Google Website Translator Gadget

terça-feira, 6 de julho de 2010

Trinta mil pessoas no cárcere

saulo-ribeiro Estou longe de desenvolver texto tão bem escrito, por isso estou tomando a liberdade de postar esta matéria enviada a mim pelo dramaturgo, historiador e proprietário do blog homônimo e do Classificados da Ilha (agora conhecido como Ponto Morto), Saulo Ribeiro. Ele enviou este texto hoje (06/07/2010) e achei mais do que devido postá-lo aqui, pois Saulo enriquece os palcos capixabas com trabalhos nos quais desenvolve em conjunto com outros, como o próprio Vinicius Piedade e Nieve Matos. Vale a pena ler, para termos consciência que o Espírito Santo cresce além dos nossos palcos, conquistando, seja textualmente ou com atores, para todos os cantos deste Brasil. Parabéns Saulo! Parabéns Vinícius!

Trinta mil pessoas no cárcere

por Saulo Ribeiro

cartaz-CARCERE Há muitos capixabas em Rondônia. E somos famosos por lá pela pontaria certeira. Bons pistoleiros, enfim. Mas Rondônia para mim significa algo diferente (muito embora Artaud tenha dito que o teatro tem que ter tudo que está no crime para voltar a ser necessário).

Rolim de Moura, sétima maior cidade do estado nortista, população estimada em 60 mil habitantes, marca minha carreira de dramaturgo. É que refazendo contas e pesquisas chegamos à conclusão que hoje, às 20h, o espetáculo Cárcere, texto de minha lavra com coautoria, direção e atuação de Vinícius Piedade está completando (pois que é apresentado enquanto digito) sua apresentação de número 150. São 150 vezes em que o ator encena as agruras dos cárceres (todos eles) e suas fugas para aproximadamente 30 mil pessoas de quase todas as regiões do país.

A peça estreou em fevereiro de 2008 no Centro Cultural São Paulo dentro do Projeto H.E.R.O.I.S, contando também com peça escrita pela capixaba Aline Yasmin (Indizível). 

Depois o solo cênico passou a circular pelo país, sendo apresentado no Espírito Santo oito vezes.

Europa

Bater grade Em agosto começará a tourné na Europa, passando por Suíça, Alemanha e Portugal. Na Suíça e Alemanha a peça busca atingir brasileiros que moram em Berna, Lausanne, Zurique e Munique. Em Munique, Vinícius Piedade começará também a montagem de um novo texto meu, Elanka, com atuação de Telma Vieira. A previsão é que esta nova peça estreie em novembro, nesta cidade alemã, vindo depois cumprir temporada no Brasil.

Tourné norte continua

A tourné norte de Cárcere segue até a primeira semana de agosto, passando ainda pelas capitais Belém, Pará; e Manaus, Amazonas. Serão ainda sete apresentações no Brasil até começar a circulação na Europa.

Saulo Ribeiro

Escritor e dramaturgo. É autor do romance Ponto Morto (vencedor do Edital de Difusão e Edição da Secult-ES), sendo também um dos vencedores do Premio Ufes de Literatura 2010, na categoria contos. Acaba de finalizar Pardos – Quatro peças de um ato, coletânea de textos teatrais inéditos.

Nenhum comentário: