Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 12 de março de 2010

“Patética” na Escola de Teatro e Dança FAFI

marca FAFI Eu me lembro quando fui um formando da Escola de Teatro e Dança FAFI. Foi o momento mais gratificante do mundo, estar ao lado dos meus amigos e formar-me em teatro. Dali entramos em temporada de um ano com a peça de nossa formatura, “O Casamento Suspeitoso”, de Ariano Suassuna, com direção de José Luis Gobbi.

Da minha turma saíram grandes talentos, como Lilian Menenguci (A Grande Estiagem), Fabiane Sabino (Hello Creuzodete IV), Roberto Ferrante (Uma Casa Brasileira, com Certeza), Fred Pacífico (Será Que Dá Para Nascer de Novo?), Gleison Dutra e Julio Barros (A Grande Estiagem), Josi Ottoni (No Tempo do Vinil) e Leonardo Patrocínio (Commedia). Lógico que existem outros talentos, mas ou eles estão fora do palco ou se dedicam ao teatro de outra forma.

Falando em Leonardo Patrocínio, hoje ele é professor na escola que o formou em teatro, e uma de suas turmas formandas decidiu constituir um grupo chamado Híbridos. O interessante deles é que é a segunda turma a sair da FAFI e criar um grupo, a primeira foi a turma de Gecimar Lima, Fabio Samora e Mara Nogueira, que mais tarde ficaria conhecida como Clã de Teatro e levou aos palcos capixabas dois sucessos: “A Grande Estiagem”, de Isaac Godim Filho, e “O Pássaro Azul”, de Maurice Maeterlinck.

Hoje o Grupo Híbridos nos trás a peça teatral “Patética”, de João Ribeiro Chaves Netto. Ela estará no Laboratório da Escola de Teatro e Dança FAFI, nos dias 13 e 14 de março de 2010 (sábado e domingo), em horários alternados. No sábado ela se iniciará as 20:00 e no domingo começará as 19:00. A entrada é franca.

Agora deixo vocês com a apresentação do grupo e da peça feita pela atriz Fabrícia Dias. Bom espetáculo atodos!

O espetáculo começou...Híbridos?

Quando finalmente tivemos o afã e a coragem de nos fazer grupo, após dois anos juntos e as montagens Machado,o Canário e o Almirante e Patética, nos vimos frente a uma questão importante: que nome daríamos ao grupo? Pois o nome eleito deveria ter um grande significado para nós e quem sabe nos revelar um pouco.

Vários nomes foram mencionados. Muitos mesmo. Alguns insignificantes e outros bastante interessantes. E em meio às sugestões e defesas, bem, Híbridos foi o escolhido e satisfatoriamente o vencedor.

Híbridos nos revela seres unos e diversificados. Temos por natureza um mundo de diferenças em nossos corpos, mentes, vidas. Cinco atores e escolhas que incrivelmente ou naturalmente os atrai. Vitória, Vila Velha e Aracruz. Éramos híbridos antes mesmo de nos unir.

O Grupo Híbrido de Teatro surge com a montagem do espetáculo Patética, texto de João Ribeiro Chaves Netto e direção do professor e ator Leonardo Patrocínio, com o intuito de amadurecimento da prática teatral tão latente quando vivenciada a partir da pesquisa e experimentação em grupo.

Em 2010 iniciamos a caminhada vislumbrando um presente-futuro onde a busca por um trabalho verdadeiro, enérgico e livre de estigmas é o ponto de chegada. Estendemos nossa lona em solo capixaba e inauguramos um espetáculo que esta a nos transformar primeiro e que consequentemente provocará o riso, choro, irritação ou simplesmente deixará em suspenso as emoções que ainda não sabemos nomear.

Patética

A censura imposta pelo Ato Inconstitucional nº5 (AI5) no período da Ditadura Militar no Brasil é tema central do espetáculo Patética.

Através do recurso de metateatro os protagonistas da Trupe Circo Albuquerque encenam a tortura e morte do jornalista Vladimir Herzog, na peça tratado por Glauco Horowitz, fato que é divisor de águas na questão ditadura e direitos humanos.

Na tentativa de contextualizar o tema abordado em Patética buscamos o distanciamento atoral das personagens em função de emoções vicerais.

Tratamos a encenação de forma essencial. Debruçamos-nos a entender o espetáculo para além de uma ótica assassinato de herzog e fechamento de um circo, mas como possibilidade de despertar no espectador reflexões referentes a estas questões e sua repercussão e impressão em nossa contemporaneidade.

O ator e a verdade no jogo de cena foram peças fundamentais na montagem, pois através destes que se materializam a indignação e coragem das personagens tão humanas de Chaves Netto.

ESCOLA DE TEATRO E DANÇA FAFI
apresenta
“PATÉTICA"

(13 e 14 de Março)

(Sábado às 20h e Domingo às 19:00 horas)

LOCAL: LABORATÓRIO DA ESCOLA DE TEATRO E DANÇA FAFI
END.: Av. JERÔNIMO MONTEIRO, 656 – CENTRO - VITÓRIA/ES
ENTRADA FRANCA

OS INGRESSOS DEVERÃO SER APANHADOS 1 (UMA) HORA ANTES DO ESPETÁCULO
MAIS INFORMAÇÕES: 3381.6921 - 3381.6922

Ficha Técnica

Texto: João Ribeiro Chaves Netto

Direção: Leonardo Patrocínio

Elenco: André Loureiro, Eleciana Mello, Ericka Shuina, Fabrícia Dias e Luiza Vitorio.

Figurino: Regina Shimitt

Designer gráfico; Max Goldner.

Nenhum comentário: