Google Website Translator Gadget

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Circulação Cultural da SECULT – 05 a 08/11/2009

circulaçãocultural01-1109 O projeto da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), Circulação Cultural já começou tem algumas semanas, com shows musicais e peças teatrais. No mês passado cheguei até a publicar sobre o solo cênico “Cárcere” no Teatro Municipal de Vila Velha – ES, aonde também ocorreu o lançamento do livro com o mesmo nome da peça, escrito a quatro mãos pelo ator Vinicius Piedade e o dramaturgo Saulo Ribeiro. A peça – e o livro – são baseados em relatos que Saulo Ribeiro conviveu quando foi professor nos presídios do Espírito Santo. O monólogo estará em cartaz na Casa da Cultura de Barra de São Francisco – ES no dia 06/11/2009 (sexta-feira), as 20:00, e no Centro Cultural Casarão, em Nova Venécia – ES, também as 20:00. A entrada para a peça é gratuita e você poderá adquirir seu ingresso no local.

Já “O Figurante Invísivel”, peça teatral do Grupo Quintal, nos trás o ensaio de uma peça teatral que recebe um ator aposentado. Devido seus problemas de elenco, este ator, extenso conhecedor de textos teatrais, os ajuda com os ensaios. Para mim, esta peça teatral é uma verdadeira homenagem ao ator Ednardo Pinheiro, mas ela vai mais além, fazendo o diretor, que é interpretado pelo ator José Augusto Loureiro, relembrar do seu passado, durante o Regime Militar. Ela estará em cartaz no dia 05/11/2009 (quinta-feira), no Teatro Municipal de Viana, as 20:00, e no dia 06/11/2009 (sexta-feira), no Teatro Municipal de Vila Velha, as 20:00. Em ambos os espaços cênicos, a entrada é franca.

E o Grupo de Teatro Rerigtiba leva aos palcos a comédia “Cabral, a esquadra se deu Mal!”, que conta a história do descobrimento através do fiel escudeiro de Cabral, Joaquim (personagem fictício). Este grupo de Anchieta-ES estará no Teatro Municipal de Montanha, em Montanha – ES, no dia 07/11/2009 (sábado), as 20:00 e no Teatro Marista, em Colatina – ES, no dia 08/11/2009 (domingo), as 19:00. Como os outros dois trabalhos cênicos, este também tem entrada gratuita.

Abaixo seguem os serviços e as sinopses dos trabalhos. Bom espetáculo para todos!

O FIGURANTE INVISIVEL

figurante A tragédia grega Antígona, de Sófocles, é o tema central gerador do contexto em que se passa a peça O Figurante Invisível. Um diretor ensaia uma atriz substituta para o papel de Antígona, em situação de grande dificuldade, com apenas um ator e um iluminador para ajudá-los com os ensaios, quando recebem a visita de um velho ator desiludido com a vida difícil nesse universo do ‘fazer teatral’ no nosso país. A presença desse personagem leva a evoluções pela tragédia Antígona, e arquétipos paralelos em cenas que remetem à ditadura militar, à produção teatral no período e às conseqüências sobre o humano resultante da militância e resistência política-artística. Antígona está presente em cenas de sua versão original, nas batalhas diárias do fazer artístico no país, nas lutas democráticas, nas relações pessoais e confrontos com a realidade cotidiana de ser artista no Brasil.

O Figurante Invisível é de autoria de Romário Borelli, tem direção de Telma Smith, produção de Miriam Gonçalves, no elenco Colette Dantas, Ednardo Pinheiro, Higor Campagnaro e José Augusto Loureiro, iluminação de Fabio Prieto, cenografia de José Augusto Loureiro, figurinos de Luisa Fardin, operação de luz e figuração de William Zane.

Locais e datas:

Teatro Municipal de Viana - ES

Dia: 05 de novembro

Teatro Municipal de Vila Velha – ES

Dia: 06 de novembro

Horário: 20h

Duração: 1:15

Lotação do teatro: 60 lugares

Recomendado para maiores de 16 anos

Entrada franca (dentro do projeto Circulação Cultural da SECULT)

Cárcere, solo de Vinícius Piedade com texto de Saulo Ribeiro.

Uma reflexão sobre o real valor da liberdade

cartaz-CARCERE[4] O espetáculo teatral Cárcere, solo do paulista Vinícius Piedade, com texto do capixaba Saulo Ribeiro, chega a Vitória depois de ser recebido com sucesso de público e crítica em diversos estados da federação. A peça estreou em 2008 no Centro Cultural São Paulo, entrando logo depois em tournée nacional.

O solo conta a história de um pianista autodidata tenta ganhar a vida tocando seu piano-jazz nos bares da cidade. Sua inspiração é Thelonious Monk. Mas viver de sua arte é complicado. E ele tenta, tenta e tenta, chegando a tocar de domingo a domingo. Vendo que ele tem contato com muita gente em muitos bares, um conhecido lhe oferece um bico pra ajudar na sua renda ao menos enquanto o trabalho com piano não lhe sustenta. Ele topa. Mas antes que consiga viver da sua arte, acaba preso por tráfico de drogas em flagrante.

Na cadeia o pianista ganha o apelido de Ovo, e por não pertencer a nenhuma facção, os outros presos o ameaçam. A direção do presídio isola Ovo na ala do Seguro, e apóia alguns de seus projetos, na esperança de vendê-lo futuramente para a imprensa como “marginal recuperado pelo sistema prisional”. Isso só aumenta o ódio dos presos, mas Ovo não se preocupa, pois está no Seguro. Somente uma rebelião na cadeia faria os outros presos invadirem a sua ala.

Ele passa os dias na esperança de voltar a respirar o ar da liberdade e tocar seu piano. Até o dia em que descobre a iminência de uma rebelião. É aqui que começa a peça Cárcere. O presidiário/pianista Ovo passa a viver em ritmo de contagem regressiva para o abismo e suas expectativas, impressões, reflexões e sensações são expressadas num diário que o ator leva para o palco.

***

Cárcere, Solo de Vinícius Piedade com texto de Saulo Ribeiro. O cotidiano de um preso em contagem regressiva para uma rebelião em que ele sabe que será refém.

QUEM SOMOS NÓS

Saulo Ribeiro é escritor e dramaturgo. Sua formação é em História, sendo especialista em violência e criminologia. Possui grande experiência em relação ao sistema carcerário. Foi professor em escola prisional, jurado de concursos literários para reeducandos e, atualmente, coordena os projetos de execução penal da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo.

Vinícus Piedade, é ator, diretor de teatro e escritor. Dirigiu e atuou nos espetáculos Carta de um pirata, Indizível e Cárcere, entre outras peças. Participou do Projeto Solos do Brasil Coordenado por Denise Stoklos, aprofundando estudo sobre as técnicas do Teatro Essencial. Também estudou DireçãoTeatral com Antônio Abujamra e Gianni Ratto.
Carta de um pirata, uma de suas peças, foi apresentada no ano de 2007 em quatro presídios capixabas.

Locais e datas

Casa da Cultura – Barra de São Francisco - ES

Dia: 06 de novembro

Centro Cultural Casarão – Nova Venécia – ES

Dia: 07 de novembro

Horário: 20h

Entrada franca (dentro do Projeto Circulação Cultural da SECULT)

 

Cabral, a esquadra se deu Mal!

“Cabral, a esquadra se deu mal!” é uma comédia que conta a história do descobrimento do Brasil e de seu descobridor pelos olhos de Joaquim, o fiel escudeiro de Cabral, personagem fictício que acompanha o intrépido navegador português nesta divertida viagem.

Se você acha que já sabia tudo sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, ainda não viu nada! Acompanhe Cabral e seu fiel escudeiro nessa aventura.

O texto é uma sátira bem humorada que explora o tema do “Descobrimento do Brasil” sob o ponto de vista “a terra já era habitada”, texto do autor paulista João Guerreyro Junior, com direção e produção de Telma Amaral, “Cabral, a esquadra se deu mal!” tem Edson Vando no papel de Cabral e Herminio Vasco como Joaquim.

Locais e datas

Teatro Municipal de Montanha – ES

Dia: 07 de novembro

Horário: 20h

Teatro Marista – Colatina – ES

Dia: 08 de novembro

Horário: 20h

Entrada franca (dentro do Projeto Circulação Cultural da SECULT)

Vale lembrar que a peça teatral “Cárcere” e o ator Ednardo Pinheiro estão concorrendo ao Prêmio Omelete Marginal 2009, nas categorias ligadas ao teatro, então se quiser votar, cadastre-se e vote!

Nenhum comentário: