Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 27 de março de 2013

Grupo Estripolia oferece oficina de iniciação a "palhaçaria"

Hoje (27/03/2013), além de Dia Mundial do Teatro, é também o Dia Nacional do Circo, sendo assim, o Brasil todo comemora o dia da alegria do picadeiro. E nada mais legal do que o Grupo Estripolia abrir um workshop de iniciação a "palhaçaria".
A oficina será ministrada pelo ator, arte-educador e palhaço Edson "Ressaca" Nascimento nos dias 06, 07, 13 e 14 de abril de 2013 (sábados e domingos, respectivamente), de 09h00 as 17h00, com custo de R$ 100,00 (cem reais). Abaixo seguem mais detalhes para que estiver interessado nesta oficina que, com certeza, vai valer a pena! Bom aprendizado para todos!

Introdução
A arte do palhaço já não está mais restrita apenas às pessoas que são de família de circo, ou que possuem uma tradição circense. Hoje, todos têm a possibilidade de criar o seu próprio palhaço, afinal, os palhaços não nascem prontos. Por isso, é preciso dar o primeiro passo, o primeiro tropeço, o primeiro tombo! E assim, permitir-se, ao riso, ao ridículo, ao ingênuo, e despertar o lado cômico, presente em todo ser humano, mas que é muitas vezes bloqueado pela ‘pressão’ da vida moderna. Neste workshop de iniciação à palhaçaria, a ideia é resgatar a cultura do palhaço, e desenvolver um novo olhar a partir dessa forma mais alegre de ver e sentir o mundo. Esta oficina é indicada a qualquer pessoa que queira exercitar a “arte do perdedor”, através de muitas gargalhadas e brincadeiras.

Conteúdo programático

Conceito de palhaço, clown, mímica e pantomima. Malabarismo básico. Dinâmicas. Acrobacias básicas. Tapas, chutes, pegadas e carregadas cômicas. Gags: caminhadas, quedas/cascatas cômicas. Números tradicionais de palhaço. Criação de números em grupos e solo. Maquiagem cômica. Ação-reação (tempo cômico).

Local: Oficina Artes de Vitória
Rua Constante Sodré, 342 – Santa Lúcia (Em frente a Clínica Soccor / Próximo ao Centro de Convenções de Vitória). Telefones para contato: (27) 9992-6670 (vivo), (27) 8114-7030 (tim).

Datas: 06, 07, 13 e 14 de abril;
Horários:
06/04 – 9h às 17h
07/04 – 9h às 17h
13/04 – 9h às 17h
14/04 – 9h às 17h

Sábado e domingo com 1h para almoço.
20h de oficina. 4h não presenciais para pesquisa.

Investimento: R$100,00 (por pessoa)
                                   Banco do Brasil
                                   Agência: 3195-X
                                   Conta: 15386-9

Vagas: 16

Faixa etária: A partir de 16 anos;

OBS: As inscrições deverão ser feitas através do e-mail: grupoestripolia@gmail.com.
Ou na Oficina Artes de Vitória. No ato da inscrição, o candidato deverá pagar 50% do valor total do investimento e os outros 50% no primeiro dia da oficina.

*Em caso de desistência, só será devolvido o valor, se for comunicado com 72 horas de antecedência do início da oficina. Caso contrário, não haverá reembolso.

Instrutor

EDSON NASCIMENTO: Filho de mãe circense e irmã atriz, desde criança entra no universo artístico ao brincar entre corredores dos teatros cariocas.  Seu trabalho como ator inicia-se, com espetáculos infantis passando pela “loucura” de Antonin Artaud, as máscaras de Jaque Leccoq, ao Teatro de Rua, a pesquisa da cultura popular e o Teatro de Bonecos. Como pesquisador participou dos cursos e oficinas na Escola Nacional de Circo/RJ e Central do Circo/SP. Oficina de Clownaria Clássica com Leris Colobaioni (Mestre Italiano),  Oficina A nobre arte do palhaço com Marcio Libar. Oficina O jogo como técnica com João Carlos Artigos (Teatro de anônimo). Oficina Mímica total e Teatro Físico com Luis Louis. No exterior, participou do Encontro Popular Latino Americano de Teatro em Santiago/Chile. Na Noruega participou do workshop para arte-educadores ministrado pelo Professor Doutor Lennart Winnberg, participou do Festival Les Arts Dinent à L'Huile na Cidade de Duarnenez/França com o Espetáculo Palhaçando. Atualmente ministra oficinas de circo e teatro e distribui gargalhadas com seu palhaço “Ressaca”.


Mais Informações:
Edson Nascimento

Nenhum comentário: