O título é expressivo por si só, mas é para ressaltar que a I Andada Cultural do Espírito Santo – Rede Caranguejo aconteceu e com bastante sucesso.
Sério, sinto até uma inveja dos artistas capixabas que puderam participar deste movimento que buscou uma mobilização das mais diversificadas áreas da arte expressiva feita no estado com a intenção de sensibilizar nossos governos municipais e estadual para que adotem políticas de valorização da nossa cultura, que anda tão deixada de lado nos últimos anos.
Não digo que as Leis de Incentivo Culturais e os editais da cultura não sejam um incentivo, mas são temporários. As reivindicações que são feitas por este movimento vêm para que o artista de um modo generalizado possa ter direitos trabalhistas e mercado de trabalho para si, já que espaços como a Casa da Cultura (há muito extinta), não podem servir mais aos artistas, que precisam cada vez buscar espaços alternativos para poder ter seu trabalho divulgado.
Parabéns a Reginaldo Secundo por conseguir reunir esta gama de artistas, que iam desde grafiteiros a artistas performáticos. E parabéns a todos que participaram e que ajudaram a fazer deste movimento algo significativo, não sendo somente um protesto sem lógica e significado. A I Andada Cultural do Espírito Santo – Rede Caranguejo, é somente o primeiro passo deste movimento, e creio – e torço – que conseguirá cumprir o papel para o qual foi criado.
Abaixo algumas fotos da andada, que podem ser vistas no Facebook da jornalista Claudia Rangel, que saiu do Theatro Carlos Gomes, deu uma estacionada na frente da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória – ES (SEMC) e depois parou na frente do Palácio Anchieta, sede do governo do estado do Espírito Santo.
O Espírito Santo precisa de cultura, então que ele caminhe para frente e não fique retrocendendo!
Matéria publicada no site dos Sindipublicos no dia 26/04/2011:
6/04/2011 - Na busca do resgate da arte e da rica cultura capixaba
Na busca do resgate da arte e da rica cultura capixaba
Rede Caranguejo promove a 1ª andada cultural capixaba
Artistas capixabas realizaram hoje a 1ª Andada Cultural do Espírito Santo. A manifestação foi promovida pela Rede Caranguejo. A concentração ocorreu nas proximidades do teatro Carlos Gomes e reuniu representantes de todos os segmentos cultural e artísticos do universo capixaba. O ato, entre outros, além do abandono da arte e da cultura capixaba, destacam: o enfrentamento da classe no que tange a falta de espaços para apresentações; a desvalorização dos profissionais capixabas e a carência de público. A questão envolvendo o espaço, passa, segundo os artistas presentes ao manifesto, pela necessária regulamentação da Fafi, esquecida pelos gestores nesses últimos 10 anos.
A Rede Caranguejo, clama por ações urgentes de políticas públicas voltadas para valorização dos profissionais da área, e claro, de um envolvimento mais efetivo das gestões públicas para resgate e promoção da rica cultura capixaba. Cultura que se encontra em rito de funeral.
Um dos participantes, Waldo Motta exclamou à necessidade de incentivos para a estruturação efetiva da cultura capixaba, a qual há tempos se encontra a reboque da política “des-cultural” de eventos, ou propriamente nos editais, somente. Marcos Ortiz, também presente na manifestação destacou à necessidade de enraização da arte e da cultura nas periferias.
Após a concentração, os manifestantes realizaram a “andada cultural” pelas ruas do Centro de Vitória, realizando paradas de despertar cultural em frente da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Vitória; Palácio Anchieta e em frente a Galeria Homero Massena, nesse último, os artistas participantes deram destaque para o esvaziamento da galeria, fazendo uma alusão de como a arte e a cultura é tratada pela política capixaba. Em seguida, os manifestantes seguiram em direção ao Palácio da Fonte Grande, sede do governo do estado do Espírito Santo para encerramento da andada.
A primeira andada cultura foi consolidada, outras, segundo os organizadores estão em curso, e vão ser itinerantes, percorrendo nesse primeiro momento outros municípios que compõem a região metropolitana da Grande Vitória. Contudo, já há uma boa grade de programação para o ato de 1° de Maio que ocorrerá no Parque Moscoso, a partir das 9 horas do próximo domingo, destaques para as ricas rimas do movimento hip hop e a resistente cultura quilombola.
Fonte: http://www.sindipublicos.com.br/front/ler_public.php?cod=4356
Nenhum comentário:
Postar um comentário