Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Toalete, de Walcyr Carrasco

Nos dias 25, 26 e 27 de Abril, o Teatro do Sesi terá em seu palco um elenco "global", sob direção da conceituada Cininha de Paula, numa comédia de Walcyr Carrasco, intitulada "Toalete". A Cajú Produções e a Mesa2 Produções, junto com o Sesi nos trazem o universo feminino retratado de forma bem cômica. Segue abaixo o release enviado pela Cajú Produções (obrigado pessoal!):



Está chegando em Vitória.

PEÇA DE WALCYR CARRASCO, TOALETE CHEGA AOS PALCOS DO SESI, JARDIM DA PENHA, SOMENTE NOS DIAS 25, 26 E 27 DE ABRIL.

Depois de ser vista por mais de 100 mil pessoas no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Nordeste, texto de Walcyr Carrasco com direção de Cininha de Paula chega ao palco do Teatro do SESI em Vitória. A comédia é um raio-x do universo feminino com seus conflitos, devaneios, angústias, felicidades e intimidades, e traz no elenco as atrizes Alexandra Richter (que vive oito personagens) e Vera Mancini, entre outras.
O espetáculo foi indicado ao Prêmio Contigo! de Teatro nas categorias Melhor Espetáculo de Comédia e Melhor Texto e a atriz Suzana Pires foi indicada ao Prêmio Qualidade Brasil como Melhor atriz de comédia por sua atuação em Toalete.
Unanimidade entre os homens, a curiosidade no que se passa no banheiro feminino e o porquê das mulheres demorarem tanto lá dentro é alvo de muitas especulações. Tirando proveito desse mote, o autor Walcyr Carrasco escreveu TOALETE, que se apresenta Vitória nos dias 25, 26 e 27 de abril, sexta e sábado às 21h e no domingo às 19h, no Teatro do SESI. O ponto de partida da comédia, que tem direção de Cininha de Paula, é um dia no banheiro feminino de um hotel de luxo, que recebe, ao longo do dia, hóspedes, participantes de uma convenção, o pessoal do happy hour, executivas, prostitutas, empresárias e uma gama de personagens com histórias diferentes, contadas por meio de dez pequenas cenas. Em 2007 e 2008, a peça fez 200 apresentações e foi vista por, aproximadamente, 100 mil pessoas.
As atrizes Alexandra Richter, Vera Mancini, Cynthia Falabella, Suzana Pires e Antoniela Canto, além do ator Renato Wiemer, dão vida aos personagens de Walcyr Carrasco. No sábado, dia 26 de abril, a atriz Márcia Cabrita, que acaba de sair do elenco do espetáculo, volta para fazer uma participação especial e exclusiva para Vitória. Com cenários e figurinos de Cláudio Tovar, o espetáculo possibilita ao espectador a sensação de observar pelo buraco da fechadura os conflitos íntimos de cada uma das personagens que transitam pelo banheiro, tornando-se cúmplice de toda a história.
Walcyr conta que para escrever TOALETE fez uma grande pesquisa com amigas. “Garimpei histórias, informações e comportamentos. Só depois parti para a criação do texto, sempre com meu olhar crítico”, explica o autor, que jura que as histórias são reais. “Só não posso dizer os nomes, porque seria trucidado. Mas são tantas situações, algumas mais ousadas, outras menos, que muitas mulheres vão se reconhecer no palco.”

Comédia retrata comportamento atual
O elo de ligação entre as dez cenas é Dagmar (Vera Mancini), a senhora protestante que passa o dia sentada junto à pia oferecendo comprimidos, absorventes íntimos, balas, lenços de papel e desodorante para as mulheres que passam pelo banheiro do hotel. Dagmar vê as personagens revelarem suas questões e suas intimidades nas histórias que acontecem nesse toalete e que, de maneira provocadora e às vezes trágica, retratam o comportamento da sociedade atual.
Para Vera Mancini, Dagmar é apenas uma espectadora inocente na contramão das personagens do espetáculo. “No meio de tantas loucas que desfilam pelo banheiro, ela até conversa com Deus”, diverte-se a atriz. Já Márcia Cabrita, que interpreta oito mulheres diferentes, afirma se identificar, em alguns momentos, com certas personagens. “Quem já não foi ao banheiro fazer uma fofoca ou contar um segredo a uma amiga?”, pergunta a atriz.

Visão feminina na direção
A diretora Cininha de Paula conheceu Walcyr Carrasco durante as gravações de O Sítio do Pica-Pau Amarelo (TV Globo). “Foi uma amizade instantânea. Até parecia que nos conhecíamos há muito tempo”, conta Cininha. O convite para dirigir o espetáculo foi uma conseqüência, pois Walcyr queria alguém com uma vivência feminina e enxergou em Cininha a diretora ideal. “Tenho total confiança de que, como mulher, ela soube acrescentar muita coisa ao espetáculo”, diz o autor.
Para Cininha é no banheiro que as mulheres se confidenciam e liberam seu pensamento intenso. “O toalete feminino é um local onde a mulher cria uma rápida intimidade, se desvenda, fala da sua vida, dos homens e de sexo com uma liberdade absoluta”, acredita a diretora. Walcyr Carrasco afirma que atualmente sabe mais sobre o universo feminino, pois se aprofundou nas questões da mulher de hoje. “Descobri o lado divertido dos encontros das mulheres nos toaletes”, brinca ele.
A direção optou por uma visão na qual prevalece o lado forte das mulheres, que muitas vezes é negado. “As mulheres bancam de mocinha, com delicadeza e fragilidade, mas no banheiro fazem muitas revelações, mostram sua intimidade, não se contentam com uma posição passiva diante da vida e são capazes de discutir os homens com absoluta franqueza”, explica Cininha.


Sobre Walcyr Carrasco
Walcyr Carrasco é autor de livros, peças teatrais e novelas de televisão. Começou sua carreira como jornalista trabalhando nos principais veículos da imprensa. A estréia como autor se deu no teatro, com a peça Batom (que consagrou a atriz Ana Paula Arósio). Ainda em teatro, ganhou o prêmio Mambembe de melhor espetáculo Infanto-Juvenil, e o prêmio Shell, pela peça Êxtase. Suas novelas de televisão, como Alma Gêmea, Chocolate com Pimenta, O Cravo e a Rosa e Xica da Silva foram sucesso de público e crítica, e também detentoras de vários prêmios. Em literatura, possui a menção de “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro pela sua tradução e adaptação de Os Miseráveis, de Victor Hugo, e de A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas. Já teve quatro obras selecionadas pelo Ministério da Educação para participação do Programa Nacional do Livro no Brasil, de distribuição em bibliotecas públicas e escolas, tendo alcançado, no conjunto, a marca de mais de três milhões de livros vendidos. Seu estilo bem-humorado, não só nas comédias teatrais, revela-se também nas crônicas que escreve quinzenalmente há quatorze anos para a revista Veja São Paulo. As crônicas têm sucesso absoluto e já foram reunidas em livros por duas vezes, participam de várias antologias e são constantemente usadas como material de apoio didático tanto em escolas como em universidades. Atualmente é autor da telenovela das 19h, Sete Pecados, sua primeira novela contemporânea.

Para roteiro:
TOALETE – Dias 25, 26 e 27 de abril, sexta e sábado às 21h e domingo às 19h, no Teatro do SESI.
Direção – Cininha de Paula.
Texto – Walcyr Carrasco.
Elenco – Alexandra Richter, Vera Mancini, Cynthia Falabella, Suzana Pires, Antoniela Canto e Renato Wiemer. Participação especial no dia 26/04: Márcia Cabrita.
Cenários e Figurinos – Cláudio Tovar.
Iluminação – Paulo César Medeiros.
Trilha Sonora – Marcelo Neves.
Direção de Movimento – Marcelle Sampaio.
Visagismo – Robson Lodo.
Assistente de Direção – Claudia Ricart.
Direção de Produção – Roberto Monteiro e Fernando Cardoso.
Duração – 90 minutos.

Recomendado para maiores de 14 anos.

ÚNICAS APRESENTAÇÕES.

TEATRO do SESI – ENDEREÇO: Rua Tupinambás, 240 – Jardim da Penha.
Telefone: (27) 3334-7300.
Capacidade – 300 lugares.
Ingressos – R$ 50,00 e meia entrada conforme legislação.
Bilheteria – Vendas de 18 a 27 de abril, a partir das 14h.

Sessões fechadas ou grupos: Aceita somente dinheiro.

Produção Local
Caju Produções
Tânia Silva
27 3227 4484 / 9963 5652
cajuproducoes@terra.com.br

Produção Executiva e Administração
MESA2 PRODUÇÕES
José Maria
tel. (11) 3334-1358/ 9172-4956

Nenhum comentário: