Todos sempre buscam pela Escola de Teatro, Dança e Música FAFI para fazer seus cursos e oficinas, as vezes por aprendizado ou então para reciclagem ou para aperfeiçoamento. As inscrições sempre rolam no período de fevereiro para o começo das aulas em março (depende do calendário da escola), só que dessa vez a FAFI decidiu abrir um curso de férias.
Como isso acontecerá? Bem, as pessoas que tiverem mais de 15 (abrindo uma exceção para os que tiverem menos e comprovarem já terem experiência teatral), disponibilidade para leituras e participações nas aulas, poderão participar. O curso será ministrado pelo diretor, produtor e ator Alvarito Mendes Filho e acontecerá entre os dias 10 de janeiro de 2011 (segunda-feira) até o dia 11 de fevereiro de 2011 (sexta-feira), sempre as segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, no horário das 19h00 as 22h00. O curriculo do curso é bem amplo e abordará vários conceitos desenvolvidos no teatro do Ocidente. Abaixo segue o material enviado a mim pelo coordenador de teatro da FAFI, Wilson Coelho.
TEORIA E PRÁTICA EM TEATRO
Oficina de teatro em cinco semanas
DIAS: Segundas, quartas e sextas-feiras
HORÁRIO: 19 às 22
PERÍODO: 10 de janeiro a 11 de fevereiro
LOCAL: Escola de Teatro e dança FAFI
INSTRUTOR: Alvarito Mendes Filho (Autor, ator, diretor teatral e professor de teatro)
CARGA HORÁRIA: 45 horas
PÚBLICO ALVO: Pessoas interessadas em aprender ou ampliar seus conhecimentos sobre a arte dramática e experimentar o fazer teatral em um curto período de tempo.
IDADE MÍNIMA: 15 anos, salvo pessoas com monos idade, mas com comprovada experiência na prática teatral.
REQUISITO BÁSICO: Disponibilidade de tempo para ler os textos indicados, para fazer as pesquisas solicitadas e para comparecer às aulas, chegando ao local do curso com, pelo menos, cinco minutos de antecedência. Será feita chamada no início e no final de cada aula.
Obs.: O aluno deverá trajar veste que permita a prática de exercício corporal.
CUSTO: Como os demais cursos oferecidos pela Fafi, a oficina Teatro de Férias será gratuita, mas caberá ao aluno arcar com o custo do material impresso a ser utilizado.
TEMÁTICAS
História do teatro
Teatro grego
Teatro medieval
Teatro elisabetano
Comédia Dell’Arte e a farsa francesa
Teatro brasileiro do século XIX
Século XX e o teatro moderno
Século XXI e as novas modalidades
ATIVIDADES
Aulas expositivas
Aulas práticas
Leitura e discussão de textos sobre Teatro e a Arte Dramática
Leitura de textos teatrais
Exercícios corporais
CRONOGRAMA
1ª SEMANA
- Dionísio: o culto ao deus do vinho e o surgimento do teatro ocidental;
- Teatro grego: características, principais figuras, o prédio, elementos (atores, coro), curiosidades, nível de linguagem, principais temas; os grandes festivais; obras representativas; a proscrição do teatro no século III d. C.
- Exercício de alongamento e ritmo;
- Leitura de MEDÉIA, de Eurípides.
2ª SEMANA
- Quase mil anos de teatro proscrito; a sobrevivência nas feiras, mercados, ruas e praças; o resgate do teatro no século X; o teatro medieval, características, representação da vida dos santos, apresentação nas praças, autores e obras representativas;
- Dramaturgia: os gêneros lírico, épico e dramático; exercício de criação de texto;
- Exercício de alongamento, aquecimento e ritmo;
- Leitura de O AUTO DA BARCA DO INFERNO, Gil Vicente.
3ª SEMANA
- Século XVI: Teatro elisabetano (Renascimento): características, o prédio, Shakespeare e demais autores, obras representativas;
- Dramaturgia: exercício de criação de contextos; tragédia, drama, melodrama, comédia e farsa; naturalismo; realismo e não-realismo;
- Exercício de ritmo, alongamento, aquecimento e concentração.
- Leitura de SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, de Shakespeare.
4ª SEMANA
- Séculos XVII e XVIII: Comédia dell’arte e a comédia francesa: características, autores, obras representativas; Arlequim e os demais personagens da comédia dell’arte;
- Século XIX: a comédia brasileira; autores e obras;
- Exercícios corporais e de interpretação;
- Leitura de ARLEQUIM SERVIDOR DE DOIS AMOS, de Carlo Goldoni.
5ª SEMANA
- Século XX: a Semana de Arte Moderna: propostas e legado; o moderno teatro brasileiro;
- Brecht, Nelson Rodrigues, Ziembinski etc;
- Uma arte em evolução: novas formas: teatro absurdo, épico, experimental e pós-dramático;
- Exercício de ritmo, alongamento, aquecimento, consciência da postura cênica e improvisação;
- Leitura de VESTIDO DE NOIVA, de Nelson Rodrigues;
- Enceramento.
BIBLIOGRAFIA
MAGALDI, Sábato, Iniciação ao teatro – Série Fundamentos, São Paulo, Editora Ática, 2000.
FERNANDES, Francisco, Cartilhas de Teatro - IV – introdução ao estudo da direção teatral, Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura/Serviço Nacional de Teatro/Setor de Difusão Cultural, 1973.
CARVALHO, Ênio, História e formação do ator, São Paulo, Editora Ática, 1989.
ROUBINE, Jean-Jacques, A arte do ator. Trad.: Yan Michalski e Rosyanne Trotta, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1987.
RYNGAERT, Jean Pierre, Introdução à análise do teatro – leitura crítica, São Paulo. Editora Martins Fontes, 1996.
NEVES, João das, Análise do texto teatral – coleção textos técnicos, Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, 1987.
KOUDELA, Ingrid Dormien, Jogos teatrais, São Paulo, Editora Perspectiva, 1984.
STANISLAVSKI, Constantin, A construção da personagem – 8ª edição, Rio de Janeiro, Civilização brasileira, 1996.
BENTLEY, Eric, A experiência viva do teatro, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1967.
ESSLIN, Martin, Uma anatomia do drama. Trad.: Bárbara Heliodora, Rio de Janeiro,Zahar Editores,1977.
BRANDÃO, Junito de Souza, Teatro grego – tragédia e comédia, 4ª edição, Petrópolis, Editora Vozes, 1988.
2 comentários:
Muito interessante , os cursos que a FAFI esta oferecendo.amo teatro, dança ,tudo voltado a Arte.As orpotunidades estão ai , só não consegue quem realmente nao busca.
ONDE E COMO FAÇO A INSCRIÇÃO?
Postar um comentário