Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Blog Teatro Capixaba: Ano Dois

Dois anos. Ontem (04/02/2010), o blog Teatro Capixaba fez dois anos.

Quando comecei o blog, comecei com o velho discurso “O que é teatro?”. Não que eu tenha sido original ou usado minhas palavras para expressar, mas eu precisava começar por algum lugar. Eu nem sei mais o que dizer-lhes, depois de tudo que já falei, a não ser que as coisas vão bem, obrigado.

O blog vai bem, com um movimento cada dia maior. Eu tenho cometido equívocos, mas sou passível de erros. Na semana passada mesmo (28/01/2010) eu deveria ter divulgado que no mesmo dia do aniversário do blog, a Companhia Folgazões teria a Saída do Boi, assim como de hoje (05/02/2010) até domingo (07/02/2010) acontece a Oficina de Teatro da Companhia, que terá 25 horas de curso e é aberto para pessoas com ou sem experiência com teatro. O curso tem o valor de R$ 80,00 e acontece na sede da Folgazões, os interessados devem entrar em contato por e-mail: osfolgazoes@hotmail.com. A Companhia Folgazões foi uma das primeiras a colaborar com o blog, pois eles são alguns dos maiores fomentares de teatro dentro da capital e do Espírito Santo. A colaboração de Wyller Villaças, Duílio Kuster, Edson Nascimento e Vanessa Darmani, sempre foi um presente para mim. Momentos maravilhosos eu também passo durante o Festival de Teatro “Cidade de Vitória”, no qual – apesar de correr atrás das peças – o blog tem um alto índice de freqüentação. Faço minhas críticas, divulgo as peças que estão em cartaz, e as vezes recebo bons elogios. Outra grande movimentação no blog acontece nas épocas de inscrições na Escola de Teatro e Dança FAFI, quando as pessoas sempre entram em busca de um curso que possam participar. Este começo de ano tive problemas quanto a isso, pois um dos responsáveis pelo Edital de Inscrição (não mencionarei o nome dele novamente!), não queria me passar, por achar que eu divulgaria antes de ser publicado no jornal. Primeiro, conversando a gente sempre se entende, segundo, enquanto no jornal A Tribuna a matéria é paga, no blog eles têm total liberdade para divulgar, sem a necessidade de pagar, sem contar que a divulgação do Edital se perde, já que a publicação é da Prefeitura Municipal de Vitória e não somente da Secretaria Municipal de Cultura. Mas isso foi o de menos, pois mesmo com estas intempéries, eu publiquei edital.

Acredito eu que com minhas críticas a certas pessoas ou grupos, estou fazendo “inimigos”, já que nem todos gostam de ser criticados. Percebi isso com as “ameaças” que recebi depois de publicar minha opinião sobre as escolhas do Prêmio Omelete Marginal nas categorias ligadas ao Teatro.

Tá, eu fui duro nas minhas críticas, mas eu nunca escondi que faria isso no blog. Pelo contrário, eu o criei também para colocar um desabafo da minha parte com o que acontece com o cenário cênico-teatral do estado, pois sempre que me sentava numa mesa e começava a me exaltar para falar de algo, o pessoal tinha medo de sermos ouvidos, então através do blog eu falo, sem prejudicar ninguém a não ser eu mesmo, tanto que nem convidado para assistir a premiação, este ano, eu fui (uma amiga me chamou de última hora, dizendo que poderia entrar sem problemas, mas como eu não fora convidado pelos organizadores, não queria aparecer de penetra!).

Acredito que, apesar da confusão feita por alguns membros do Grupo de Discussões Opiniões Cênicas quanto ao fechamento deste blog, ele permanece no ar. Eu tento e sempre tentarei mantê-lo atualizado, com ou sem as pessoas me procurando para divulgar seus trabalhos (Fala sério, não acredito que as pessoas lembrem dos jornais, mas esqueçam do blog! Sendo que todos comentam, mesmo sem saber quem eu sou, perto de mim).

Este ano começo minha faculdade de História, com o intuito em me aprofundar na História do Teatro Capixaba (ou Espiritossantense), mas as pessoas que desejarem ajudar com textos prontos ou mesmo divulgando seus trabalhos, me enviem que terei o maior prazer de colocar. Abro também o espaço para as artes cênico-dançantes (acho que podemos chamar assim) e cênico-circenses, pois este se torna cada dia mais um espaço cênico, na sua abrangência geral.

Sei que no ano de 2009 prometi as Mini-Biographias, mas não cumpri, só que este ano começarei de qualquer forma, sem a colaboração dos nossos artistas (uma pena!). Vou tentar de alguma forma levar este projeto adiante e quero começar um novo projeto, com a ajuda do ator Victor Barros, que atua na Região Sul do país com a Fantasia Festas e Eventos e foi selecionado pela terceira vez para participar do Festival de Curitiba, que acontecerá entre os dias 16 a 28 de março de 2010, e me mandará o material para divulgar melhor a participação de seu grupo no Festival. Não tenho um nome para o projeto ainda, mas vai surgir (espero que antes do material vir!), e sendo assim, abro mais um espaço para os capixabas que atuam fora do estado e querem divulgar seus trabalhos, para mostrar que nossos talentos estão representando-nos em Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e São Paulo, além de Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste (se chegou alguém até lá!).

É isso aí! Contabilizo mais um ano e que venham muito outros... E sempre agradecendo àqueles que não deixam de comparecer e prestigiar este blog que informa, mas também critica – mal, mas critica!

Abraços calorosos!

Um comentário:

Cultura Colatina disse...

Olá, trabalho na Secretaria de Cultura de Colatina e gostaria de pedir a gentileza de publicarem o Regulamento do 4ºENTEPOLA - Encontro de Teatro Popular Latino Americano que será realizado entre 06 e 10 de outubro em Colatina. As inscriçoes estão abertas entre 15/07 a 01/09/10.
O link é esse:
http://www.culturacolatina.com.br/2010/paginas/entepola%202010.htm
Informações na Secretaria de Cultura de Colatina - Telefone: 3177 7073