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segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Gilson Sarmento na Bauhaus

bauhaus O Bauhaus Vitória é uma escola de arte com os mais diversificados cursos, desde a arte de falar francês até curso de dramaturgia. No mês de marços de 2009, ela estará com o renomado Doutor e Mestre em Teatro de Vitória-ES, Gilson Sarmento, dando cursos de Interpretação Teatral e Dramaturgia.

O de Interpretação Teatral começa no dia 17/03/2009 (terça-feira) e terá duração de 36 horas, terças e quintas-feiras, das 19:00 as 21:00, já o de Dramaturgia ficará para o dia 30/03/2009 (segunda-feira), tendo durabilidade de sete meses (março a outubro de 2009), as segundas-feiras, das 18:30 as 21:00. As inscrições de ambos já se iniciaram. O Curso de Interpretação será dividido em três parcelas de R$ 185,00 e o de Dramaturgia ficará parcelado em oito vezes de R$ 158,00. Os preços são salgados, mas o professor é Gilson Sarmento – que aparentemente não deve gostar de mim –, então vale a pena.

Segue abaixo o instrutivo de ambos os cursos:

INTERPRETAÇÃO TEATRAL

A prática da Interpretação Dramática sistematizada por Constantin Stanislavski, diretor, ator, crítico teatral e um dos fundadores do Teatro de Arte de Moscou, ainda que citada com freqüência é pouco vista em sua versão autêntica. Influenciados pelo romantismo que ainda permeia a expressão cênica no Brasil, nossos atores e diretores, freqüentemente se deixam levar por interpretações freudianas ou jungianas do trabalho do ator, que o fazem perder sua objetividade e impedem a construção lógica e desapaixonada de personagens. Assim, os possíveis talentos interpretativos dos candidatos a atores se perdem numa espécie de excitação inconsciente, responsável pelas interpretações estridentes que acabamos por ver em nossos palcos ou em nossas telas. Parafraseando Stanislavski: “nervos excitados não fazem uma interpretação; só denotam histeria”.
O curso de Iniciação à Interpretação Teatral pretende que seus alunos entendam o que falam ou fazem no palco - ou eventualmente diante de câmeras - entendam o por quê desse falar ou fazer e, num processo, como falar ou fazer no palco de maneira a estender e aprofundar seus potenciais expressivos. Nesse processo está contida toda a teoria de Stanislavski, base para a formação de qualquer estilo de ator.
O curso é destinado a pessoas acima de 16 anos interessadas em produção teatral e no desenvolvimento de suas habilidades interpretativas, para eventual uso no palco.
Tem por objetivo estimular a busca de estratégias pessoais para ampliar a capacidade expressiva dos alunos e desenvolver sua auto-crítica, a fim de lhes dar autonomia na seleção dos elementos que usarem para criar suas interpretações, estimular desembaraço ao falar ou ao ler em voz alta, assim como estimular variedade tonal, gestual e facial na interpretação de textos. Para alcançarmos esses objetivos serão utilizadas as seguintes estratégias: Apresentação de pantomimas de curta duração de ações cotidianas sem o aporte de cenários ou adereços; em duplas ou grupos maiores; Crítica a todos os exercícios apresentados estritamente segundo os princípios da Interpretação Dramática apresentados no curso; Leitura, crítica e dramatização de textos.

Início:
17/03/2009
Duração:
36 horas
Dias / Horários:
Terças e Quintas-feiras, de 19 às 21h
Valor:
3 parcelas de R$ 185,00
Aulas:
“Quando atuar é uma arte” Discussão do texto
Exercícios de coordenação motora
Exercício de improvisação Análises feitas pelos alunos
Exercícios de memória
Pondo cor nas palavras.
Selecionando textos para interpretação. Justificativas para a seleção
Variando o tratamento dos textos. Quais variações são aceitáveis? Os problemas éticos da interpretação teatral.
Ensaio dos textos com seus elencos fixados.
Ensaio de pantomimas para apresentação pública
Ensaio de pantomimas e textos
Apresentação pública dos textos ensaiados e de alguns exercícios ___________________________________________________________

Oficina
DRAMATURGIA, A ESCRITA DE PEÇAS TEATRAIS

O curso buscará aprofundar a qualidade da produção dramática daqueles que se interessam pelo teatro no Espírito Santo.
A qualidade de nossa dramaturgia encontra seu primeiro obstáculo na própria cultura. Um primeiro passo para melhorar sua qualidade deve ser o de explicitar aquilo que caracteriza a forma dramática para, em seguida, garantir que os escritores explorem criativamente as estratégias das quais a forma dramática lança mão.
O curso é destinado a pessoas interessadas em adquirir conhecimentos sobre a escrita de peças teatrais, em aprofundar a qualidade de sua produção dramática e dispostas a escrever com assiduidade. Os exercícios práticos de dramaturgia, acompanhados de debates críticos e análise do material produzido, culminarão com a elaboração de uma peça em um ato por cada um dos participantes do curso.
Para alcançarmos esses objetivos serão utilizadas as seguintes estratégias: Registrar por escrito a observação de ações na vida real, estabelecendo o foco dessas observações de acordo com os cinco sentidos; Ler criticamente textos da dramaturgia mundial como exemplos do bom desenvolvimento de personagens, ações e temas; Expor conflitos nas interações imaginadas entre personagens; Ler em voz alta os textos produzidos, criando oportunidades de melhor perceber os significados dos textos lidos; Encarar a produção textual gerada para o curso como expressões históricas de expectativas e de conhecimento; Usar os textos produzidos como material básico para discussão da forma dramática; Tratar a reescrita como ação necessária para refinamento dos textos, segundo os parâmetros da forma dramática.

Início:
30/03/2009
Duração:
De março a outubro
Dias / Horários:
Segundas-feiras, de 18:30 às 21:30h
Valor:
8 parcelas de R$ 158,00
Aulas:
A forma dramática: definições
Memória física: registro por escrito de acontecimentos, tendo como base os cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato, paladar.
Ambientes físicos: sua relação com as ações propostas
Personagens: A observação de gente à nossa volta.
Ações que contextualizam e ajudam a definir o personagem.
As falas dos personagens: O bisbilhotar do autor.
Conflito: dois personagens se encontram.
Tema
A introdução de novos personagens: ampliação do conflito e o reforço do tema.
Uma parada crítica: exame crítico do ambiente físico onde ocorre a ação, dos personagens, do conflito, e da solução encontrada para o conflito.
Leitura das peças: os participantes do curso se transformam em elenco das peças; cada escritor faz anotações sobre a leitura que ouve: os possíveis problemas encontrados resultam da leitura feita pelo elenco, ou da escrita das peças?

Após o final desse curso, e havendo interesse dos participantes, pretendemos instituir um seminário permanente que consistiria em reuniões para leitura e crítica de peças escritas por autores egressos do curso ou outros autores locais, palestras sobre dramaturgia realizadas por escritores brasileiros; palestras sobre autores dramáticos relevantes e seminários sobre o teatro mundial, nacional e capixaba, que iluminem aspectos específicos da dramaturgia.
Por: 
gilsonsarmento GILSON SARMENTO: Doutor em Comunicação e Teatro e Mestre em Teatro pela Universidade do Sul de Illinois/EUA, onde estudou e praticou o teatro diretamente com atores e colaboradores de Constantin Stanislavski, Irwin Piscator e Bertholt Brecht. Seu doutorado foi inteiramente voltado para a dramaturgia, escrevendo várias peças de um ato e, como parte de sua tese de doutorado, três peças de longa duração. Com base na experiência adquirida em seus anos de estudo e prática de teatro, todos os seus esforços se voltaram principalmente para o treinamento de atores e o exame crítico de textos teatrais. Foi o que fez ao trabalhar com atores na Fundação Cultural do Espírito Santo, onde foi também Coordenador de Atividades Teatrais, e no Programa Bolsa Arte-Funarte, ao atuar como Coordenador de Teatro na UFES. Como professor universitário, ministrou as disciplinas Literatura Americana e Língua Inglesa, Introdução ao Teatro, Literatura Inglesa (Shakespeare), Teoria da Literatura Dramática, Teatro Contemporâneo, História do Teatro e Escrita de Roteiros de Cinema na graduação e no mestrado da Universidade Federal do Espírito Santo. Dirigiu, atuou e foi responsável pelo desenho de figurino e de cenário em inúmeras de peças teatrais nos Estados Unidos e no Brasil.

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