Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Na Coxia: Como será 2010?

cartaz (2) O Carnaval acabou, então o ano começa (teoricamente falando!). Infelizmente o Espírito Santo não tem a mesma tradição de Rio de Janeiro ou São Paulo com o teatro, ou melhor, no período entre o começo do ano e o Carnaval, nada acontece no estado... Bem, não exatamente, não é? Vamos fazer justiça, pois tivemos “O amor não ousa dizer seu nome”, uma adaptação de “O vôo dos Pássaros Selvagens”, do dramaturgo Aldomar Conrado, que trouxe de volta a atriz Dayana Cordeiro e a Tenda Cultural que esteve na Praia de Camburi, em Vitória – ES, ainda nos deu “Cantantes e Brincantes” da Companhia Folgazões, “Peroás e Caramurus” com direção e texto de Nieve Matos em parceria com seu marido, o historiador e dramaturgo Saulo Ribeiro, e “Crônicas da Razão Cômica” do Grupo Vira-Lata de Teatro.

lrbraga4 Não foi o movimento mais expressivo do nosso teatro, mas já é um começo. O lance é que muitos esperam os resultados das leis de incentivo, como é o caso de Vitória – ES, que teve o resultado do contemplados na Lei de Incentivo Cultural “Rubem Braga” em 02 de dezembro de 2009 (quarta-feira) e agora começará a ver frutos deste resultado. Então possivelmente veremos muitas estréias acontecendo (assim espero!) até o final deste semestre.

marca FAFI A Escola de Teatro e Dança FAFI também deve iniciar seu ano letivo no dia 22 de fevereiro de 2010 (segunda-feira), com seus cursos e as turmas de Qualificação Profissional em Teatro e Dança. Mas eu não vim somente para falar dos cursos e das peças teatrais deste ano, que devem acontecer, vim para falar sobre minha relação com o blog este ano.

saberes Como já foi dito no aniversário de dois anos do blog, eu comecei a fazer faculdade de História este ano, com possível graduação em 2012, e isso significa que possivelmente na época do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória” não farei o mesmo acompanhamento que nos dois anos anteriores. Talvez as atualizações fiquem atrasadas também, pois terei de chegar de um dia de trabalho, mais faculdade, estando cansado, para publicar matérias no blog. A verdade que o ideal eu tivesse colaboradores, que me enviassem as matérias para eu somente publicar, mas o difícil seria trabalhar sem receber, eu sei.

68350016 alterada Eu faço o blog por paixão pela a arte cênico-teatral. Não viso lucros, mas sim o crescimento do nosso cenário cultural. As dificuldades pelas quais diretores e produtores passam são vistas nas procuras de divulgação de trabalhos, que às vezes não acontecem, então eu abri este espaço para isso. Não estou dizendo que não divulgarei nada, pelo contrário, pois mesmo chegando cansado, pretendo continuar fazendo meu trabalho de informar sobre os espetáculos que estiverem em cartaz, só estou revelando que não será como nos anos anteriores. Isso já se refletiu no material que a Companhia Folgazões me mandou recentemente e eu não consegui publicar em tempo hábil (desculpa aí, pessoal!). Tá, eu sei que nunca publico tudo que está em cartaz, mas em geral a culpa não é minha, acreditem. Eu sei que falo muito disso por aqui, mas se todas as produtoras com quem entrei em contato me enviassem material, com certeza o blog teria muito mais informações, não somente de Vitória e Vila Velha – ES, mas de vários outras cidades que tem um teatro. Volto a frisar, se eu tivesse colaboradores em Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Castelo, Guaçui e todas as outras cidades capixabas que possuem uma casa de espetáculos ou teatro, hoje o mundo inteiro saberia que também respiramos teatro. Acreditem, se mandarem coisas para mim, eu não modifico e publico na íntegra, pois acho que todos temos o direito de receber créditos pelo que falamos.

imagem0002 Bem, vai ser um ano corrido. Pretendo em ir pelo menos em duas ou três peças durante o Festival, a de abertura (com certeza!) e outras de meu total interesse. Sem contar que as peças teatrais acontecem nos fins de semana, então pretendo assistir ao retorno de “O amor não ousa dizer seu nome”, em algum teatro da capital, quero assistir a estréia de “Por favor, matem minha empregada – 10 anos depois”, com Wilson Nunes e um elenco fantástico, espero que a Companhia Folgazões tenham novidades para nós, de algum novo trabalho de rua, assim como o Grupo Z de Teatro. gobbi-marly Pretendo também iniciar meu projeto Mini-Biographias, aonde começarei com uma personagem que surgiu nas tiras de jornais, mas conquistou os palcos do Espírito Santo, Marly, e consequentemente – se possível – fazer uma mini-biographia do ator e diretor José Luiz Gobbi (vamos ver se consigo =)).

Bem, me desejem boa sorte nessa nova empreitada que inicio, pois precisarei da compreensão e da ajuda de todos para manter o blog ativo e vocês… todos vocês, bem informados!

Nenhum comentário: