
A palavra teatro define tanto o prédio onde podem se apresentar várias formas de artes quanto uma determinada forma de arte.
O vocábulo Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vai para ver". Entretanto o teatro também é o lugar onde acontece o drama frente à audiência, complemento real e imaginário que acontece no local de representação. Ele surgiu na Grécia antiga, no século IV a.c. (antes da conversão).
Toda reflexão que tenha o drama como objeto precisa se apoiar numa tríade: quem vê, o que vê e o imaginado. O teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, e nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço.
O teatro é uma parte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos na audiência.

Assim inicio o Blog Teatro Capixaba, que possui uma comunidade no Orkut, criado por Wendell HP @@.
Infelizmente o teatro capixaba não tem a mesma repercussão que os teatros cariocas e paulistas, mas estamos em crescimento e desenvolvimento. Com peças ganhando prêmios fora do estado (ao exemplo da peça A Grande Estiagem no XIII Festival de Teatro do Rio de Janeiro) e o nosso próprio Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória, que vai para terceira edição, sem contar outros festivais, já conhecidos em âmbito nacional. O Espírito Santo, graças ao jesuíta espanhol José de Anchieta, foi o primeiro estado a ter teatro. Foi um meio de catequizar os índios no período da colonização. De lá para cá, o teatro no estado tem se desenvolvido mais lentamente devido a pouca falta de incentivo, mas a mudan

Teatro é uma parte da cultura e da arte que ensinam ao ser humano a saber lidar com os outros, assim quanto mais recebemos apoio de leis de incentivo federais, estaduais ou municipais, mais o humano aprende a lidar com seu igual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário