Google Website Translator Gadget

domingo, 6 de abril de 2008

OFICINA DE LEITURA DRAMÁTICA NA ESCOLA DE TEATRO E DANÇA FAFI EM PARCERIA COM O SESC

A Fafi e o SESC montam mais um colaboração, com uma Oficina de Leitura Dramática cuja temática será Machado de Assis. Segue abaixo o que o Coordenador de Teatro da escola, Wilson Coelho, divulguou no Grupo Opiniões Cênicas (ainda bem que faço parte do grupo, senão não teria como divulgar!):


OFICINA DE LEITURA DRAMÁTICA NA ESCOLA DE TEATRO E DANÇA FAFI EM PARCERIA COM O SESC

DATAS: 12 de abril (sábado, de 14 as 18:00 horas) e 13 de abril (domingo, de 08 as 12:00 e de 14 às 18:00 horas)

LOCAL: Escola de Teatro e Dança da FAFI

TEMA DA OFICINA: "DE GALERIA EM GALERIA: O FLANÈUR NA DRAMATURGIA DE
MACHADO DE ASSIS"

INSCRIÇÕES (GRATUITAS): de 07 a 11 de Abril

NÚMERO DE VAGAS: 30 (15 para alunos da FAFI e 15 para a comunidade)

CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO: experientes e/ou estudantes de teatro e áreas de interesse como letras, educação artística e arte-educação.

Maiores informações: 3381.6921 (Coordenação de Eventos da FAFI) e
wilsoncoelho@gmail.com

Wilson Coêlho

Por que Machado de Assis?

Um pouco porque neste ano se comemora o centenário de sua morte. Mas isso não passa de um pretexto para que possamos colocar em evidência um fato praticamente desconhecido do grande público, ou seja, o de sua grande contribuição para com a dramaturgia no Brasil. De sua autoria, como dramaturgo, temos: "Queda que as mulheres têm para os tolos" (1861), "Hoje avental, amanhã luva" (1861) "Desencantos" (1861), "O caminho da porta" (1862), "O protocolo" (1862), "Quase ministro" (1863), " Os deuses da casaca" (1865), "Tu, só tu, puro amor" (1881), "Teatro coligido" (incluindo "Não consultes médico" e "Lições de botânica") (1910), sem esquecer da genial "Idéias de canário" que não me lembro a data. Também cabe ressaltar sua carreira de crítico teatral, cujos textos foram publicados no periódico "O Espelho", iniciado em 1858 e que se estendeu por mais de duas décadas. Ainda, no ano de 1862, cumpriu o papel de censor teatral do governo. No mais, a obra literária machadiana é mesclada de gêneros, onde o jogo teatral permeia toda a sua produção, pela estrutura de sua composição e pela caracterização dos personagens em suas narrativas. No que diz respeito à Escola de Teatro e Dança FAFI, temos ainda outros motivos para tal empreitada. O primeiro é que, dentro de nossa grade curricular, o 2º ano do curso de qualificação profissional em teatro deve montar uma peça do século XIX. Segundo, estamos oferecendo como disciplina optativa para o curso uma oficina de Dramaturgia. Neste sentido, a idéia é que, após as leituras dramatizadas da obra teatral de Machado de Assis, os alunos – orientados e em parceria com os professores – se exercitem para um diálogo entre a criação dramática e literária deste autor, visando a construção de um novo texto. Por terceiro, ainda estamos oferecendo outra optativa no curso, chamada "Crítica Teatral", que é a possibilidade de análise de toda esta construção, permeada com experiências e vivenciações de outros espetáculos. Dos três motivos, redundaremos na montagem de um espetáculo fruto deste projeto que se desdobrará ao longo do ano de 2008. Ademais, temos ainda previsto duas palestras e debates com convidados para explorar o tema machadiano, a saber, os convidados são o poeta e artista plástico francês Gilbert Chaudanne e o professor do mestrado em estudos literários da UFES Sérgio Amaral.

Wilson Coelho é Coordenador de Teatro da Escola de Teatro e Dança FAFI

DJALMA THÜRLER é ator, autor e Bacharel em Direção Teatral. Doutor em Letras, com área de concentração em Literatura Comparada e Indústria Cultural (UFF/2006), defendeu Tese sobre a "desauratização do ator contemporâneo". Mestre em Ciência da Arte (UFF/2000) é Professor do Curso de Artes Cênicas da EBA/UFRJ e do Curso de Teatro do CEFET/RJ-Maracanã. Tem experiência na área de Letras e Produção Cultural, com ênfase em Literatura Brasileira e Teatro, Sistemas de Comunicação, Artes, Cultura Brasileira e Indústria de Massa.
Apresentará uma oficina integrada intitulada "DE GALERIA EM GALERIA: O FLANÈUR NA DRAMATURGIA DE MACHADO DE ASSIS", tema de sua conferência no congresso internacional Machado de Assis y/en América Latina, a realizar-se em Cuba, em agosto de 2008, por ocasião do centenário de falecimento de Joaquim Maria Machado de Assis.

Nenhum comentário: