Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 10 de março de 2010

“Cantantes e Brincantes” no Parque Moscoso

cantantes-e-brincantes O espetáculo de rua “Cantantes e Brincantes”, da Companhia Folgazões retorna, só que desta vez no Parque Moscoso.

O trabalho participou da 4ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória” e representou a nós – estado e país – no Kulturelt Mangfold 2008, na Noruega, com total apoio da UNESCO.

festival de teatro da cidade de Vitoria 2008 039 O que é a peça? É um trabalho em conjunto entre os três atores e a atriz em cena: Duílio Kuster, Edson Nascimento, Vanessa Darmani e Wyller Villaças; onde ele mesclam teatro, música e dança, além de jogos, festas e brincadeiras populares como o Boi Bumbá, Bonecos Gigantes e a Nega Maluca. Durante seus 50 minutos de duração eles brincam com o público, cantam, dançam e tocam vários instrumentos, numa busca da regionalidade e da tradição popular, em um universo representativo dos diversos agrupamentos da nação gerando um complexo cultural que reflete a riqueza e diversidade das manifestações artísticas populares da pátria Brasil.

O espetáculo estará no Parque Moscoso, localizado no Centro de Vitória – ES, no dia 14/03/2010 (domingo), as 15:00. O público alvo é de qualquer idade e não precisa pagar ingresso, é chegar e assistir. Diversão garantida!

Agora fiquem com um pouco sobre a Companhia:

COMPANHIA FOLGAZÕES

DE ARTES CÊNICASLOGO COM LETREIRO5

Histórico

A Companhia Folgazões surgiu na cidade de Vitória/ES no ano de 2003 fruto de uma pesquisa acerca da linguagem musical e gestual dos chamados “brincantes” – atores/músicos populares. Desde então, vem se dedicando a uma investigação constante da cultura popular brasileira com ênfase em suas práticas performáticas no intuito da produção de conhecimentos estéticos e intelectuais que possam ser transmitidos e compartilhados com outros interessados pela cultura de nosso país e pela produção artística de uma forma geral.
O grupo vem desenvolvendo uma estética própria fundada nas linguagens musical, teatral, na dança, na arte da comicidade, na palhaçaria, nas técnicas circenses e no universo lúdico das festas populares. Além disso, é central no seu trabalho a pesquisa de espaços de encenação que possam aproximar a relação ator/espectador, não se limitando apenas ao palco italiano.
Dessa forma, a companhia vem encontrando nos espaços “abertos” (praças, ruas e parques, entre outros) a sua área de atuação por excelência. Em primeiro lugar, por acreditar que esses locais permitem uma nova forma de se pensar o espetáculo cênico, na medida em que retira o artista do seu local privilegiado de atuação - o palco – e o coloca ao nível do público, exigindo-lhe uma capacidade muito maior de despertar o interesse dessa platéia, que é transeunte por natureza. E, da mesma maneira, por entender que é, em muitos casos, somente nesses espaços que uma grande parcela da população, principalmente aquelas concentradas nas classes sociais menos favorecidas, poderá ter acesso às artes cênicas, tendo em vista a distância existente entre essas pessoas e as tradicionais salas de espetáculo.

· Formação profissional dos integrantes:
-Duílio Kuster: Ator-pesquisador graduado em História, UFES.
-Edson Nascimento: Ator-pesquisador e artista circense.
-Vanessa Darmani: Atriz-pesquisadora graduada em Artes Cênicas, UFOP.
-Wyller Villaças: Ator-pesquisador graduado em Artes Plásticas, UFES.

Nenhum comentário: