Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Cantantes e Brincantes, da Companhia Folgazões

É, a cada mês que passa, Vitória vai se enriquecendo com suas artes cênicas. Agora, através do nosso amigo, o ator-pesquisador (como todos da companhia preferem ser chamados) Wyller Villaças, lhes proporciono informações do trabalho da Companhia Folgazões de Artes Cênicas, que apresenta na sexta-feira, dia 29/02/2008, as 19:00 e no sábado, dia 01/03/2008, as 11:00, o espetáculo "Cantantes e Brincantes", na rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória-ES. Segue abaixo um histórico do grupo e detalhes do espetáculos. Se divirtam e coloquem suas críticas, aqueles que assistirem. Acreditem, não dói nada, pelo contrário, é sempre bom saber o que os outros acham! (Valeu Wyller e Vanessa!)
COMPANHIA FOLGAZÕES
DE ARTES CÊNICAS
Histórico
A Companhia Folgazões surgiu na cidade de Vitória/ES no ano de 2003 fruto de uma pesquisa acerca da linguagem musical e gestual dos chamados “brincantes” – atores/músicos populares. Desde então, vem se dedicando a uma investigação constante da cultura popular brasileira com ênfase em suas práticas performáticas no intuito da produção de conhecimentos estéticos e intelectuais que possam ser transmitidos e compartilhados com outros interessados pela cultura de nosso país e pela produção artística de uma forma geral.
O grupo vem desenvolvendo uma estética própria fundada nas linguagens musical, teatral, na dança, na arte da comicidade, na palhaçaria, nas técnicas circenses e no universo lúdico das festas populares. Além disso, é central no seu trabalho a pesquisa de espaços de encenação que possam aproximar a relação ator/espectador, não se limitando apenas ao palco italiano.
Dessa forma, a companhia vem encontrando nos espaços “abertos” (praças, ruas e parques, entre outros) a sua área de atuação por excelência. Em primeiro lugar, por acreditar que esses locais permitem uma nova forma de se pensar o espetáculo cênico, na medida em que retira o artista do seu local privilegiado de atuação - o palco – e o coloca ao nível do público, exigindo-lhe uma capacidade muito maior de despertar o interesse dessa platéia, que é transeunte por natureza. E, da mesma maneira, por entender que é, em muitos casos, somente nesses espaços que uma grande parcela da população, principalmente aquelas concentradas nas classes sociais menos favorecidas, poderá ter acesso às artes cênicas, tendo em vista a distância existente entre essas pessoas e as tradicionais salas de espetáculo.
· Formação profissional dos integrantes:
-Duílio Kuster: Ator-pesquisador graduado em História, UFES.
-Edson Nascimento: Ator-pesquisador e artista circense.
-Vanessa Darmani: Atriz-pesquisadora graduada em Artes Cênicas, UFOP.
-Wyller Villaças: Ator-pesquisador graduado em Artes Plásticas, UFES.
· A Companhia Folgazões, integra atualmente o Programa Cultura em Rede da Fundação Vale do Rio Doce. No ano de 2007 participou com o espetáculo: “Cantantes e Brincantes” de diversos eventos (mostras artísticas, congressos nacionais e internacionais) de promoção do programa.
Espetáculo
“CANTANTES E BRINCANTES”
.
-Sobre o espetáculo:
Nome: “Cantantes e Brincantes”
Mensagem que transmite: O espetáculo mescla várias linguagens artísticas como o teatro, a música e a dança, além de jogos, festas e brincadeiras populares como o Boi Bumbá, os Bonecos Gigantes e a Nega Maluca.
Em aproximadamente 50 minutos, seus cinco artistas cantam, dançam, tocam instrumentos e brincam com o público.
Por meio da ênfase na regionalidade e na tradição popular busca-se um universo representativo dos diversos agrupamentos da nação gerando um complexo cultural que reflete a riqueza e diversidade das manifestações artísticas populares da pátria Brasil.
Público-alvo: Todas as idades.
Diferencial: Agregar diferentes linguagens cênicas em um único trabalho e abordar o público de uma forma direta e interativa, tendo como ênfase a riqueza da multiplicidade cultural brasileira.
Classificação: Espetáculo de variedades cênico-musical calcado na cultura popular.
O que o público pode esperar: Um mergulho no universo lúdico popular, no qual o espectador sente-se parte pulsante da apresentação/festa.
Histórico de apresentações:
O espetáculo estreou no dia 30 de setembro de 2007, no Parque Botânico da Vale do Rio Doce, fazendo parte da programação de estréia do Programa Cultura em Rede no Espírito Santo.
Entre as principais apresentações em 2007 destacam-se: Abertura do III Congresso Internacional de Semiótica na UFES, abertura do Seminário Internacional de Economia Criativa no Centro de Convenções de Vitória, programação cultural do 19º Congresso Espírito-Santense de Recursos Humanos no Centro de Convenções de Vila Velha e no evento Cultura em Rede da Fundação Vale do Rio Doce em Baixo Guandu.
Como tem sido recebido pelo público: Com grande alegria e surpresa por um público que se depara com o lado mais puro e singelo guardado dentro de si – seu lado criança.
Ficha Técnica
Elenco:
Vanessa Darmani
Wyller Villaças
Duílio Kuster
Edson Nascimento
Fraga Ferri
Concepção, Direção, Sonoplastia, Figurino e Produção: Companhia Folgazões de Artes Cênicas
Necessidades Técnicas
- Espaço Cênico: o espetáculo possui como cenário uma estrutura simples constando de duas cadeiras, e um pequeno apoio para sustentação do estandarte do grupo. Esta estrutura aliada ao caráter popular da apresentação permite uma grande adaptabilidade, podendo ser apresentado em espaços abertos ou fechados, em espaços alternativos ou no tradicional palco italiano.

Nenhum comentário: