Google Website Translator Gadget

terça-feira, 22 de junho de 2010

Espetáculo de dança "Simbolein": escrita e gestualidade afro em cena

    Simbolein  da Cia. ENKI de Dança será exibido esta semana na Escola de Teatro e Dança Fafi. Na verdade o espetáculo estreou no ano de 2009 com o Prêmio Klauss Vianna de Dança com interpretação do coreógrafo e dançarino Paulo Fernandes e de Jurandi Gusmão. Este ano volta com o incentivo da FUNARTE e com pré-lançamento gratuito. Abaixo o release do espetáculo e um pouco sobre  a Cia. que completa quase uma década de trabalho voltado para a pesquisa de dança contemporânea em função de uma estética afro.      

Simbolein















A inspiração coreográfica das cenas do espetáculo Simbolein (do grego, significa: juntar, agregar, unir) surge da observação das formas complexas que compõem um dos vários alfabetos da extensa África, denominado de Ge’ ez. Sua história remonta 2.000 anos antes da Era Cristã, sendo uma das línguas mais antigas e a que mais preservou sua particularidade de permanecer  viva até os dias de hoje.
Sua expressão escrita nos revela, além da forma estética, um forte sentido simbólico, conceitual e filosófico que se assimila com os movimentos, criando uma escrita entre a geometria e os gestos.
Esses códigos, criam uma espécie de arquitetura que permeia entre  o corpo e os símbolos, como uma gramática de gestualidades e o seu sentido no espaço, propõem uma inserção que afirma  a presença existencial, dentro de uma atemporalidade.


Cia Enki de Dança Primitiva Contemporânea 


Nos meados de 1977, o atual diretor e fundador da Cia. Enki de Dança Primitiva Contemporânea, Paulo Fernandes, ingressa na vida cultural de Vitória e a partir dessa experiência artística, atuou em varias áreas das artes cênicas, bem como no teatro, fotografia, vídeo, cinema. Na dança, atua como coreógrafo, figurinista e pesquisador musical. Seu trabalho na surgi com propósito de buscar reflexões sobre as questões étnico-raciais, tendo como ferramenta a linguagem do corpo, usufruindo de técnicas da dança e do teatro, trazendo a força ancestral africana e a irreverência, conforme citação do critico de arte francês Gilbert Chaudanne que diz: “ Como se houvesse uma interiorização do corpo, uma espécie de abertura para o interior desse corpo de carne, onde reside um outro corpo- talvez , o corpo sem órgãos de Antonin Artaud - mas, sem dúvida- um corpo que sabe desatar nós.....”. 


      A sua abordagem cênica carrega uma densidade silenciosa aquém do pós–modernismo, do entretenimento, do homem oco. O diretor é autodidata e desenvolveu uma metodologia própria e ímpar, sendo um dos reminiscentes da dança afro-contemporânea no ES. Fundada em 2001, a Cia. Enki é uma associação civil de caráter sócio-artístico, educacional e cultural, sem fins lucrativos, que surgi com o propósito de desenvolver um estudo que abranja a história da humanidade e suas relações com a antropologia do corpo, bem como a etnologia,a lingüística e os costumes idiossincráticos. 


Serviço:

Espetáculo: Simbolein
Direção: Paulo Fernandes
Dia: 25, 26 e 27/06/2010
Horário: 19:30
Local: Escola de Teatro e Dança Fafi
Entrada Franca



2 comentários:

Anônimo disse...

ACHEI O MÁXIMO O BLOG,EU QUERIA SABER QUANDO TEM LEITURA DRAMATICA NA FAFI EU NUNCA VI E GOSTARIA DE SABER.***SUCESSO!***

Fabricia Dias disse...

Obrigada pelo máximo!rsrs
Bem sobre as leituras dramáticas...Desde 2007(se bem me recordo!)o Sesc tem, em parceria com a Escola de Teatro e Dança Fafi promovido as leituras. Na verdade é um processo que começa sempre com uma oficina temática abordando algum escritor com produção dramática. A partir desta oficina inicia-se o processo de leitura dramática.
No inicio do projeto as leituras aconteciam no 1° e 2° semestre do ano e sempre levaram bom público ao auditório da instituição.

Bem, mas o fato é que este ano ano ainda não houve inscrição para as oficinas que conduzem as leituras! O que eu acho uma pena! Mas caso ocorra vamos divulgar no Blog. Por isso fique sintonizado(a)!