Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Grupo Estripolia apresenta espetáculo cênico-musical infantil “Cantarerê” no Theatro Carlos Gomes

O cenário teatral tem crescido exponencialmente, seja em espetáculos inéditos ou com novo grupos que estreiam seus trabalhos.

Em 2012, um grupo de artistas cênicos decidiram criar o Grupo Estripolia que desenvolve trabalhos cênicos (teatro, dança e circo) com música, levando a todos os cantos do Espírito Santo.

Seu primeiro trabalho subirá ao palco do Theatro Carlos Gomes no dia 31 de agosto de 2013 (sábado), as 17h00. É o espetáculo cênico-musical infantil “Cantarerê”. Abaixo o release que você pode encontrar no blog do grupo. Os ingressos custaram R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Desejo a todos bom espetáculo!

Musical Cantarerê

           Cantarerê é um projeto que partiu da ideia de realizar um trabalho cênico/musical voltado para o público infantil. Relembrando antigas cantigas, fazendo releitura de algumas já conhecidas, com novos arranjos e novas interpretações e também trazendo para esse público, o teatro e a música em seu universo ‘encantado’.

Cantarerê

O projeto “Cantarerê” tem a proposta de reunir músicos e artistas cênicos para desenvolver um “show-espetáculo cênico musical”, onde música, teatro e dança interage em perfeita harmonia com um repertório que vai desde cantigas populares até MPB, sempre destacando a temática que permeia o universo infantil.

            Com a intenção de aproximar o público em questão, no mundo das artes, em específico da música e do teatro, às vezes tão distante para alguns, e outras vezes tão restrito para boa parte da população. Permitindo assim a interação, a formação de público, o reconhecimento e conseqüente valorização da arte e todas a suas possibilidades.

            Realizar um trabalho que apesar de ter temática infantil, e se destinar a um público específico, permita também ao público em geral (de diferentes faixas etárias), em alguns casos conhecer obras musicais que até então passavam despercebidas, e também relembrar momentos da infância, sendo alguns desses embalados por essas trilhas sonoras.

            Partindo da necessidade e da carência de espetáculos específicos para o público infantil e principalmente observando a urgência de

se criar, ampliar e manter platéia, é que se pensou na ideia inicial deste projeto.

            Incentivar as crianças a conhecer e valorizar as artes (nesse caso, música, dança e teatro), são princípios fundamentais para formarmos cidadãos questionadores e conscientes de sua história, de seus valores, de sua memória e principalmente de seus direitos e deveres. O que consequentemente influenciará diretamente em suas escolhas, em seus gostos e em suas atitudes num futuro próximo.

É pensando dessa forma, que se ressalta a importância de projetos para este público, que muitas vezes por não conhecer (ou por conhecer apenas o que lhe é apresentado por uma mídia essencialmente comercial) acaba por desvalorizar qualquer tipo de trabalho que não tenha esse convite ao consumo. Onde o que importa é o quanto e não o que você consome. E muitas vezes trabalhos que priorizam quantidade em detrimento de qualidade.

Neste projeto intitulado “Cantarerê”, qualidade é um dos principais objetivos desde a escolha do repertório, que vai optar canções nacionais, (algumas já conhecidas do grande público e outras inéditas), que serão apresentadas em versões infantis, buscando cativar não apenas as crianças, mas também os adultos, que vão ter a possibilidade de relembrar sua infância e proporcionar o prazer da música e do teatro a seus filhos.imagem5

Nenhum comentário: