Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Lei de Incentivo Cultura

Poucas coisas me deixam mais feliz do que ver várias Secretarias de Cultura dos municípios lançando suas próprias leis de incentivo cultural. Após anos sabendo somente de duas: Rubem Braga, em Vitória e a Chico Prego, em Serra, vejo outros cidades da Grande Vitória criando as suas próprias. Em Cariacica, a criação da Lei de Incentivo Cultural João Bananeira, nome de personagem tradicional do congo cariaciquense, que visa beneficiar várias áreas culturais da cidade, dentre elas o teatro (Lei nº 4.368/2005, Art. 3, Item II). As inscrições se encerraram em 30 de janeiro de 2008, e abrangem duas categorias: especial (de interesse direto da municipalidade) e de Incentivo às Artes (projetos tradicionais de produtores e agentes culturais) (Art. 4 do Edital/2007). E até mesmo Vila Velha vem com sua própria Lei de Incentivo Cultural.
Desde o dia 13 de novembro de 2007, a Coordenação Executiva Lei Vila Velha Cultura e Arte, estabelecida pela Lei nº 4.573/2007, instituiu a Lei de Incentivo Cultural do Município de Vilha Velha. A Lei visa benecifiar as áreas de cultura, dentre elas as artes cênicas, com benefícios do ISS e INSS arrecadados no exercício financeiro de 2007. Qualquer um poderá se inscrever, desde que a primeira montagem do espetáculo beneficiado seja dentro do município de Vila Velha (no caso de teatro). As inscrições irão até o dia 29 de fevereiro de 2008, e terá seus resultados divulgados no dia 30 de abril de 2008.
Dúvidas a serem solucionadas, poderão consultar a Resolução Normativa da Lei.
Quanto mais vemos a Grande Vitória, ou mesmo o Espírito Santo com seus editais da Secretaria de Cultura, crescendo, mais vemos que o interesse por termos mais espaço na área cultural, dentro do Brasil, é grande.
Desde que apoiemos corretamente estas Leis de Incentivo cobrando das pessoas e áreas responsáveis e cumprindo com nossas obrigações junto a elas, o Espírito Santo tende a crescer cada vez mais.

Nenhum comentário: