Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O Homem, A Besta E A Virtude, de Luigi Pirandello

Este fim de semana chega a Vitória a peça O Homem, A Besta E A Virtude, de Luigi Pirandello, com tradução de Marcos Caruso (o Padre Inácio, de Desejo Proibido). A comédia, trazida a nós pela a Ratimbum Produções de Artes, vem com Débora Duboc (a Rosa do filme Cabra-Cega)no seu elenco. Ela estará em cartaz no Theatro Carlos Gomes, neste sábado e domingo (16/02 e 17/02), as 20:00 e 19:00, respectivamente.
Segue o release me enviado por Cristina Moreira, Assessora de Imprensa da Ratimbum Produções de Artes(Valeu, Cristina!):
O Homem, a Besta e a Virtude

SINOPSE
Escrita por Luigi Pirandello (1867-1936) em 1919, a comédia O Homem, a Besta e a Virtude é uma denúncia da falsidade moral do ser humano e uma constatação de que todos, de alguma forma, são reféns da hipocrisia, manifesta nas diversas máscaras assumidas diariamente pelos indivíduos. O texto foi encenado no Brasil apenas uma vez, em 1962, com direção de Gianni Ratto e Fernanda Montenegro no elenco.
A peça conta a história de uma mulher virtuosa que fica grávida do professor de seu filho. O marido (a Besta), um rude capitão de navio desleixado em seus afazeres matrimoniais, passa mais tempo singrando os mares do que em sua casa. Tudo acontece no dia em que ele está de volta e o infeliz professor (o Homem) e a virtuosa mulher têm que fazer de tudo, custe o que custar, para que o encontro marital, a cópula, se consuma e o futuro nenê chegue de “uma forma natural ao mundo”. Os “quiprocós”, desesperos e tentativas de esconder o adultério e gravidez acidental vão gerar um espiral de cenas hilárias onde a falsa moral da sociedade é desmascarada num dinâmico jogo cênico inteligente e muito divertido. O HOMEM, A BESTA E A VIRTUDE é um espetáculo de 11 personagens que será realizado por 5 atores. As “dobras” acentuam o cômico e “brincam” com a questão das máscaras que as pessoas usam em seu dia a dia. O conceito das “dobras” e da montagem cênica foi desenvolvido ao longo de dois anos pela atriz e autora do projeto, Débora Duboc. Esta concepção artística do espetáculo dará espaço a uma exuberante criação visual e de figurinos do carnavalesco e diretor de arte Chico Spinosa e se materializará nas criativas mãos do emergente encenador Marcelo Lazzaratto. Este texto de Pirandello prima pela comunicação ao trazer em sua estrutura uma forte presença e releitura da Comedia Dell'Arte. É extremamente popular e ao discutir o tema da hipocrisia torna-se essencial e contemporâneo.
Elenco:
Débora Duboc (Rosária, Sra. Perella e Grazia)
Thiago Adorno (Sr. Totó e Nonô)
Gabriel Miziara (professor Paolino)
Luiz Alex Tasso (aluno Belli e o Marinheiro)
Élcio Nogueira Seixas (aluno Giglio, Dr. Pulejo e Capitão Perella)

Texto: Luigi Pirandello
Tradução: Marcos Caruso
Concepção: Débora Duboc
Direção: Marcelo Lazzaratto
Direção de Arte: Chico Spinosa
Cenógrafo: Samuel Abrantes
Direção Musical: Gustavo Kurlat e Ruben Feffer
Produção Local: Ratimbum Produções de Artes - 32220869

SERVIÇO

Espetáculo: O Homem, A Besta e a Virtude
Dias: 16 e 17 de fevereiro – TEATRO CARLOS GOMES
Sábado às 20 horas e Domingo às 19 horas
Elenco: Débora Duboc, Gabriel Miziara, Élcio Nogueira Seixas, Thiago Adorno e Luiz Alex Tasso
Valor do Ingresso: R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 para estudantes com carteirinha validade março/08 e idosos a partir de 60 anos
Ingressos: Bilheteria do Teatro e em Domicílio pelo Tel: 33230476
Informações: 3222 0869
Apoio Local: Ratimbum Produções de Artes

Nenhum comentário: