Google Website Translator Gadget

terça-feira, 12 de março de 2013

Palco Giratório 2013: Peça "Simba, O Marujo" se apresenta no Theatro Carlos Gomes

Desde que o SESC Espírito Santo começou a investir na cultura do estado, muitos trabalhos de outras partes do Brasil têm vindo abrilhantar nossos palcos, seja na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi ou seja no Theatro Carlos Gomes, e em geral esses trabalhos vêm no Projeto Palco Giratório.
O projeto inicia 2013 no estado com a apresentação da Trupe de Truões (MG) que traz uma versão animada em teatro de sombras do personagem Simba o Marujo. As apresentações acontecerão nos dias 15/03/2013 (sexta-feira), as 15h00, fechada para alunos da Secretaria Estadual de Educação (SEDU), e 16/03/2013 (sábado), as 17h00, para o público em geral. Ambas têm entrada franca. Abaixo segue as informações fornecidas a mim pela atriz e difusora cultural do SESC/ES Cultura Colette Dantas. Bom espetáculo para todos!

SIMBA, O MARUJO (MG)
PALCO GIRATÓRIO 2013
SERVIÇO:
Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Vitória/ES
Dia 15/03 às 15 horas (sessão pré-agendada para alunos da SEDU)
Dia 16/03 às 17 horas (sessão aberta ao público)
Classificação etária: Livre
Duração: 50min
ENTRADA FRANCA
SINOPSE DO ESPETÁCULO:
Simbá é um marujo que se alimenta de aventuras. Sua casa é o mar. Com sua perspicácia consegue se safar de diversas situações adversas, explora reinos fantásticos, enfrenta monstros e descobre novos horizontes. Ele enfrenta ilhas-peixe, aves e serpentes gigantescas, rituais macabros e elefantes inteligentes. Sua paixão pelas peripécias faz com que sua história adquira um tom ciclíco num eterno retorno ao mar.
O espetáculo utiliza-se do recurso do teatro de sombras para contar a história do marujo.
FICHA TÉCNICA:
Texto/concepção: Edson Rocha Braga
Direção: Paulo Merisio
Adaptação e trilha sonora: Trupe de Truões
Elenco:
Amanda Barbosa
Lais Batista
Maria de Maria
Ricardo Augusto
Ronan Vaz
Thiago Xavier Ferreira
Técnicos:
Wesley Melo
Amanda Aloysa
HISTÓRIO DO GRUPO/COMPANHIA:
A Trupe de Truões é fruto da união do diretor Paulo Merisio com um grupo de ex-alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia em 2002. 
No gênero infanto-juvenil apresenta Simbá, o marujo, contemplado com o prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro 2007, o espetáculo também foi premiado em seis categorias pelo 36º Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa/PR em 2008. Circulou por 13 cidades de São Paulo pela Mostra SESI de Teatro Infantil 2009 e participou de outros festivais do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil. Tem também em sua trajetória os espetáculos Os 7 Gatinhos, Rodrigueanas, Rapunzel, Ali Babá e os 40 Ladrões, Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, entre outros.
A Trupe se transformou em Associação Trupe de Truões: Instituto de Educação, Pesquisa, Arte, Cultura e Informação, que se consolida como um Ponto de Cultura em Uberlândia – MG, e mantém hoje uma sede chamada Ponto dos Truões, onde são realizadas atividades de pesquisa e criação artística do grupo e de outros artistas da cidade.

Nenhum comentário: