Google Website Translator Gadget

sábado, 27 de março de 2010

Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo

ars_cenicaPara mim, hoje (27/03/2010) é um dos dias mais importantes do ano, pois comemorasse o Dia Mundial do Teatro.

Estabelecido pelo International Theatre Institute (ITI) a partir de 1961, é neste dia do ano que todos comemoram “quando o homem decidiu interpretar a vida”.

Palcos, praças e espaços alternativos do mundo inteiro comemoram esta data interpretando peças teatrais e eventos ligados ao teatro. Mas vale lembrar que, aqui no Brasil não é somente o Teatro que é celebrado nesta data, mas o circo também.

marca FAFI A Escola de Teatro e Dança FAFI começa a programação de hoje as 16:00, com vários grupos teatrais ajudando-a nesta comemoração. Haverá mobilizações, cortejo, debates e apresentações de performances, tanto circenses quanto teatrais.

Como eu gosto de comemorar este ano, eu entrei no site do World Theatre Day, criado pelo ITI para este maravilhoso dia, e recolhi lá a mensagem deste ano que é da atriz Judi Dench.

judi-dench A atriz Judi Dench nasceu em North Yorkshire, assim sendo, é uma atriz britânica. Já ganhou muitos prêmios por suas atuações em teatro. Em sua terra natal, Judi construiu uma boa reputação, de uma das melhores atrizes da história pós-Segunda Guerra Mundial, principalmente por seu trabalho no teatro, seu maior forte em toda sua carreira.

Quando tinha treze anos, -hoje - Dame Judith Olivia Dench, entrou para a The Mount School, em York. Recebeu seu treinamento profissional no Central School of Speech and Drama em Londres, e estreou como Ophelia em Hamlet em Liverpool, em 1957. Depois, foi aparecer em várias temporadas em Oxford e Nottingham. Em 1961, entrou para a Royal Shakespeare Company e fez muitas aparições em Stratford e Londres ao longo das próximas duas décadas, ganhando vários prêmios de melhor atriz.

Judi também fez várias aparições no teatro West End e no National Theatre, ambos em Londres. Já ganhou seis prêmios Laurence Olivier. Apareceu na Broadway, também, em Amy's Room. Hoje, é patronesse da Friends' School Saffron Walden.

Chegando aos setenta anos, Judi continua a grande jóia do teatro de Londres. É várias vezes comparada e contrastada com Maggie Smith, outra grande atriz britânica da mesma geração, com quem ela apareceu em vários filmes e no palco com Breath of Life, de David Hare. Dentre seus papéis no cinema, ela interpretou no filme Shakespeare Apaixonado, a rainha Elizabeth I, conhecida pelo seu enorme apoio à arte cênico-teatral.

Logicamente que o texto foi escrito em inglês, mas graças a Ana Maria Teles podemos lê-lo em português. Segue abaixo:

MENSAGEM DE DAME JUDI DENCH

DIA MUNDIAL DO TEATRO 27/03

“A Jornada Mundial do Teatro é para nós a ocasião de celebrar o Teatro na multiplicidade de suas formas. Fonte de divertimento e inspiração, o teatro contém em si a capacidade de unificar as inúmeras populações e culturas que existem pelo mundo afora. Mas ele representa muito mais do que isso, ao oferecer-nos possibilidades de educação e informação.

O teatro acontece no mundo inteiro, e não apenas nos seus espaços tradicionais :

os espetáculos podem ser realizados numa pequena aldeia da África, no sopé de uma montanha da Armênia, em uma pequena ilha do Pacífico. Ele não tem

necessidade de um espaço e de um público. O teatro possui esse dom de nos fazer rir, de nos fazer chorar, mas ele deve, também, fazer-nos refletir e reagir.

O teatro é fruto de um trabalho de equipe. São os atores que vemos, mas existe um número espantoso de pessoas escondidas, todas elas tão importantes quanto os primeiros e cujas diferentes e específicas competências permitem a realização do espetáculo. A eles se deve uma parte de todo o triunfo ou sucesso alcançado.

O dia 27 de março é a data oficial da Jornada Mundial do Teatro. Mas cada dia

deveria poder ser considerado, de diversas maneiras, como uma jornada do teatro, pois cabe-nos a responsabilidade de perpetuar esta tradição de divertimento, de educação e de edificação dos públicos, sem os quais não poderíamos existir.

Ana Maria Telles

19/03/2010

Fontes:

International Theatre Institute

World Theatre Day

Wikipedia

Nenhum comentário: