Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Blog Teatro Capixaba – 1 Ano

Teatro Capixaba1

Há exato um ano eu decidi criar o blog Teatro Capixaba. Cheguei a convidar várias pessoas para serem colaboradoras nele, mas nem todos acreditaram, chegaram até a dizer que era uma brincadeira da minha parte. Ainda bem que uma pessoa acreditou em mim e permanece comigo desde o começo, a gerente da Escola de Teatro e Dança Fafi, a pedagoga e atriz Lilian Menenguci.

O objetivo do blog não mudou, continuo tentando divulgar as peças que acontecem no estado do Espírito Santo. No começo foi mais complicado e dificil, mas hoje muitos me ajudam, enviando releases e imagens para divulgação, mas laços que eu pensei ter fincado não permaneceram estabelecidos. Fico feliz de ainda ter pessoas como Fabiola Buzim, Wilson Nunes e Edilson Pedrini, o Clã de Teatro, a Companhia Folgazões e Grupo de Teatro Empório que confiam no trabalho que tento desenvolver dentro do blog e me mandam material.

Com o blog consegui um espaço maravilhoso junto ao Intervenções Urbanas, que fazem um exímio trabalho ao divulgar a Cultura Capixaba. Também consegui um grande reconhecimento fora do estado, com visitas constantes de mineiros, cariocas, paulistas e até mesmo acreanos.

O blog também possui interesse nas leis de incentivo municipais e nos editais estaduais, relacionados à teatro. Acompanhei os editais da SECULT de 2008 desde o começo, até a decisão controversa sobre o Edital de Dramaturgia, onde por conta de minha opinião, fui chamado de animador cultural, até sugestionaram que eu desejo entrar para alguma Secretaria de Cultura. Relevando isso tudo, tenho feito um grande esforço para manter todos informados sobre o que acontece. Não sou jornalista, nem crítico de teatro, somente uma pessoa que ama essa forma de expressão artística e faz o máximo para que o trabalho dentro do estado tenha seu reconhecimento.

Durante toda a Edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, mantive um informativo atualizado, dia-a-dia, com releases de todas as peças que aconteceram e uma opinião pessoal sobre as peças de dentro do estado. Durante a época do Festival, o blog teve um grande boom, pois entravam muitas pessoas procurando informações.

teatro capixaba Quando comecei o blog, comecei falando sobre teatro e mantenho até hoje uma frase do dramaturgo Nelson Rodrigues referente a esse “cadaver salubérrimo”. Ainda acho que todos podemos fazer mais por essa forma artística. Em vez de criticar quem tenta auxiliar, podemos escrever sobre fatos de nosso estado, colocar nossa história em palco ou então montar espetáculos que possam enriquerecer nossa história teatral.

No meio do ano passado, o diretor, escritor, produtor e ator do Grupo de Teatro Empório, Leandro Bacellar, também se tornou um colaborador, mudando até a cara do blog, que antes possuia o banner que coloquei acima deste texto. Ele deu um formato mais atraente.

Esse ano eu possuo um projeto pessoal que desejo colocar em funcionamento, se chama Mini-Biografias. Com a ajuda de Lilian Menenguci e de Leandro Bacellar, pretendo começar a colocar biografias dos nossos atores, diretores, produtores e artistas envolvidos com o cenário teatral capixaba. A idéia é dar o devido reconhecimento (já fui criticado por não ter feito isso no Dia Mundial do Teatro) àqueles que estão em cima ou atrás do palco, fazendo o máximo para “catarsear” o público. Depois de divulgar no blog, estarei disponibilizando no Wikipedia, como fiz com a Escola de Teatro e Dança Fafi.

teatro-es Pretendo voltar a divulgar o Festival, que entrará na sua quinta edição (agora eu acertei!), falar sobre os editais da SECULT novamente e também continuar divulgando os trabalhos desenvolvidos entre o SESC e a Fafi, as peças que aconteceram (a Rubem Braga já divulgou os nomes dos agraciados com os bônus). Espero que continuem acompanhando o blog Teatro Capixaba, pois são as pessoas que aqui visitam que fazem com que ele continue ativo. Continuo na correria para que todos fiquem informados e espero uma melhor colaboração futura daqueles que ainda desenvolvem trabalhos aqui. Obrigado por fazerem parte deste um ano de vida do blog Teatro Capixaba!

3 comentários:

aline disse...

gostei muito do blog eu sou apaixonada pelo teatro adorei abraços

André Luz disse...

Obrigado pelos elogios. Bjos.

André Luz disse...

Obrigado pelos elogios. Bjos.