Google Website Translator Gadget

terça-feira, 6 de julho de 2010

Espetáculo "PRETAS POR TE" no Teatro Municipal de Viana

   
  A Cia. Baiana de Risos apresenta-se nos dias 09,10 e 11/7  no Teatro Municipal de Viana com o espetáculo Pretas Por Te  que promete, através do humor tipicamente baiano suscitar na platéia uma reflexão sobre o preconceito racial  e o comportamento humano atual.Saiba mais sobre o espetáculo e a Cia. no release enviado por Carlos Henrique Felberg.


PRETAS POR TER

 Em 2001 um grupo formado por três atores baianos resolveu montar um espetáculo que discutisse aspectos da cultura afro-brasileira, sob o olhar da comedia, foi então que surgiu “Pretas Por Ter”, sucesso absoluto de publico. No palco os baianos se tornaram imbatíveis num estilo de comédia besteirol tipicamente Baiano.
  
Várias são as razões para a sucesso e aceitação do espetáculo, uma delas é o estilo baiano de fazer humor marcado pelo teor “cítrico” e a irreverência. O texto de Alberto Damit é recheado de referências aos costumes e tipos baianos, foi construído a partir de pesquisas sobre o comportamento preconceituoso do negro para com o próprio negro e na narrativa faz uso da comédia como veículo de reflexão.

 A construção das personagens é outro ponto alto da encenação. Em quase todas as sessões as pessoas reconhecem a professora conservadora, ortodoxa e cheia de manias pedagógicas ultrapassadas e Marlene uma orientadora disciplinar popular, mas totalmente consciente de sua condição racial. 

Sinopse: A história se desenrola no dia em que uma professora adoece e precisa ser substituída. Altair é designada para substituí-la e Marlene, inconformada decide atrapalhar os planos da outra e para isso utiliza toda sorte de artimanhas, interferindo o tempo todo na aula. 


 Sobre a Cia. Baiana de Risos

 Muitos foram os motivos para criação da Cia. Baiana de Risos: o gosto pelo teatro, o desejo de promover um trabalho que ampliasse nossas possibilidades de atuação, mas acima de tudo a vontade de usar nossa arte como ferramenta de discussão e mudança sócio-cultural. Sabemos o que uma voz em destaque pode fazer e temos certeza do que um bando de gente pensando do mesmo jeito pode conseguir.

A Cia. Baiana de Risos atua dentro e fora do palco. Em cena nossas galhofas são consumidas e refletidas, fora dela somos cientistas bisbilhoteiros que fazem de cada atitude alheia uma fonte de estudo.

A Companhia existe desde 1990 e durante cinco anos propusemos a ‘bisbilhotagem’ em tudo que fosse mérito num artista. Trabalhamos com personalidades em diversas áreas de artes, buscando sempre o aperfeiçoamento e a compreensão do fazer teatro.

O projeto Pretas Por Ter foi inicialmente criado para ser um drama-dialético que buscasse na própria atitude discriminatória, a consciência sobre o comportamento dos agentes do preconceito. Durante os estudos para a montagem, percebemos que o humor imprimia parte do comportamento da ação preconceituosa, e que nosso alcance seria maior se utilizássemos o mesmo humor como antídoto.
  


Ficha Técnica

Texto: Alberto Damit

Direção: Marco Antonio Lucas


Elenco:


Marcos Magno (Profª. Altair)

Anderson Sarayva (Marlene)
Danillo Lima (Merilin)
Cantor Xanddy (Off como Diretor)

Figurinos: Bianco Raimond


Cenário: Luciana Lakaster


Fotografia: Renato Neto


Assessoria de imprensa: André Firmino


Programação Visual: Charles Siqueira


Produção Executiva: Jomir Gomes


Direção de Produção: Alberto Damit



Serviços



Local: TEATRO MUNICIPAL DE VIANA

Dias: 09, 10 e 11 de Julho

Horário: 20:00
Ingressos: Antecipado e meia R$ 10,00 / Na hora R$ 20,00
Informações: (27) 3255-1170 / (21) 8160-8020

Falar com a produção da Cia. Baiana de Risos:
Pretas Por Ter
(21) 2508-6634 / 8664-1244

Saiba mais sobre a Cia. Baiana do Riso: www.ciabaianaderisos.com.br  


Um comentário:

Unknown disse...

vivendo nos Estados Unidos por 18 anos, sempre tive acesso a peças maravilhosas... Em Sao Pedro DÁldeia, Rio de Janeiro, tive a oportunidade de ver a peça Pretas por Ter, que foi uma das mais interessantes que tive a oportunidade de assistir, isso sem falar que nunca estive em um teatro onde pude rir , do principio ao fim do espetaculo, sem medo de ser feliz.
Parabens a Cia Baiana de Risos !!!
Haika Moll
Los Angeles, USA