega os dizeres dos escritos que ninguém nunca viu ou ouviu falar. Todos sabem que a Rosa é salvação, ainda sim não há nenhum homem na terra que saiba o que é uma rosa a não ser por fotografias... Não se sabe de onde nasceria, se seria um bebê, uma cruz ou um manto. Apenas sabem que ela nascerá de algo puro, e essa pureza é que deve ser encontrada.
Na contramão de todos os acontecimentos, o Parlamento, o tal governo mundial resolve inventar o nascimento dessa Rosa, e impõe o acontecimento da lenda. Mas o clarão no céu e nas águas não foi resolvido, por isso um grupo de rebeldes sai em busca dessa Rosa, sem medo de contrair até a pior peste de todas, que deixa os homens sem raciocínio, leva a loucura e em seguida a morte.

Mas existe uma única saída para tudo isso: o último descendente hebreu precisa se converter e novamente acreditar na rosa negra. Acreditar em Deus. A bruxa seguidora até tenta, mas não consegue. O rapaz é irredutível, está cansado de sofrer com o caos, com os saques dos rebeldes, do perigo eminente e resolve, inclusive, não se rebelar e viver uma vida regrada com base na conduta do parlamento, embarcando para o satélite artificial habitável e deixar que a terra literalmente se exploda.
Todavia, Deus, o senhor de todas as coisas do universo. Decide colocar em prática uma última alternativa para salvar o mundo, já destruído pelas oito guerras mundiais provocadas pelos homens. Decide fazer um acordo com o Diabo. Planejam juntos o nascimento da Rosa, que precisaria acontecer, segundo a lenda, da junção das forças do bem e do mal. Nura e Pecamino, representantes do céu e do inferno acordam que Nogo deverá se purificar em 24 horas, e isso deve acontecer sem nenhuma intervenção de ambos os lados. Apenas o destino poderá lhe prover a redenção.
O mundo fica então nas mãos do mal, Pecamino burla o acordo e resolve tramar com a Morte a ida do rapaz para o inferno, assim satisfaria seu desejo pelo fim de tudo tão adiado pelas forças divinas.

No palco temos Camila Bautz, Cris Mascarenhas, Diego Carneiro, Diogo Reis, Henrique Três, Leandro Bacellar, Letícia Bianchi, Luana Eva, Nívia Carla, Ramon Alcântara, Stace Mayka, Tadeu Schneider, Thiara Pagani e Werlesson Grassi. O espetáculo é uma realização do Grupo Teatro Empório e foi uma das beneficiadas pelo Edital 006/2009 da SECULT.

Bom espetáculo! Agora fiquem com o vídeo do espetáculo “Rosa Negra” - BASTIDORES:

3 comentários:

Anônimo disse...

Assisti a peça nesse último sábado.
Muito bem montada.
Casa lotada.
Ótimo programa para início de um sábado a noite.

Anônimo disse...

Com certeza se a peça estivesse em cartaz novamente,lá eu estaria.rs,pois gostei muito ,o figurino a maquiagem estava tudo perfeito!pena que foi a ultima apresentaçao!parabens ao grupo pelo desempenho,e aproveitando deixo aqui meu convite para que conheça o grupo tonga da mironga feito por alunos e ex alunos de escolas publica! seria um prazer poder te-los em uma de nossas apresentaçoes,elba.a.oliveira@hotmail.com.antes que eu me esqueça achei fantastico o figurino da Luana que interpretou a irmã do pecamino.muito show! bjos orkut:grupo teatral tonga da mironga.

Anônimo disse...

Assisti a peça Rosa Negra no seu último fim de semana. Achei o texto dramaturgicamente fraco, mas tem algumas coisas interessantes. Acredito que é uma boa prosta cênica, mas que precise ainda de uma depuração por parte de direção e mais apropriação das personagens por parte dos atores.