Google Website Translator Gadget

terça-feira, 8 de setembro de 2009

“Doutor Faustus liga a luz” na FAFI

fafi-sesces Como todos sabem, quando o SESC monta na Escola de Teatro e Dança FAFI seus cursos, o resultado são leituras dramáticas. Desta vez o trabalho de leitura dramática vem como resultado do SESC Dramaturgia: Leituras em Cena – Oficina: “Avião de Papel: A palavra sonora na dramaturgia” que teve como instrutor, o diretor Daniel Belquer. O curso aconteceu entre os dias 03 e 05 de agosto de 2009, na FAFI, aonde foi trabalhado o texto que será montado nesta leitura dramática  leitura-dramatica1“Doutor Faustus Liga a luz” (no original “Doctor Faustus Lights the Lights”) de Gertrude Stein (1874-1946) com tradução de Fabio Fonseca de Melo e revisão do próprio instrutor da oficina.

Os selecionados para a oficina foram colocados aqui no blog, mas de todos, ficaram no elenco somente Allan Moscon, Berenice Pahins, Chai Rodrigues, Fernanda Antônia, Lutz Rocha e Max Goldner, sob direção de Chai Rodrigues. Abaixo um release mandado pela atriz e diretora para mim (Obrigado, Chai!). Bom espetáculo para todos!

LEITURA DRAMÁTICA DOUTOR FAUSTUS LIGA A LUZ ESTREIA NESTE FIM DE SEMANA

leitura-dramatica2 Projeto SESC DRAMATURGIA: LEITURA EM CENA E ESCOLA DE TEATRO E DANÇA FAFI apresentam leitura dramática fruto da oficina “Avião de papel” dias 12 e 13 de setembro.

Esta “leitura em cena” que agora se apresenta, Doutor Faustus liga a luz, de Gertrude Stein, é resultado da parceira entre o SESC – ES e a Escola de teatro e dança FAFI, na oficina “Avião de Papel: a palavra sonora na dramaturgia”, ministrada pelo diretor teatral e musical, designer sonoro e sonoplasta, Daniel Belquer.

Doutor Faustus liga a luz (“Doctor Faustus Lights the Lights”), com tradução de Fábio Fonseca de Melo e revisão de Daniel Belquer, nasceu originalmente como um libreto de ópera. Nesta mefistofélica “opereta”, de Gertrude Stein, Doutor Faustus vende sua alma ao diabo em troca da invenção da luz elétrica, uma metáfora do conhecimento e da tecnologia do mundo atual.

A obra trata-se de uma narrativa dramática da famosa lenda de Fausto, baseada no médico, mágico e alquimista alemão Dr. Johannes Georg Faust (1480 - 1540). Um homem das ciências que, ao se desiludir com o conhecimento do seu tempo, faz um pacto com o diabo (Mefistófeles), que lhe insufla a paixão pela técnica e pelo progresso. O mito de Fausto que há cinco séculos perpassa a literatura ocidental, teve muitas versões, sendo que as mais conhecidas são as peças do dramaturgo inglês Christopher Marlowe (1563-1593) e do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749 - 1832).

Completando onze anos de itinerância, o projeto nacional “SESC DRAMATURGIA: LEITURA EM CENA”, estabelece cada vez mais o texto dramático como elemento de grande importância nas artes cênicas. Uma certa maneira de utilizar da palavra para que se possa compreender que ela também se afirma no espaço das entrelinhas, um dizer que se cala para ocupar um espaço dando voz ao vazio que o tempo ocupa. Trata-se também de um resgate a grandes obras que dificilmente são montadas e uma prática que propicia o encontro entre iniciados e iniciantes no exercício da carpintaria teatral. Assim, contribui tanto para a formação de platéia quanto para o aprimoramento e intercâmbio entre profissionais da área.

Gertrude Stein, escritora, poeta e feminista americana, nasceu aos 3 de fevereiro de 1874, em Pittsburg, EUA, e faleceu em 27 de julho de 1946, em Paris, França. Vivendo em Paris, fez parte da vanguarda das três primeiras décadas do século vinte, convivendo com Picasso, Braque, Derain, Pound, Hemingway, Joyce, Nijinski, Cocteau, Apollinaire, Matisse, Gris e tantos outros.

“Quando estão sozinhos querem estar acompanhados, e quando estão acompanhados querem estar sozinhos. Isso faz parte de ser humano”. Gertrude Stein

SERVIÇO

Leitura Dramática DOUTOR FAUTUS LIGA A LUZ

Apresentações: 12 e 13 de setembro

Horário: 19H

Local: Escola de Teatro e Dança FAFI – Av. Jerônimo Monteiro – Centro – Vitória

Entrada franca

ELENCO

Allan Moscon

Berenice Pahins
Chai Rodrigues

Fernanda Antônia

Lutz Rocha

Max Goldner

DIREÇÃO

Chai Rodriguesleitura-dramatica3

Nenhum comentário: