Google Website Translator Gadget

sábado, 19 de setembro de 2009

I Aldeia SESC “José de Anchieta” inicia inscrições

aldeia-sesc-logo É isso mesmo, neste sábado (19/09/2009), o Festival de artes cênicas, I Aldeia SESC “José de Anchieta”, abriu as inscrições para as oficinas que acontecerão no decorrer das apresentações teatrais. As oficinas acontecerão na Escola de Teatro e Dança FAFI, nas sedes da Companhia Folgazões e do Grupo Vira-Lata. Os interessados poderão estar enviando a Ficha de Inscrição pelo e-mail: culturasesces@hotmail.com e/ou entregando na Secretaria da FAFI. As inscrições irão até o dia 23/09/2009 (quarta-feira) e o resultado sairá três dias depois, ficando expostos na FAFI e no site do SESC-ES (espero colocar aqui também).

As oficinas do Aldeia SESC começarão no dia 28/09/2009 (segunda-feira) e terão quatro horas de duração (das 08:00 as 12:00), com exceção da Oficina de Cenografia, que terá nove horas de duração (08:00 as 17:00) e acontecerá no Centro de Artes da UFES. As inscrições são gratuitas, então os interessados não devem perder tempo.

As oficinas serão as seguintes:

  • OFICINA DE MÁSCARAS BALINESAS

Público alvo: Atores, Diretores e estudantes da área

Número de vagas: 21 alunos

Ementa: O ator e seu “métier”: Como deve o ator contemporâneo preparar-se para o processo de criação. O ator no papel principal da criação: seu engajamento, sua responsabilidade, a disciplina e sua atitude face à construção do personagem. O ator e as máscaras: A arte do ator em renunciar a si mesmo e receber o outro. Como transpor-se para o corpo do outro. As máscaras que exigem um corpo e uma voz que não é a do próprio ator. O exercício da imaginação. Imaginar através do outro, no caso das máscaras. O jogo do ator: A busca do sentido épico no jogo do ator. O encontro da palavra e da ação o re-dimensionamento da arte de representar. O ator e a cena: O que de fato merece estar sob as luzes da ribalta? O sentido de teatralidade que orienta os processos de criação coletiva do Théâtre du Soleil. A arte da transposição. A música a serviço da cena. O ator a serviço da criação. O ator e Música: A composição para a cena teatral. Criação da música junto com a criação da cena. A música como elemento da contra cena. A escuta o desenvolvimento do ritmo.

Materiais necessários ao aluno: roupa preta confortável para trabalho meia calça preta (pode ser velha é para usar na cabeça) instrumentos musicais (quem tiver) pedaços de figurinos e tecidos, saias, coletes, etc.

Local das aulas: Sede da Companhia Folgazões de Teatro (Rua Professor Baltazar, 152, Cidade Alta)

Orientadora: Fabianna de Mello e Souza

Breve Currículo: Fabianna integrou, entre 1997 e 2005, a companhia francesa do Théâtre du Soleil dirigida por Ariane Mnouchkine, tendo participado como atriz das temporadas na Cartoucherie, em Paris, e de excursões da companhia à Rússia (Moscou) em 1998, ao Japão, Coréia, Austrália, Bélgica, Suíça e Canadá em 2001, à Itália e à Alemanha em 2004, à Austrália, aos Estados Unidos (Nova York) e de novo à Alemanha em 2005. Em 2003 apresentou-se com o Théâtre du Soleil no Festival de Avignon, no sul da França. Em 1999, realizou viagens de estudos ao Japão e a Taiwan, onde pesquisou as tradições do teatro japonês e a arte das marionetes chinesas. Em 2005 iniciou-se com o mestre Djmat nas artes do teatro Topeng de máscaras balinesas na Indonésia e estudou o estilo Kendy de dança em Colombo (Sri Lanka).

  • OFICINA DE MÚSICA PARA ATORES

Público alvo: Atores e estudantes da área, músicos interessados em trabalhar com teatro

Número de vagas: 20

Ementa: Experiências com a música como suporte à cena. Harmonização do corpo e da voz teatrais com acompanhamento rítmico e melódico. Colocação do aluno em situação de jogo com a música estando ele no posto de músico ou de ator. Familiarização com instrumentos musicais e seus timbres como elementos da composição cênica.

Materiais necessários ao aluno: instrumentos musicais de qualquer tipo (percussão, cordas ou sopro), em qualquer estado de conservação, mesmo sendo de brinquedo.

Local das aulas: Sede do Grupo Vira-Lata (Salão dos Vicentinos, ao lado da Catedral de Vitória, Cidade Alta)

Orientador: Carlos Bernardo

Breve Currículo: Carlos Bernardo é professor, músico e compositor, iniciou a carreira em Vitória [ES], onde participou das bandas Tribal, Vozzmania, Confusion Jazz Co. entre outras. Atualmente é responsável pela criação, interpretação e direção musical da companhia carioca Amok Teatro. Carlos Bernardo ingressou no Teatro du Soleil em 1999, onde foi o assistente por quatro anos de Jean-Jacques Lemêtre, ocasião em que realizou turnê mundial com o espetáculo Tambours sur la Digue, de 1999 a 2002. Sua formação em música de teatro se iniciou neste período e desde então o trabalho musical com a cena teatral passou a ser sua ocupação principal.

  • CORPO PLURAL – ritmos e danças

Público alvo: Atores, bailarinos e estudantes das áreas

Número de vagas: 30 alunos

Ementa: Da consciência corporal à descoberta do gesto e fluidez da dança. As matrizes rítmicas brasileiras como estratégias para a investigação de uma dança com marcas pessoais. Percepção do espaço-tempo, formas e ritmos. Leveza e alegria dialogam com força, resistência e espontaneidade através de técnicas de alongamento, improvisação e dança contemporânea.

Materiais necessários ao aluno: traje apropriado para exercícios físicos.

Local das aulas: Escola de Teatro e Dança FAFI

Orientador: Vera Lopes

Breve Currículo: Vera Lopes é formada na Escola de Danças Clássicas Maria Olenewa - RJ e na Escola de Educação Física - UFRJ. Cursou teatro na FEFIERJ/UNI-Rio. Estudou dança afro-brasileira com Mercedes Batista e dança contemporânea com Klauss Vianna, Gerry Maretzki, Bill Groves, Rob Esposito e Graciela Figueroa. Foi diretora artística e coreógrafa do Défilè (desfile de rua) da Xª Bienal de Dança de Lyon / 2002. Atualmente é professora de Dança e Expressão Corporal da Escola de Teatro Estadual Martins Pena e integrante do Núcleo de Estudos Etnico-Raciais - NEERA/FAETEC.

  • PROCESSO DE CRIAÇÃO DE FIGURINOS

Público alvo: Pessoas interessadas em Figurinos, a partir de 15 anos, com bom exercício da leitura.

Número de vagas: 30 alunos

Ementa: Conhecimentos básicos a respeito da história do vestuário; etapas do processo criativo para figurino. Desenvolvimento de conceito a partir da temática de um poema previamente escolhido. Realização em papel de saias e camisetas básicas que contenham os fundamentos do conceito desenvolvido na etapa anterior. Apreensão das diferentes possibilidades criativas, realizadas a partir de uma mesma temática, através de uma exposição, em sala de aula, das peças realizadas no processo anterior.

Materiais necessários ao aluno: 10 folhas de papel seda (se possível branco); 10 folhas de papel cartão nas cores verde, amarelo, azul, vermelho e preto; lápis, caderno, borracha e jornais para corte.

Local das aulas: Escola de Teatro e Dança FAFI

Orientadora: Regilian Deusamar

Breve Currículo: Regilan formou-se em Artes Cênicas, com Licenciatura Plena em Teatro-Educação pela Universidade do Rio de Janeiro - Unirio, em 2000. Lanr, como é conhecida, cursou Estilismo em Confecção Industrial no SENAI CETIQT, e Design Têxtil, no qual especializou-se em Malharia. Regilian confere teatralidade aos seus projetos em tecimento jacquard, bem como nos seus demais trabalhos têxteis como estamparia e tecelagem artesanal. Em seus tecidos exclusivos, a artista opta por criar coleções do vestuário masculino e feminino, abordando história e cultura brasileira. Quando se trata de tecer malha, a artista conta com malharias em Petrópolis, onde entrega seu projeto para que possa ser efetuado o tecimento. Foi finalista do Concurso Moda Mundi no Shopping Cittá América, Rio de Janeiro. Seu Projeto de Figurino para a peça Anjo Negro, de Nelson Rodrigues, foi selecionado pelo júri da Exposição Brasileira de Cenografia e Figurinos: O Universo de Nelson Rodrigues, para ser apresentado na Seção de Estudantes do Brasil na Quadrienal de Praga. Atualmente, Regilan está cursando cenografia na Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO.

  • OFICINA BÁSICA DE CENOGRAFIA: da observação à cena

Público alvo: Pessoas interessadas em Cenografia, com conhecimentos básicos de representação gráfica e escala; Profissionais e Estudantes de Artes, Arquitetura, Design, e Comunicação.

Número de vagas: 30 alunos

Ementa: Noções básicas de representação gráfica e elementos arquitetônicos para a construção de um projeto cenográfico em que estética e conceito sejam adequados ao espetáculo teatral.

Materiais necessários ao aluno: materiais de desenho (lápis, borracha, papéis, esquadros, escala...), tesoura e cartolina dupla face preta.

Local das aulas: CEMUNI IV – Centro de Artes da UFES

Dia e horário: 29/09/09 das 8:00 às 17:00

Orientador: Jorge Bweres

Breve Currículo: arquiteto, urbanista, diretor de teatro e cenógrafo, membro do Grupo Lavoura, da Paraíba, atualmente participa com o espetáculo Diário de um Louco do Palco Giratório do SESC.

Nenhum comentário: