Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vila Velha abre curso de teatro gratuito

Foto Edson Quintaes Cursos de teatro existem aos montes, alguns pagos e outros gratuitos, e é seguindo nessa segunda onda que o Grupo de Teatro Experimental Alquimia (GETA) abriu as inscrições na quinta-feira (18/02/2010) para um curso de interpretação teatral no Teatro Municipal de Vila Velha, é o projeto “Teatro, uma trilha que liga cultura à educação”, do próprio grupo.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, o curso será gratuito e as inscrições irão até o dia 03/03/2010 (quarta-feira), no Teatro Municipal, no horário de 08:00 as 12:00.

Seguindo minha tradição, eu pego a matéria que eu li no site da Prefeitura, escrita por Rosa Mariana:

Inscrições abertas para curso gratuito de teatro

Rosa Mariana

Atenção, jovens que sonham em fazer aulas de interpretação. O projeto “Teatro, uma trilha que liga a Cultura à Educação”, do Grupo de Teatro Experimental Alquimia (Geta), está com matrículas abertas. As inscrições devem ser feitas no Teatro Municipal de Vila Velha, de 18 de fevereiro a 03 de março, das 8 horas ao meio-dia. As aulas são gratuitas.

“Os alunos matriculados terão contato direto com o palco, criando entrosamento com o instrumento de trabalho do ator: o corpo, a voz e o movimento, atuando em exercícios de leitura de texto direcionado para a platéia. As artes cênicas são uma forma de educar, divulgar e protestar muito utilizada em toda a história. Deve ser difundido, por direito e oferecido para toda a comunidade interessada”, explica o coordenador do Geta, Anderson Lima.

O objetivo do projeto é valorizar, fomentar, divulgar, educar e criar o senso crítico e criativo, o teatro como arte e como atividade profissional. O projeto teve início em 2004, na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) “Vila Olímpica”, em Soteco. 

Desde então, os alunos participaram de eventos realizados pela Prefeitura e por outras entidades. Em abril de 2008, ex-alunos do projeto realizaram uma mostra no Teatro Galpão, em Vitória, e as apresentações, as oficinas e os mini-cursos continuaram sendo realizados. O GETA oferece também durante o ano animação de eventos e festas com custo popular para profissionalização dos alunos.

O curso

O curso vai de 05 de março a 15 de dezembro, e começa pelo conhecimento histórico sobre teatro, dramaturgos, autores, diretores e atores regionais, nacionais e internacionais. Além disso, são feitos exercícios de leitura de textos de gêneros variados, os alunos têm contato com literaturas diferentes, pontuação e palavras.

Quem tiver interesse, deve comparecer ao Teatro Municipal. Os requisitos para inscrição são os seguintes: idade mínima de 12 anos, apresentação de RG e comprovante de residência (para os menores de idade, a inscrição deve ser feita pelos responsáveis). Mais informações pelo telefone 3388-4217, das 8 às 17 horas.

Projeto “Teatro, uma trilha que liga a Cultura à Educação”

Inscrições: 18 de feveiro a 03 de março, das 8 horas ao meio-dia

Aula inaugural: 05 de março, às 9 horas

Duração: até 15 de dezembro.

Turma 1: segundas e quartas-feiras, das 8 horas ao meio-dia

Turma 2: segundas e quartas-feiras, das 13 às 17 horas8 horas ao meio-dia

Local: Teatro Municipal de Vila Velha, na Praça Duque de Caxias, Centro.

Nenhum comentário: