Google Website Translator Gadget

domingo, 25 de janeiro de 2009

Oficina de Teatro de Rua da Cia. Folgazões – em fevereiro

Sempre tenho de ser muito grato àqueles que confiam no blog para divulgação de seus trabalhos e cursos que desenvolvem. Em Janeiro a Cia. Folgazões veio até mim para a divulgação da Oficina de Teatro de Rua que estavam administrando em suasede, no Centro de Vitória – ES. E a oficina retorna em fevereiro de 2009. As inscrições já começaram e terminam dia 30/01/2009 (sexta-feira). É uma grande oportunidade de aprender com um dos grandes grupos de teatro de rua da capital (o outro, com certeza, é o Grupo Z de Teatro). Se gue abaixo as informações passadas a mim por um dos coordenadores do curso, Wyller Villaças, com seu breve currículo:

Oficina de teatro de Rua

Período de realização: 02 a 07 de FEVEREIRO

Horário: 19:00 as 22:00

Inscrições: 17 a 30 de janeiro

Valor do investimento: 60 reais

Local de realização: Sede da Companhia Folgazões.

Endereço: Rua professor Baltazar, 152, Centro, Vitória – ES.

Telefone: 3322 7391/ 88275352

Procedimentos para inscrição:

1- Os Interessados deverão encaminhar e-mail para osfolgazoes@hotmai.com solicitando a ficha de inscrição;

2- Preenche-la e encaminhar para osfolgazoes@hotmail.com;

3- Pagar o valor referente ao investimento até o dia 2 de fevereiro.


Sobre a oficina:

A oficina tem como proposta apresentar conceitos e princípios básicos sobre arte de ator e sobre o teatro não destinado aos edifícios teatrais. E, principalmente, proporcionar uma vivência prática sobre o processo de criação elaboração e execução da realização teatral para “rua”.

Para isso a oficina foi pensada e fundamenta a partir de três eixos norteadores:

· A rua: 1) Espaço (palco) da diversidade e liberdade de encenação; 2) O distanciamento natural, espaço (palco) que revela; 3) Espaço (palco/platéia) da horizontalidade (atores e público em um mesmo plano).

· O ator: 1) O treinamento físico e técnico para potencialização de sua prática na rua; 2) A capoeira e  suas possibilidades de utilização no treinamento corpóreo do ator; 3)  O ator em relação (jogo-criação-improvisação) com outro e com espaço físico que o cerca.

· A obra teatral: 1) Estrutura (aquecimento, cortejo, anunciação, drama, chapéu, despedida), 1.1) Sonoplastia (música e efeitos sonoros), 1.2) Figurino (processo da criação a elaboração), 1.3) O texto (pronto ou criação original); 2) A capoeira e seu paralelo com o teatro de rua (roda x cena, axé x energia, ataque e defesa x ação e reação, jogo da capoeira x ritmo da ação, canto e música na roda x trilha sonora e o capoeira x o ator); 3) A montagem (Tema, criação/improvisação, seleção e definição do roteiro de ação, experimentação na rua e  avaliação, reorganização e ensaios).

Ministrante

wyller Wyller Villaças

Breve currículo

            Licenciado e Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2006.  Neste mesmo ano tornou-se professor efetivo da rede municipal de ensino de Serra, onde atua como professor de artes.

            Iniciou no teatro em 1996. Dos espetáculos que participou como  ator destacam-se: “Galileu o Herege”, direção e adaptação livre de Angélica Barreto da obra de Bertolt Brecht, “As Troianas um Exercício Trágico” direção e adaptação livre de Robson de Paula da obra de Eurípides. No Teatro infantil destaque para peça “O Flautista de Hamelim” da Cia. de Teatro Campaneli. No teatro de rua destacam-se as peças o “Auto de Frei Pedro Palácios” direção de Paulo de Paula, produção do grupo Sol da Terra e o espetáculo “E eu com Isso?” da Cem Cia. de Teatro/ Proex/UFES, obra de Fábio Santana e direção de Edson Nascimento.

Dos festivais que participou destacam-se Festival da Diversidade Cultural nas cidades de: Hareid, Horaid e Aalessund, na Noruega. Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória - ES e da Bienal Nacional dos Estudantes em São Paulo – SP.

Das oficinas e Workshops realizados destaque para: O Ator na Rua com  Ricardo Pucceti do Lume Teatro, “Teatro de Rua” com Eduardo Moreira do Grupo Galpão, “Teatro de Rua” com Lindolfo Amaral do grupo Imbuaça, “O ator e a Mascara” com Esio Magalhães do Barracão Teatro, “Mímica Total” com Luis Louis, “Teatro  Gestual” com Cia. Dos à Deux e o  projeto de extensão em teatro “Contos, Estórias e Mentiras” na UFES.

            Esses mais dez anos de profissão e as experiência vivenciadas em grupos, peças infantis e adultas, oficinas e festivais foram essenciais para as bases de uma fundamentação na arte de ator.

            Em 2006 ingressa na Companhia Folgazões de Artes Cênicas, aonde atualmente vem exercitando e aprofundando sua prática, por meio dos espetáculos de repertório da companhia (“Cantantes e Brincantes” e “O Pastelão e Torta”) e pelas pesquisas desenvolvidas focadas no treinamento de ator, teatro de rua, na arte do palhaço e na relação destas com as práticas culturais tradicionais brasileiras, como: as danças, festas, músicas e em especial a capoeira.

Saudações teatrais!

Wyller Villaças

Nenhum comentário: