Google Website Translator Gadget

terça-feira, 5 de abril de 2011

Na Coxia: Uma Ordinária de bom gosto!

nelson-rodrigues Nelson Rodrigues, ao lado de vários outros, é um dos grandes monstros da dramaturgia brasileira. Suas peças, crônicas, contos, novelas, fazem parte até hoje do cotidiano dos palcos brasileiros, sendo encenadas, adaptadas, recontadas, reinventadas e – até mesmo – inspirando. E será nesta categoria que se encontra o novo trabalho do Grupo Teatro Empório, “A Ordinária”.

Dramaturgicamente falando, a peça foi escrita por Leandro Bacellar e Luana Eva, no intuito de homenagear o autor que ficou conhecido como “anjo pornográfico”.

CARTAZ_ORDINARIA_02 “A Ordinária” conta a história de Cecília e seus problemas com o casamento e a família. Seu marido não lhe dá mais atenção como ela deseja, por isso tem um caso com o melhor amigo dele. Sua irmã Nelma retorna de um tempo distante, revelando segredos há muito guardados e seu irmão Bernardo está para se casar, mas não deseja fazê-lo.

Do pouco que conheço o trabalho de Nelson Rodrigues, consegui ver inspiração advindas de muitas obras de Nelson Rodrigues, entre seus mais diversificados contos, crônicas e peças teatrais, mas sem plagiá-lo em nenhum momento.

ordinaria1 O espetáculo tem ainda direção conjunta de Leandro Bacellar com Vinicius Arneiro, diretor e ator carioca que ajudou o GTE nesta empreitada. A peça tem doses de drama, comédia, intriga e muitas certezas e incertezas que só são respondidas ao final do trabalho cênico.

Durante toda a peça pode-se ouvir o tango de Carlos Gardel, mesmo que não sejam suas obras a serem usadas durante o espetáculo.

ordinaria2 O trabalho cênico do espetáculo está no que já é muito conhecido do Grupo Teatro Empório, eles mesmo modelam a cena, desta vez com três portas que servem como passagens, como se mostrasse o interior da casa aonde Cecília mora com seu marido e seu irmão.

ordinaria4 Os trabalhos dos atores e atrizes em palco são outro destaque a parte, levantando louvores para o trabalho de Luana Eva (Cecília) e Nivia Carla (Nelma), que quando juntas ou mesmo com os outros atores, dão uma maravilhosa interpretação a suas personagens. Mas nem Thiara Pagani e nem Stace Mayka deixam a desejar nas suas interpretações. Thiara faz a noiva do irmão de Cecília e mostra que quando lhe é pedido para interpretar uma mulher interesseira, ela sabe como fazê-lo, e Stace Mayka chega a roubar cenas como a enfermeira da irmão de Cecília, Nelma. Seus momentos de rompantes são um pouco do alívio cômico do drama. Os atores também estão muito bem nos seus papéis: Leandro Bacellar interpreta Ernando, esposo de Cecília, cunhado de Nelma e Bernardinho. Ama a esposa, mas teme tocá-la e tem tantos segredos quantos todos dentro da trama. Diogo Reis faz Bernardo, irmão de Cecília e Nelma, que possui um diário que contém muitos segredos, podendo destruir a vida de vários ali dentro, Werlesson Grassi faz o melhor amigo de Ernando e amante de Cecília, demonstrando um enorme crescimento em seu trabalho cênico e Diego Carneiro faz o outro amante de Cecília e namorado da enfermeira de Nelma, fechando a trama, que tem um desenrolo bem interessante.

ordinaria3 “A Ordinária” ficou em cartaz dois dias (02 e 03/04/2011) no Teatro do Sesi e agora cumpre com o calendário de apresentações, viajando agora para o Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, nos dias 09 e 10 de abril de 2011 (sábado e domingo).

O Grupo Teatro Empório nos apresenta mais uma obra cênico-teatral de grande valor para os palcos do Espírito Santo, parabéns para todos eles! E que venham tantas outras mais.a ordinária teaser 02

Nenhum comentário: