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sábado, 31 de janeiro de 2009

Lei Rubem Braga 2009

Foi publicado no dia 30/01/2009 (sexta-feira), no Gazeta Online, a lista de aprovados na Lei Rubem Braga, da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) da Prefeitura Municipal de Vitória. Em teatro – do qual tratamos aqui no blog – existem muitos nomes conhecidos, tanto de grupos quanto de artistas. Os aprovados, como sempre, têm o prazo de doze meses para apresentação de seus trabalhos, caso consigam trocar os bônus. O Grupo Experimental de Teatro Capixaba, de César Huapaya, foi agraciado esse ano com 70.000 de bônus, para trocá-los. Já Claudia Simone Carvalho Botelho recebeu somente 10.000 em bônus. O mais interessante é o Grupo Churupita de Teatro Amador, que recebeu específicos 17.310 em bônus, se diferenciando de todos os outros.

Agora vamos esperar pelo resultado dessa aprovação, para vermos quantas dessas peças estearam ou não, já que no ano passado, somente três peças aprovadas pela Lei Rubem Braga chegaram a manter uma temporada contínua: “Luz, Camêra,… Cleópatra Em Ação” de Wilson Nunes, “O Figurante Invísivel” do Grupo Quintal e “Muito + Que Amo” de Milson Henriques. Outras chegaram a participar do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, vergonhosamente, sem se manter em temporada, somente para mostrar que tiveram seus bônus trocados, mas a peça era uma vergonha.

Abaixo a lista de aprovados:

SECRETARIA DE CULTURA
Comissão Normativa do Projeto Cultural Lei “Rubem Braga”
RESUMO DAS RESOLUÇÕES NORMATIVAS DO PROJETO
CULTURAL LEI RUBEM BRAGA. NO USO DAS SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, E CONSIDERANDO O DISPOSTO
NO ART. 2º DA LEI 3.730 DE 08 DE JUNHO DE 1991,
FORAM APROVADOS OS SEGUINTES PROJETOS COM
SEUS RESPECTIVOS PRAZOS PARA CONCLUSÃO, A
CONTAR DA EMISSÃO DOS BÔNUS:

TEATRO/CIRCO/ÓPERA

PROCESSO

POSTULANTE

PRAZO MESES

VALOR

4886667/08

GRUPO EXPERIMENTAL DE TEATRO CAPIXABA

12

70.000,00

4546022/08

SUELY BISPO DOS SANTOS

12

60.000,00

4902044/08

SAULO RIBEIRO AMORIM

12

50.000,00

4914041/08

EDILMAR FOGO DE DEUS

12

40.000,00

4922520/08

SIRLEY APARECIDA FERREIRA DA CRUZ

12

40.000,00

4914619/08

PAULO ROBERTO SARMENTO

12

35.000,00

4920170/08

GRUPO Z DE TEATRO

12

25.000,00

4923754/08

FRANCELINO CRISTOVÃO DE OLIVEIRA

12

24.000,00

4907176/08

JOSMAR PINTO DO ROSÁRIO

12

20.000,00

4922330/08

MARCIO JOSÉ MENDONÇA PRIMO

12

20.000,00

4344206/08

GRUPO CHURUPITA DE TEATRO AMADOR

12

17.310,00

4599260/08

TATIANE NEVES SILVA

12

15.000,00

4920404/08

JOSÉ AUGUSTO LOUREIRO

12

15.000,00

4905240/08

CLAUDIA SIMONE CARVALHO BOTELHO

12

10.000,00
TOTAL 14 PROJETOS   441.310,00

Baile dos Artistas 2009

baile-dos-artistas Como já virou costume, o Carnaval de Vitória é aberto pelo Baile dos Artistas. Ele acontecerá no dia 06/02/2009 (sexta-feira), as 22:00, na Estação Porto, no Centro de Vitória – ES. No seu 22º Ano consecutivo, o Baile virá com uma novidade, a entrada será franca. A decisão do SATED-ES, acredito eu (pois por mais que eu procure nunca sabe me dar uma posição correta), da entrada gratuita é para que aumente o número de participantes do baile, que no ano passado foi de 800 pessoas. Além disso, haverá um concurso de melhor fantasia (traje fundamental para o Baile) e a escolha da rainha e do príncipe dos artistas.

O show deste ano ficará por conta da Banda Fênix, especialista em bailes, e o cantor Pery Ribeiro.

Cores_de_Minha_Bossa Pery Ribeiro, filho da cantora Dalva de Oliveira, começou sua carreira cedo. Aos três anos de idade, ao lado da mãe, dublou a voz de Dengoso, no filme A Branca de Neve. Atuou no teatro, fez filmes com Orson Welles (o inacabado “It’s All True”) e Luís de Barros (“Berlim na Batucada”). Trabalhou como cameraman na TV Tupi e foi convidado para participar do programa de Paulo Gracindo (o eterno Odorico Paraguaçu, da novela “O Bem Amado”) na Rádio Nacional. Ele só veio a gravar seu primeiro disco, um compacto, em 1960. De lá para cá gravou músicas de Luis Bonfá e Antônio Maria (“Samba de Orfeu”), Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli (“Barquinho” e “Você”), Herivelton Martins (“Caminhemos”), Baden Powell e Vínicius de Moraes (“Berimbau”),  Carlos Lyra e Gianfrancesco Guarnieri (“Feio Não é Bonito”) e Tom Jobim e Vínicius de Moraes (a primeira gravação de “Garota de Ipanema”). A convite de Roberto Menescal, em 1997, participou de um CD em Tributo a sua mãe e graças à utilização de técnicas especiais, fez dueto em duas músicas com Dalva de Oliveira, uma de Herivelton Martins (“Dois Corações”).

Pery reside entre Maimi e Rio de Janeiro, com sua segunda esposa, a empresária Ana Duarte, e trabalha como produtor de comerciais de Bernardo Martins. E estará no Estação Porto, cantando para os artistas capixabas.

domingo, 25 de janeiro de 2009

A Menina, no Galpão (ATUALIZADO)

“Vou ficar repetindo uma palavra até ela perder o significado.”

CARTÃO Gapão3 12 Dessa vez eu não vou vacilar. Sendo assim eu anuncio uma semana antes da estréia – recebi as informações a duas semanas atrás (Parabéns Fabiola Buzim pela eficiência!) – o solo cênico “A Menina”.

O trabalho teve sua estréia no Teatro Municipal de Viana, no ano de 2008, durante a Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da Violência da Mulher”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública de Viana, baseada na Lei nº 11.340/2006, também conhecida como Lei Maria da Penha.

Agora o trabalho da atriz Fabiola Buzim, com direção de Virginia Jorge, em cima de uma adaptação do texto de Ivan Angelo, estará no palco do Teatro Galpão, que se localiza em frente ao Wallmart, em Vitória – ES, nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2009 (quarta e quinta-feira), as 20:00 e 21:00. Abaixo segue um breve release desse trabalho, mas outras informações podem ser vistas no blog da peça: http://espetaculoamenina.blogspot.com.

 CARTAZ 1 versão 12 

A MENINA

“Você já ficou repetindo uma palavra até ela perder o significado?”

RELEASE

O Espetáculo “A MENINA” foi apresentando no dia 04 de dezembro de 2008, ás 18h30min, no Teatro Municipal de Viana. A apresentação fez parte da “Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da Violência da Mulher”, desenvolvida pelo Departamento Municipal de Cidadania e Segurança Pública e baseada na Lei nº 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha.

O espetáculo “A MENINA” é um solo que fala sobre o universo feminino. Configura-se como um solo, pois é apenas uma atriz em cena, compartilhando com a platéia seus sentimentos. O Trabalho é influenciado pelo Teatro Essencial, que consiste na força do ator e livre dos demais elementos cênicos, para contar uma história.

O texto é uma adaptação do conto “A MENINA” de Ivan Ângelo, e narra um momento na vida de Ana Lúcia quando era criança. Misturando momentos lúdicos, cômicos e dramáticos é mostrado o conflito da heroína na busca do significado de uma palavra. A beleza e a sutileza são elementos chaves na construção dessa história.

O encontro entre texto, atriz e público estabelece, através da emoção e do jogo cênico, uma relação de cumplicidade, comunicando, conscientemente por imagens, sons, movimentos e falas, os sentimentos que Ana Lúcia vivencia.

O público é convidado a participar dessa busca acompanhando e torcendo por mais uma descoberta da menina.

SERVIÇO:

ESPETÁCULO: “A Menina”

DIA: 04 e 05/02/2009 (quarta e quinta-feira)

HORÁRIO: 20 e 21hs

LOCAL: Teatro Galpão (em frente ao Wallmart)

FICHA TÉCNICA

TEXTO

Ivan Ângelo

ADAPTAÇÃO

Fabíola Buzim

DIREÇÃO

Virginia Jorge

INTERPRETAÇÃO

Fabíola Buzim

PRODUÇÃO

Felipe Dal´Orto e Fabíola Buzim

CENOGRAFIA | FIGURINO

Luiza Fardin

OPERADOR DE LUZ

Felipe Dal´Orto

SONOPLASTIA/TRILHA SONORA

Fernanda Butiar

OPERADOR DE SOM

Cristian Alves

FOTOGRAFIA

Bianca Pimenta

PROJETO COMERCIAL

Alice Moura da Silva

CONTATO

Telefone: 9848-9986

E-mail: espetaculo.a.menina@gmail.com

Blog: http://espetaculoamenina.blogspot.com

Orkut: A Menina Espetáculo

CARTÃO Gapão12verso

Oficina de Teatro de Rua da Cia. Folgazões – em fevereiro

Sempre tenho de ser muito grato àqueles que confiam no blog para divulgação de seus trabalhos e cursos que desenvolvem. Em Janeiro a Cia. Folgazões veio até mim para a divulgação da Oficina de Teatro de Rua que estavam administrando em suasede, no Centro de Vitória – ES. E a oficina retorna em fevereiro de 2009. As inscrições já começaram e terminam dia 30/01/2009 (sexta-feira). É uma grande oportunidade de aprender com um dos grandes grupos de teatro de rua da capital (o outro, com certeza, é o Grupo Z de Teatro). Se gue abaixo as informações passadas a mim por um dos coordenadores do curso, Wyller Villaças, com seu breve currículo:

Oficina de teatro de Rua

Período de realização: 02 a 07 de FEVEREIRO

Horário: 19:00 as 22:00

Inscrições: 17 a 30 de janeiro

Valor do investimento: 60 reais

Local de realização: Sede da Companhia Folgazões.

Endereço: Rua professor Baltazar, 152, Centro, Vitória – ES.

Telefone: 3322 7391/ 88275352

Procedimentos para inscrição:

1- Os Interessados deverão encaminhar e-mail para osfolgazoes@hotmai.com solicitando a ficha de inscrição;

2- Preenche-la e encaminhar para osfolgazoes@hotmail.com;

3- Pagar o valor referente ao investimento até o dia 2 de fevereiro.


Sobre a oficina:

A oficina tem como proposta apresentar conceitos e princípios básicos sobre arte de ator e sobre o teatro não destinado aos edifícios teatrais. E, principalmente, proporcionar uma vivência prática sobre o processo de criação elaboração e execução da realização teatral para “rua”.

Para isso a oficina foi pensada e fundamenta a partir de três eixos norteadores:

· A rua: 1) Espaço (palco) da diversidade e liberdade de encenação; 2) O distanciamento natural, espaço (palco) que revela; 3) Espaço (palco/platéia) da horizontalidade (atores e público em um mesmo plano).

· O ator: 1) O treinamento físico e técnico para potencialização de sua prática na rua; 2) A capoeira e  suas possibilidades de utilização no treinamento corpóreo do ator; 3)  O ator em relação (jogo-criação-improvisação) com outro e com espaço físico que o cerca.

· A obra teatral: 1) Estrutura (aquecimento, cortejo, anunciação, drama, chapéu, despedida), 1.1) Sonoplastia (música e efeitos sonoros), 1.2) Figurino (processo da criação a elaboração), 1.3) O texto (pronto ou criação original); 2) A capoeira e seu paralelo com o teatro de rua (roda x cena, axé x energia, ataque e defesa x ação e reação, jogo da capoeira x ritmo da ação, canto e música na roda x trilha sonora e o capoeira x o ator); 3) A montagem (Tema, criação/improvisação, seleção e definição do roteiro de ação, experimentação na rua e  avaliação, reorganização e ensaios).

Ministrante

wyller Wyller Villaças

Breve currículo

            Licenciado e Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2006.  Neste mesmo ano tornou-se professor efetivo da rede municipal de ensino de Serra, onde atua como professor de artes.

            Iniciou no teatro em 1996. Dos espetáculos que participou como  ator destacam-se: “Galileu o Herege”, direção e adaptação livre de Angélica Barreto da obra de Bertolt Brecht, “As Troianas um Exercício Trágico” direção e adaptação livre de Robson de Paula da obra de Eurípides. No Teatro infantil destaque para peça “O Flautista de Hamelim” da Cia. de Teatro Campaneli. No teatro de rua destacam-se as peças o “Auto de Frei Pedro Palácios” direção de Paulo de Paula, produção do grupo Sol da Terra e o espetáculo “E eu com Isso?” da Cem Cia. de Teatro/ Proex/UFES, obra de Fábio Santana e direção de Edson Nascimento.

Dos festivais que participou destacam-se Festival da Diversidade Cultural nas cidades de: Hareid, Horaid e Aalessund, na Noruega. Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória - ES e da Bienal Nacional dos Estudantes em São Paulo – SP.

Das oficinas e Workshops realizados destaque para: O Ator na Rua com  Ricardo Pucceti do Lume Teatro, “Teatro de Rua” com Eduardo Moreira do Grupo Galpão, “Teatro de Rua” com Lindolfo Amaral do grupo Imbuaça, “O ator e a Mascara” com Esio Magalhães do Barracão Teatro, “Mímica Total” com Luis Louis, “Teatro  Gestual” com Cia. Dos à Deux e o  projeto de extensão em teatro “Contos, Estórias e Mentiras” na UFES.

            Esses mais dez anos de profissão e as experiência vivenciadas em grupos, peças infantis e adultas, oficinas e festivais foram essenciais para as bases de uma fundamentação na arte de ator.

            Em 2006 ingressa na Companhia Folgazões de Artes Cênicas, aonde atualmente vem exercitando e aprofundando sua prática, por meio dos espetáculos de repertório da companhia (“Cantantes e Brincantes” e “O Pastelão e Torta”) e pelas pesquisas desenvolvidas focadas no treinamento de ator, teatro de rua, na arte do palhaço e na relação destas com as práticas culturais tradicionais brasileiras, como: as danças, festas, músicas e em especial a capoeira.

Saudações teatrais!

Wyller Villaças

domingo, 18 de janeiro de 2009

Novo Secretário Municipal de Cultura assume no dia 12

AlcinePinehiro_SecCultura_MS (2) Na segunda-feira, 12/01/2009, a Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) de Vitoria- ES teve uma mudança de secretário. Sai Maria Helena Signorelli e entra Alcione Pinheiro, ex-coordenador da Estação Porto . A posse do novo Secretário aconteceu na sala anexa ao Gabinete do Prefeito reeleito de Vitória – ES, João Cóser. Num ato de reciclagem das secretárias, o prefeito substituiu alguns dos membros de seu secretariado. Agora esperemos que o atual Secretário de Cultura de Vitória faça um excelente serviço para o melhor desenvolvimento do teatro na capital do estado do Espírito Santo. Uma das decisões esperadas por esse que aqui vos fala é a criação ou desenvolvimento de um teatro próprio para a capital, já que cidades adjacentes, como Vila Velha e Viana, já possuem teatros municipais, deixando Vitória para trás. E lógico, uma regularização no caso da Escola de Teatro e Dança FAFI.

Leitura Dramática: “Antes da Missa” e “Não Consultes Médico”

Sabe, odeio ter informação mas não passá-la a frente por causa de pequenos detalhes. Fico chateado, pois o intuíto do blog Teatro Capixaba é o de informar a todos que estão interessados a assistir as peças de dentro do estado. O Coordenador de Projetos Cultura da SEMC, Roberto Ferrante já havia me passado a informação sobre essas Leituras Dramáticas desde 14/01/2009 (quarta-feira), mas pela falta de outras pessoas, não pude passá-las a tempo de ficarem sabendo, mas hoje, domingo (18/01/2009) haverá outras apresentações, então de certa forma fica válido.

Peço minhas sinceras desculpas a todos por esse erro, no qua não pretendo mais cometer.

Abaixo a informação sobre as Leituras Dramáticas:

LEITURAS DRAMÁTICAS:

Dias: 17 e 18 de janeiro 2009 às 19:00h (sábado e domingo, respectivamente)

Leitura: “Antes da Missa” e “Não Consultes Médico”

Texto: Machado de Assis

Sinopse

“Antes da Missa”

Uma simples conversa de duas damas que em pouco tempo revela um pouco do 'universo feminino', quase sempre às voltas com a futilidade, com a fofoca ingênua de amigas sobre a vida alheia, além também do consumismo exagerado, mais comum entre as mulheres e que nesse texto fica evidenciado em encomendas de vestidos e acessórios parisienses.
"Não consultes médico"
"Não consultes médico, consultes alguém que tenha estado doente", essa é a frase que norteia esse texto, onde mais uma vez, os problemas alheios estão em discussão. Nessa peça porém, há sempre alguém disposto (nem sempre um médico) a 'sarar as doenças morais' das quais muitas pessoas padecem e nem sempre se dão conta de que precisam de ajuda (se é que precisam mesmo).

Machado de Assis I

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

“O Rei da Vela” retorna à FAFI

o rei da velaEssa semana já começou muito bem. Na terça-feira (06/01/2009), a Escola de Teatro e Dança Fafi abriu as incrições para seus cursos e oficinas. Os cursos são tanto para a área de dança, como para teatro, e vão desde o amador até o profissionalizante. Já as oficinas são por curto período, no intuito de levar as pessoas à prática de algo que lhes faça se aproximar da arte cênica. Além da Fafi abrir as incrições, reestreou, por um curto período, “O Figurante Invisível”, que irá para o nordestedo país. E agora, volta ao Auditório da FAFI, “O Rei da Vela”, uma Leitura Dramática que foi resultado de uma oficina promovida pela Escola e apoiada pelo SESC. O Texto é de Oswald de Andrade e foi escrito em 1933, durante o Movimento Modernista, movimento este que mudou a idéia cultural em São Paulo. O texto foi escrito nesse período, mas somente foi publicado 34 depois e teve sua primeira montagem pelo Teatro-Oficina de José Celso Martinez Correa.

Repriso aqui os dado que me foram enviados na época e algumas fotos da leitura. Abraços a todos e bom espetáculo!

Sesc Dramaturgia

Leituras em Cena

Com o objetivo de propiciar o conhecimento, a prática e a democratização das Artes Cênicas, o projeto nacional “Sesc Dramaturgia: Leituras em Cena”, completando agora dez anos de existência, apresenta a Leitura Dramática do texto: “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, considerado um dos grandes escritores modernistas brasileiros. O desenvolvimento desse projeto, em parceria com a Escola de Teatro e Dança Fafi, tem obtido uma ótima repercussão junto ao público e, tanto pela qualidade resultante de uma oficina de preparação e o processo de pesquisa quanto pela realização da leitura, em muito vem contribuindo para a formação de platéia para o movimento do teatro capixaba.

Oswald de Andrade

Nascido em São Paulo, Oswald de Andrade (1890-1954) foi poeta, romancista, ensaísta e teatrólogo. Em defesa da pintura expressionista de Anita Malfatti, tornou-se figura de destaque no Modernismo Brasileiro, além de trazer de sua viagem à Europa as idéias das vanguardas daquele continente, sobretudo as futuristas de Marinetti. Teve intensa participação na Semana de Arte Moderna, lançou o Manifesto Pau-Brasil e fundou a Revista Antropologia. Oswald inaugura uma nova forma de teatro no Brasil, o Teatro Antropofágico (resultado do Movimento Antropofágico, que tinha por objetivo a deglutição da cultura do exterior e dos descendentes das nações que habitam o Brasil), estabelecendo um constante diálogo com outras culturas, outras obras e outros contextos. Fato este que afirma a contemporaneidade como seu traço mais marcante, ou seja, sua obra vai revelar uma inovadora dramaturgia a partir da relação intertextual, social e política da época para assim, refletir as contradições da cultura brasileira daquele momento.

O REI DA VELA

Oswald de Andrade

A proposta de leitura dramática da peça “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, se sustenta – para além da importância de seu sentido estético – como um resgate dessa relevante obra de comemoração dos 40 anos da Tropicália (“movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira” – Wikipedia). “O Reis da Vela”, de Oswald de Andrade, apesar de escrito em 1933, justifica-se – em primeiro lugar – por ser o autor de grandes expoentes do modernismo no Brasil que, diga-se de passagem, é o ponto de partida do movimento tropicalista. Em segundo, foi justamente no apogeu do tropicalismo que José Celso Martinez Corrêa, com o seu Teatro-Oficina, encenou “O Rei da Vela”, considerado o espetáculo-manifesto, que se tornou referência para muitos outros gêneros artísticos como a música, o cinema, as artes plásticas e a literatura.

Wilson Coelho, Outubro/2008

Oswald%20d%20Andrade%20I Ficha Técnica

Direção: Luciana Moraes

Iluminação: Edgard Barbosa

Sonoplastia e Trilha Sonora: Murilo Iglesias

Cenário e Figurino: Produção Coletiva

Coordenação de teatro: Wilson Coelho

Foto: Daiana Scaramussa

Realização: SESC/ES e FAFI

Elenco: Carlos Henrique Felberg (Abelardo I); Luciana Soares (Dona Cesarina); Daniel Polt (cliente; Totó Fruta do Conde); Erik Martincues (Americano; Perdigoto); Felipe Piethá (Coronel Berlamino); Ismael Inoch (Pinote Intelectual); Luciana Busatto (Joana (João dos Divãs)); Mell Nascimento (Dona Poloca); Nazaré Xavier (Secretária nº 03); Thiara Pagani (Holisa de Lesbos); Werlesson Grassi (Abelardo II)

O Movimento Modernista

Iniciado em 1922, centrou-se principalmente na literatura e nas artes plásticas. Na década de 1920, entretanto, nada de expressivo aconteceu no teatro. Somente na década seguinte, com a dramaturgia de Oswald de Andrade, é que começava a nascer, efetivamente, o teatro moderno no Brasil. Entretanto, as peças de Oswald ficaram inéditas para o palco até 1967. Em “O Rei da Vela”, percebe-se já a forma irreverente de se tratar das próprias tendências vanguardistas. Tome-se como exemplo a passagem em que o intelectual Pinote (que usava uma faca para darfacadinhas, insto é, pedir dinheiro emprestado) explica para Heloísa que não é mais um escritor adpto do movimento futurista. PINOTE:Cheguei a acreditar na independência… Mas foi uma tragédia! Começaram a me tratar de maluco. A me olhar de esguelha. A não receber me receber mais. As crianças choravam em casa. Tenho três filhos. No jornal também não pagavam, devido à crise. Precisei viver de bicos. Ah! Reneguei tudo. Arranjei aqueleinstrumento (mostra a faca) e fiquei passadista”

1. Andrade, Oswald de. O Rei da Vela. 2ª Ed. São Paulo: Globo, 2004. Obras Completas de Oswald de Andrade. p. 58.

A crítica quando bem elaborado, sempre enriquece o conteúdo, então critique com sabedoria!

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sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

“O Figurante Invisível”, no Teatro Galpão (ATUALIZADO)

o_figurante_invisivel[3] Já vamos começar o ano com peças boas em cartaz. O Grupo Quintal retorna ao teatro Galpão, nos dias 07 e 08 de janeiro de 2009 (quarta e quinta-feira, respectivamente) (atualização) e também 09 e 10 de janeiro de 2009 (sexta-feira e sábado), com a peça “O Figurante Invisível”. A peça, de autoria de Romário Borelli, é uma verdadeira homenagem ao teatro e seus artistas. Conta a história de um grupo de atores que está montando Antígona, de Sófocles. A peça também faz uma viagem ao passado, durante o regime militar e as agruras que os artistas passaram durante esse período.

A peça “O Figurante Invisível” será às 20:00, com o valor de R$ 10,00 (dez reais).

Abaixo o release enviado pela atriz Colette Dantas (obrigado Colette!):

O FIGURANTE INVISIVEL

figurante A tragédia grega Antígona, de Sófocles, é o tema central gerador do contexto em que se passa a peça O Figurante Invisível. Um diretor ensaia uma atriz substituta para o papel de Antígona, em situação de grande dificuldade, com apenas um ator e um iluminador para ajudá-los com os ensaios, quando recebem a visita de um velho ator desiludido com a vida difícil nesse universo do ‘fazer teatral’ no nosso país. A presença desse personagem leva a evoluções pela tragédia Antígona, e arquétipos paralelos em cenas que remetem à ditadura militar, à produção teatral no período e às conseqüências sobre o humano resultante da militância e resistência política-artística. Antígona está presente em cenas de sua versão original, nas batalhas diárias do fazer artístico no país, nas lutas democráticas, nas relações pessoais e confrontos com a realidade cotidiana de ser artista no Brasil.

O Figurante Invisível é de autoria de Romário Borelli, tem direção de Telma Smith, produção de Miriam Gonçalves, no elenco Colette Dantas, Ednardo Pinheiro, Higor Campagnaro e José Augusto Loureiro, iluminação de Fabio Prieto, cenografia de José Augusto Loureiro, figurinos de Luisa Fardin, operação de luz e figuração de William Zane.

Estreou no Teatro Galpão em setembro de 2008, e retorna em curtíssima temporada no mesmo Teatro nos dias 07 a 10 de janeiro, às 20h, aquecendo para circular pelo Estado e pelo Brasil em 2009.

Nos dias 17 e 18 de janeiro “O Figurante” estará se apresentando em Recife, na programação do Projeto “Janeiro de Grandes Espetáculos”, no Teatro Armazém. Ainda em negociação, uma curta temporada na cidade de João Pessoa nos dias 24 e 25/01.

Para fazer esta viagem, o Grupo Quintal está aguardando o retorno de apoio com o transporte da equipe, junto às Secretarias Municipal e Estadual de Cultura.

Para a montagem o espetáculo contou com o patrocínio da ArcelorMittal / Lei Rouanet, e Viação Tabuazeiro / Lei Rubem Braga.

O Figurante Invisível

Teatro Galpão

Dias: 07 a 10 de janeiro

Horário: 20 h

Duração: 1:15

Lotação do teatro: 60 lugares

Recomendado para maiores de 16 anos

Ingressos: R$ 10,00 e 5,00

Informações pelo telefone: (27) 9309-6730 – Miriam Gonçalves.

Obs: As pessoas maiores de 60 anos, freqüentadoras de Centros e Grupos de Vivência e moradores de asilo têm gratuidade assegurada. É só agendarem (individualmente ou em grupo) pelo mesmo telefone.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Oficina de Teatro de Rua da Cia. Folgazões (Atualizado)

A Cia. Folgazões abriu inscrições desde 26/12/2008 para um oficina de Teatro de Rua que eles coordenarão. As incrições ocorrerão até o dia 09/01/2009 (sexta-feira), através do e-mail da companhia: osfolgazoes@hotmail.com, qualquer dúvida poderá ser solicitada pelo e-mail também. A oficina acontecerá de 12 a 17 de janeiro de 2009 (segunda-feira a sábado, respectivamente).

A Cia. Folgazões surgiu em 2003 e de lá pra cá vem desenvolvendo um excelente trabalho tanto nas ruas como sendo arte-educadores. Eles têm levados seus trabalhos atodos os cantos do Espírito Santo, além de ter-nos representado fora do país, durante o Festival “Kulturelt Mangfold 2008”, que aconteceu na Noruega. Fizeram uma excelente participação na 4ª Edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória.

Vale a pena a inscrição, não percam tempo.

Sobre a oficina:

A oficina tem como proposta apresentar conceitos e princípios básicos sobre arte de ator e sobre o teatro não destinado aos edifícios teatrais. E, principalmente, proporcionar uma vivência prática sobre o processo de criação elaboração e execução da realização teatral para “rua”.

            Para isso a oficina foi pensada e fundamenta a partir de três eixos norteadores:

· A rua: 1) Espaço (palco) da diversidade e liberdade de encenação; 2) O distanciamento natural, espaço (palco) que revela; 3) Espaço (palco/platéia) da horizontalidade (atores e público em um mesmo plano).

· O ator: 1) O treinamento físico e técnico para potencialização de sua prática na rua; 2) A capoeira e  suas possibilidades de utilização no treinamento corpóreo do ator; 3)  O ator em relação (jogo-criação-improvisação) com outro e com espaço físico que o cerca.

· A obra teatral: 1) Estrutura (aquecimento, cortejo, anunciação, drama, chapéu, despedida), 1.1) Sonoplastia (música e efeitos sonoros), 1.2) Figurino (processo da criação a elaboração), 1.3) O texto (pronto ou criação original); 2) A capoeira e seu paralelo com o teatro de rua (roda x cena, axé x energia, ataque e defesa x ação e reação, jogo da capoeira x ritmo da ação, canto e música na roda x trilha sonora e o capoeira x o ator ); 3) A montagem (Tema, criação/improvisação, seleção e definição do roteiro de ação, experimentação na rua e  avaliação, reorganização e ensaios).

Período de realização: 12 a 17 de janeiro das 8:00 as 12:00.

Carga horária: 24 horas. 

Público alvo: Pessoas com ou sem experiência em teatro.

Pré-requisitos: Disponibilidade para atividades físicas e interesse em Teatro de Rua.

Inscrições e informações: Somente pelo e-mail: osfolgazoes@hotmail.com

Valor do Investimento: 60 reais.

Local: Sede da Companhia Folgazões.

Endereço: Rua professor Baltazar, 152, Centro, Vitória – ES.

Obs.: Os interessados deverão encaminhar para o e-mail: osfolgazoes@hotmail.com uma carta de intenção, valida como inscrição, contendo justificativa de seu interesse em participar da oficina e contato telefônico para comunicação do resultado dos selecionados, até o dia 10 de janeiro.

. Dia 11 de janeiro os selecionados serão comunicados por e-mail ou pelo telefone.

. O valor da inscrição devera ser pago integralmente até o primeiro dia de oficina.

OFICINEIRO

Wyller Villaças

Breve currículo

            Licenciado e Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2006.  Neste mesmo ano tornou-se professor efetivo da rede municipal de ensino de Serra, onde atua como professor de artes.

            Iniciou no teatro em 1996. Dos espetáculos que participou como  ator destacam-se: “Galileu o Herege”, direção e adaptação livre de Angélica Barreto da obra de Bertolt Brecht, “As Troianas um Exercício Trágico” direção e adaptação livre de Robson de Paula da obra de Eurípides. No Teatro infantil destaque para peça “O Flautista de Hamelim” da Cia. de Teatro Campaneli. No teatro de rua destacam-se as peças o “Auto de Frei Pedro Palácios” direção de Paulo de Paula, produção do grupo Sol da Terra e o espetáculo “E eu com Isso?” da Cem Cia. de Teatro/ Proex/UFES, obra de Fábio Santana e direção de Edson Nascimento.  

            Dos festivais que participou destacam-se Festival da Diversidade Cultural nas cidades de: Hareid, Horaid e Aalessund, na Noruega. Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória - ES e da Bienal Nacional dos Estudantes em São Paulo - SP. 

            Das oficinas e Workshops realizados destaque para: O Ator na Rua com  Ricardo Pucceti do Lume Teatro, “Teatro de Rua” com Eduardo Moreira do Grupo Galpão, “Teatro de Rua” com Lindolfo Amaral do grupo Imbuaça, “O ator e a Mascara” com Esio Magalhães do Barracão Teatro, “Mímica Total” com Luiz Louis, “Teatro  Gestual” com Cia. Dos à Deux e o  projeto de extensão em teatro “Contos, Estórias e Mentiras” na UFES.

            Esses mais dez anos de profissão e as experiência vivenciadas em grupos, peças infantis e adultas, oficinas e festivais foram essenciais para as bases de uma fundamentação na arte de ator.

            Em 2006 ingressa na Companhia Folgazões de Artes Cênicas, onde atualmente vem exercitando e aprofundando sua prática, por meio dos espetáculos de repertório da companhia (“Cantantes e Brincantes” e “O Pastelão e Torta”) e pelas pesquisas desenvolvidas focadas no treinamento de ator, teatro de rua, na arte do palhaço e na relação destas com as práticas culturais tradicionais brasileiras, como: as danças, festas, músicas e em especial a capoeira.

FAFI ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS E CURSOS 2009

O ano começou hoje (01/01/2009) e já chegam notícias boas. A Escola de Teatro e Dança Fafi abre suas inscrições a partir da próxima terça-feira (06/01/2009) para oficinas e cursos administrados por ela. Abaixo seguem um texto elaborado pela diretora da Fafi, a atriz Lilian Menenguci e o Edital da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) da Prefeitura Municipal de Vitória, que foi publicado no jornal A Tribuna do dia 31/12/2008 (quarta-feira). Não percam a oportunidade de fazerem suas inscrições.

marca FAFI

FAFI ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS E CURSOS 2009

por Lilian Menenguci (Diretora da Escola de Teatro e Dança FAFI)

A Escola de Teatro e Dança FAFI, localizada no coração da Ilha de Vitória (ES), abre suas portas para receber o público interessado em fazer oficina ou curso na área de teatro e/ou dança. As inscrições acontecerão no período de 06 a 10 de janeiro. Serão oferecidas 545 vagas, distribuídas entre as oficinas e cursos de qualificação profissional.

No último semestre cerca de 1500 (mil e quinhentas) pessoas se inscreveram para as oficinas. Parte deste interesse é acentuado em função da apresentação dos trabalhos desenvolvidos por orientadores/artistas e alunos para o público de modo geral.

O espetáculo de dança “Doce Sina” (apresentado no Theatro Carlos Gomes no dia 04 de dezembro de 2008) assinado pelas alunas da III turma do Curso de Qualificação Profissional em Dança, sob coordenação de César Edoel, o espetáculo teatral “Machado: o canário e o almirante” (apresentado na FAFI nos dias 20 e 21 de dezembro de 2008) tendo no elenco os alunos do curso de qualificação profissional em teatro sob direção de Renato Saudino), bem como a programação de encerramento do ano letivo (realizada no período de 12 a 16 de dezembro último), são alguns dos exemplos de momentos que estimulam a comunidade a buscar pelas oficinas de teatro e de dança.

Sobre as inscrições

As inscrições acontecerão no período de 06 a 10 de janeiro de 2009.

Atenção para os horários:

de 06 a 09 de janeiro (terça à sexta –feira) de 09 as 18horas.

dia 10 de janeiro (sábado) de 08 as 12horas.

Local : Na Escola de Teatro e Dança FAFI - Av. Jerônimo Monteiro, 656- Centro de Vitória-ES

Oficinas oferecidas:

  • Dança e Consciência do Movimento para a 3ª Idade;
  • Balezinho – Oficina de Dança Clássica para crianças;
  • Oficina de Dança Clássica para público a partir de 15 anos;
  • Jogos Dramáticos;
  • Iniciação Teatral;
  • Improvisação;
  • Teatro em espaços alternativos;
  • Teatro – Dança;
  • O ator e a máscara;
  • Confecção de máscaras;
  • Dança para o teatro.

Cursos:

  • Curso Básico de Dança;
  • Qualificação em Dança Clássica (I e II);
  • Qualificação em Dança Contemporânea;
  • Qualificação Profissional em Teatro (1º ano).

Maiores informações por meio dos telefones

3381 6921/ 3381 6922 / 3381 6923/ 3381 6924.

Confira os detalhes sobre as inscrições no site www.vitoria.es.gov.br

E o edital:

Sem título PREFEITURA DE VITÓRIA
SECRETARIA DE CULTURA

ESCOLA DE TEATRO E DANÇA FAFI

INSCRIÇÕES 2009/1

Inscrições: 06, 07, 08, 09 de Janeiro de 2009
Horário: 2ª a 6ª-feira, das 09 às 18 horas

Sábado (10 de Janeiro de 2009): das 08 às 12 horas

Local: Escola de Teatro e Dança FAFI

Informações: 3381-6921 / 3381-6923

Documentação necessária para inscrição

01 foto 3x4

Cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade

Cópia de comprovante de escolaridade

OFICINAS NA ÁREA DE DANÇA

1) Oficina de Dança e Consciência do Movimento para a 3ª Idade

Descrição: Desenvolve o instinto investigativo e a capacidade de aprofundar-se no conhecimento de si mesmo a partir da consciência corporal.

Carga horária total: 40 horas

Nº vagas: 25 vagas por turma

Aulas: 2ª e 4ª feira – 10h00 às 11h00 (início das aulas em 02 de fevereiro)

3ª e 5ª feira – 10h00 às 11h00 (início das aulas em 03 de fevereiro)

4ª– 9h00 às 10h00 (início em 04/02/09) e 5ª feira: 08h00 às 09h00 (início em 05/02/09)

Pré-requisito:A partir de 35 anos

Atestado de saúde recente

Seleção: Realizada por ordem de inscrição

2) Balezinho - Oficina de Dança Clássica - Matutino

Descrição: Introdução ao aprendizado do balé clássico.

Carga horária total: 40 horas

Nº vagas: 20 vagas

Aulas: 2ª e 4ª

Horário: 9h00 às 10h00

Pré-requisito: 7 e 8 anos

Coordenação motora e rítmica

Noção espacial

Aptidão Física

Data da seleção: 14/01

Horário da seleção: 10h

Prova Prática: Comparecer com bermuda e camiseta de malha e cabelos bem presos com coque ou rabo de cavalo.

Resultado: 28/01/01

Início das aulas: 02/02/09

3) Balezinho - Oficina de Dança Clássica - Vespertino

Descrição: Introdução ao aprendizado do balé clássico.

Carga horária total: 40 horas

Nº vagas: 20 vagas

Aulas: 2ª e 4ª

Horário: 14h00 às 15h00

Pré-requisito: 7 e 8 anos

Coordenação motora e rítmica

Noção espacial

Aptidão Física

Data da seleção: 14/01

Horário da seleção: 14h00

Prova Prática: Comparecer com bermuda e camiseta de malha e cabelos bem presos com coque ou rabo de cavalo.

Resultado: 28/01/01

Início das aulas: 02/02/09

4) Oficina de Dança Clássica - Vespertino

Descrição: Iniciação ao aprendizado do balé clássico – modalidade de dança cuja base fundamental se apóia nas cinco posições de pé e na movimentação codificada dos braços, criada originalmente no século XVIII por Pierre Beauchamps. Essas posições permitem ao bailarino movimentar-se em qualquer sentido dando-lhe segurança e estabilidade necessários para dançar. Permite ao aluno um trabalho vigoroso de toda a musculatura desenvolvendo noções de equilíbrio dentro do eixo vertical, agilidade, coordenação motora e expressão artística.

Carga horária total: 40 horas

Nº vagas: 20 vagas por turma

Aulas: 3ª e 5ª

Horário: 16h00 às 17h00

Pré-requisito: Acima de 15 anos

Coordenação motora e rítmica

Noção espacial

Aptidão Física

Data da seleção: 15/01/09

Horário da seleção: 16h

Prova Prática: Comparecer com bermuda e camiseta de malha e cabelos bem presos com coque.

Resultado: 28/01

Início das aulas: 03/02/09

CURSO BÁSICO DE DANÇA (Pré-elementar, Elementar I, II,III, IV e V)

O Curso Básico de Dança tem duração de 06 anos, para alunos a partir dos 09 anos de idade. Os alunos são avaliados em processos seletivos anualmente. Após a conclusão do Curso Básico, os alunos são novamente avaliados em um processo seletivo para a admissão no Curso de Qualificação Profissional, que tem a duração de 03 anos.

1. PRÉ-ELEMENTAR (Matutino)

Nº vagas: 20 vagas

Aulas: 3ª e 5ª

Horário: 08h00 às 10h00

Pré-requisito - idade 09 anos

aptidão física e rítmica

coordenação motora

Data da seleção: dia 13/01

Horário da seleção: 08h

Prova Prática: Comparecer com bermuda de malha/camiseta de malha, meia soquete e cabelos bem presos com coque ou rabo de cavalo.

Início das aulas: 03/02/09

2. ELEMENTAR II (Matutino)

Nº vagas: 05 vagas

Aulas: 2ª a 4ª feira

Horário: 08h00 às 11h00

Pré-requisito - Idade 11 anos

Técnica clássica compatível com o nível desejado

aptidão física e rítmica

Data da seleção: 14/01

Horário da seleção: 08h00

Prova Prática:Comparecer de collant, meia-calça, sapatilhas ou meia soquete e cabelos bem presos com coque ou rabo de cavalo.

Início das aulas: 02/02/09

3. ELEMENTAR II (Vespertino)

Nº vagas: 15 vagas

Aulas: 2ª a 4ª feira

Horário: 14h00 às 17h00

Pré-requisito - Idade 11 anos

Técnica clássica compatível com o nível desejado

aptidão física e rítmica

Data da seleção:12/01

Horário da seleção:14h00

Prova Prática: Comparecer de collant, meia - calça, sapatilhas ou meia soquete e cabelos bem presos com coque ou rabo de cavalo.

Início das aulas: 02/02/09

4. ELEMENTAR III (Vespertino)

Nº vagas: 05 vagas

Aulas: 2ª a 6ª

Horário: 14h00 às 17h00

Pré-requisito - Idade 12 anos

Técnica clássica compatível com o nível desejado

aptidão física e rítmica

Data da seleção:12/01

Horário da seleção: 16h00

Prova Prática: Comparecer de collant, meia - calça, sapatilhas ou meia soquete e cabelos bem presos com coque ou rabo de cavalo.

Início das aulas: 02/02/09

5. ELEMENTAR V (Vespertino)

Nº vagas: 05 vagas

Aulas: 2ª a 6ª

Horário: 14 às 17h

Pré-requisito - Idade 14 anos

Técnica clássica compatível com o nível desejado

aptidão física e rítmica

Data da seleção:13/01

Horário da seleção:14h00

Prova Prática: Comparecer de collant, meia- calça, sapatilhas ou meia soquete e cabelos bem presos com coque ou rabo de cavalo.

Início das aulas: 02/02/09

6.QUALIFICAÇÃO I - DANÇA CLÁSSICA - Noturno

Nº vagas: 05 vagas

Aulas: 2ª a 6ªfeira

Horário: 17h às 21h

Pré-requisito - a partir de 15 anos

Técnica clássica/ponta compatível com o nível desejado:comprovar 4 anos de experiência em cursos e oficinas de balé clássico.

Aptidão física e rítmica

Data da seleção:16/01

Horário da seleção:17h00

Prova Prática e Entrevista: Aula de Clássico, Contemporâneo e Improvisação

Entrevista

Comparecer de collant, meia-calça, sapatilhas (meia-ponta e ponta) e cabelos bem presos com coque.

Início das aulas: 02/02/09

7.QUALIFICAÇÃO II - DANÇA CLÁSSICA - Noturno

Nº vagas: 05 vagas

Aulas: 2ª a 6ª

Horário: 17h às 21h

Pré-requisito – a partir de 16 anos

Técnica clássica/ponta compatível com o nível desejado: comprovar 4 anos de experiência em cursos e oficinas de balé clássico.

Aptidão física e rítmica

Data da seleção:16/01

Horário da seleção:19h00

Prova Prática : Aula de Clássico, Contemporâneo e Improvisação

Entrevista

Comparecer de collant, meia-calça, sapatilhas (meia-ponta e ponta) e cabelos bem presos

Início das aulas: 02/02/09

8.Qualificação Dança Contemporânea - Noturno

Nº vagas: 15 vagas

Aulas: 2ª a 6ª

Pré-requisito: a partir de 17 anos

Técnica moderno/contemporâneo compatível com o nível desejado: comprovar 3 anos de experiência em cursos e oficinas de dança moderna/contemporânea ou acrobacia ou capoeira ou dança de rua.

Aptidão física e rítmica

Data da seleção: 14/01

Horário da seleção: 18h00

Prova Prática : Aula de Contemporâneo e Improvisação

Entrevista

Comparecer de calça ou bermuda de malha e cabelos bem presos

Início das aulas: 02/02/09

OFICINAS NA ÁREA DE TEATRO

1) Jogos Dramáticos – (Turma A) Matutino

Descrição: Ensino do teatro através de jogos dramáticos que são instrumento de estímulo de expressão, criatividade, gestos e sensibilidade.

Carga horária: 40 horas

Nº de vagas: 30

Aulas: sábado

Horário das aulas: 08h00 às 10h00

Pré-requisito: idade de 9 a 11 anos

Seleção: Será feita por ordem de inscrição

Resultado: 28/01

Início das aulas: 07/02/09

2) Jogos Dramáticos – (Turma B) Matutino

Descrição: Ensino do teatro através de jogos dramáticos que são instrumento de estímulo de expressão, criatividade, gestos e sensibilidade.

Carga horária: 40 horas

Nº de vagas: 30

Aulas: sábado

Horário das aulas: de 10h às 12h

Pré-requisito: idade de 12 a 13 anos

Seleção: Será feita por ordem de inscrição

Resultado: 28/01

Início das aulas: 07/02/09

3) Iniciação Teatral – (Turma A) Matutino

Descrição: Princípios gerais do fazer teatral com ênfase em interpretação, trabalho corporal e trabalho vocal.

Carga horária: 40 horas

Nº de vagas: 30

Aulas: sábados

Horário das aulas: 08h00 às 10h00

Pré-requisito: 13 a 14 anos

Data da Seleção: 17/1/09

Critério de Seleção: Entrevista

Horário da Seleção: 08h

Resultado: 28/01/09

Início das aulas: 07/02/09

4) Iniciação Teatral – (Turma B) Matutino

Descrição: Princípios gerais do fazer teatral com ênfase em interpretação, trabalho corporal e trabalho vocal.

Carga horária: 40 horas

Nº de vagas: 30

Aulas: sábados

Horário das aulas: 10h às 12h

Pré-requisito: De 14 a 16 anos

Data da Seleção: 17/1/09

Critério de Seleção: Entrevista

Horário da Seleção: 10h

Resultado: 28/01/09

Início das aulas: 07/02/09

5) Iniciação Teatral – (Turma C) Vespertino

Descrição: Princípios gerais do fazer teatral com ênfase em interpretação, trabalho corporal e trabalho vocal.

Carga horária: 40 horas

Nº de vagas: 30

Aulas: sábados

Horário das aulas: 14h às 16h

Pré-requisito: De 14 a 16 anos

Data da Seleção: 17/01/09

Critério de Seleção: Entrevista

Horário da Seleção: 14h

Resultado: 28/01/09

Início das aulas: 07/02/09

6) Iniciação Teatral – (Turma D) Vespertino

Descrição: Princípios gerais do fazer teatral com ênfase em interpretação, trabalho corporal e trabalho vocal.

Carga horária: 40 horas

Nº de vagas: 30

Aulas: sábados

Horário das aulas: 16h às 18h

Pré-requisito: Acima de 15 anos

Data da Seleção: 17/01/09

Critério de Seleção: Entrevista

Horário da Seleção: 16h

Resultado: 28/01/09

Início das aulas: 07/02/09

7) Improvisação

Descrição: Processo de pesquisa e criação através de jogos de improvisação de situações, movimentos e gestos em sua relação com o tempo e o espaço.

Carga horária: 40 horas

Nº de vagas: 25

Aulas: Sábado

Horário das aulas: 08h às 10h

Pré-requisito: a partir de 15 anos

Data da Seleção: 17/01/09

Critério de Seleção: Curriculum e prova prática (comparecer com roupas confortáveis, que permitam facilidade de movimentos).

Horário da Seleção: 08h

Resultado: 28/01/09

Início das aulas: 07/02/09

8) Teatro em espaços alternativos

Descrição: Experimentação de processos de criação de linguagem a partir da exploração da cena teatral em sua relação com o espaço.

Carga horária: 60 horas

Nº de vagas: 25

Aulas: Sábado

Horário das aulas: 09h às 12h

Pré-requisito: a partir de 15 anos, com ou sem experiência em teatro

Data da Seleção: 17/01/09

Critério de Seleção: Entrevita e curriculum

Horário da Seleção: 10h

Resultado: 28/01/09

Início das aulas: 07/02/09

09) Teatro-Dança

Descrição: Sistema da dança para cena: compreensão dos mecanismos conceituais e técnicos da linguagem do teatro-dança.

Carga horária: 40 horas

Nº de vagas: 30

Aulas: Sábado

Horário das aulas: 10h às 12h

Pré-requisito: idade a partir de 16 anos, apresentar no mínimo 40 horas de oficina na área do teatro ou ser componente de algum grupo teatral.

Data da Seleção: 17/01/09 (comparecer com roupas confortáveis, que permitam facilidade de movimentos).

Horário da Seleção: 10h

Resultado: 28/01/09

Início das aulas: 07/02/09

10) O Ator e a Máscara

Descrição: Jogos corporais através de máscaras: larvária, abstrata e criação de personagens.

Carga horária: 40 horas

Nº de vagas: 15

Aulas: sexta-feira

Horário das aulas: 18:50h às 20:20h

Pré-requisito: A partir de 16 anos , apresentar no mínimo 40 horas de oficina na área do teatro ou ser componente de algum grupo teatral.

Data da Seleção: 16/01/09

Critério de Seleção: Entrevista

Horário da Seleção: 19h

Resultado: 28/01/09

Início das aulas: 06/02/09

11) Confecção de Máscaras

Descrição: Elaboração e confecção de máscaras para teatro e decoração, através de papietagem, colagem e outras técnicas com materiais diversos.

Carga horária: 40 horas

Nº de vagas: 15

Aulas: Sexta-feira

Horário das aulas: 20:30h às 22h

Pré-requisito: A partir de 16 anos.

Data da Seleção: 16/01/09

Critério de Seleção: Curriculum

Horário da Seleção: Análise do curriculum

Resultado: 28/01/09

Início das aulas: 06/02/09

12) Dança para o Teatro

Descrição: A dança e expressão corporal para o ator em cena. A movimentação do ator para a personagem. A expressão corporal da personagem. O teatro do movimento.

Carga horária: 30 horas

Nº de vagas: 15

Aulas: Terça-feira

Horário das aulas: 18:50h às 20:20h

Pré-requisito: A partir de 18 anos, com experiência em teatro (para atores e atrizes).

Data da Seleção: 20/01/09 (comparecer com roupas confortáveis, que permitam facilidade de movimentos).

Horário da Seleção: 19h

Resultado: 28/01/09

Início das aulas: 06/02/09

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM TEATRO - 1º ANO

Descrição: Proposta de curso na área de teatro, visando a formação do artista, na função de ator/atriz, para o exercício da profissão, conforme definições contidas na Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, regulamentada pelo Decreto nº 82.385, de 05 de outubro de 1978, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de artistas e técnicos em espetáculos de diversões.

Nº de vagas: 30

Aulas: 2ª a 6ªfeira

Horário das aulas: 19h às 22h

Pré-requisito – Idade a partir de 16 anos

Ter no mínimo 60 horas de oficina de teatro

Ter concluído ou estar cursando o nível médio

Datas da Seleção: 19/01/09 (prova escrita) – eliminatória

22/01/09 (improvisação e interpretação)

23/01/09 (entrevista)

Critério de Seleção: Para prova escrita, o candidato deverá ter lido O QUE É O TEATRO, de Fernando Peixoto.

Para a prova de interpretação, o candidato deverá preparar uma cena de aproximadamente 3 minutos, extraída de uma das seguintes peças:

- O PAGADOR DE PROMESSAS (Dias Gomes)

- GOTA D’ÁGUA (Chico Buarque)

- CASAMENTO SUSPEITOSO (Ariano Suassuna)

- A PENA E A LEI (Ariano Suassuna)

- JUDAS EM SÁBADO DE ALELUIA (Martins Pena).

OBSERVAÇÕES:

● O candidato que preferir poderá escolher outro autor brasileiro, desde que seja um texto de dramaturgia.

● Não serão aceitas adaptações de obras literárias.

● Comparecer com roupas confortáveis, que permitam facilidade de movimentos, no dia da prova de improvisação e interpretação.

Horários: Sempre às 19h

Resultado: 21/01/09 (quarta-feira) (prova escrita)

28/01/09 (quarta-feira) (resultado geral)

Início das aulas: 02/02/09 (segunda-feira)