Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Machado na Fafi

Neste final de semana, a Escola de Teatro e Dança Fafi continua seu circuito de homenagens ao dramaturgo Machado de Assis. Desta vez, sob a direção de Renato Saudino – que também fez a sonoplastia e o texto final –, vai ao Auditório da Fafi , nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2009 (sexta-feira e sábado), o trabalho “Machado, o Canário e o Almirante”.

Segue abaixo o release e um breve texto sobre Machado de Assis:

ESCOLA DE TEATRO E DANÇA FAFI

Apresenta

"MACHADO, o Canário e o Almirante"

machado

Direção: RENATO SAUDINO

Textos de Machado de Assis

Adaptação dos contos: Aderbal Freire Filho

Direção, sonoplastia e texto final: Renato Saudino

Figurinos: Regina Schimitt

Iluminação: Edgard Barbosa

Elenco: André Loureiro
             Eleciana Mello
             Érica Schuina
             Fabrícia Dias
             Luíza Vitório
             Patricia Galleto

MACHADO DE ASSIS

Por que Machado de Assis? Um pouco porque neste ano se comemora o centenário de sua morte. Mas isso não passa de um pretexto para que possamos colocar em evidência um fato praticamente desconhecido do grande público, ou seja, a contribuição de Machado de Assis para com a dramaturgia no Brasil. De sua autoria, como dramaturgo, temos: "Queda que as mulheres têm para os tolos" (1861), "Hoje avental, amanhã luva" (1861), "Desencantos" (1861), "O caminho da porta" (1862), "O protocolo" (1862), "Quase ministro" (1863), " Os deuses da casaca" (1865), "Tu, só tu, puro amor" (1881), "Teatro coligido" (incluindo "Não consultes médico" e "Lições de botânica") (1910), sem esquecer das "Idéias de canário" que não me recordo a data. Também cabe ressaltar sua carreira de crítico teatral, cujos textos foram publicados no periódico "O Espelho", iniciado em 1858 e que se estendeu por mais de duas décadas. Ainda, no ano de 1862, cumpriu o papel de censor teatral do governo. No mais, a obra literária machadiana é mesclada de gêneros, onde o jogo teatral permeia toda a sua produção, pela estrutura de sua composição e pela caracterização dos personagens em suas narrativas. No que diz respeito à Escola de Teatro e Dança FAFI, temos ainda outros motivos para tal empreitada. O primeiro é que, dentro de nossa grade curricular, o 2º ano do curso de qualificação profissional em teatro deve montar uma peça do século XIX. O segundo é que a montagem também trata de um exercício de dramaturgia para a composição do universo machadiano a partir das leituras dos textos "O melhor remédio" e "Antes da missa" e interpretação de "Idéias de canário" e "Noite de almirante".

O trabalho terá Entrada Franca e você deverá retirar o ingresso uma hora antes do espetáculo, que será as 19:00. Bom espetáculo para todos!

Nenhum comentário: