Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Blog Teatro Capixaba em catálogo sobre crítica teatral na era digital, por Lilian Menenguci

Quando criei o blog Teatro Capixaba há mais de dois anos atrás tinha como intenção que todo mundo soubesse que o Espírito Santo tem um intenso movimento cultural cênico-teatral acontecendo. Lógico que, como tudo o mais, começou timidamente, divulgando coisas pequenas e contando com a ajuda de alguns, como a Companhia Folgazões e meus colaboradores. o ator, diretor, dramaturgo, produtor e designer gráfico Leandro Bacellar foi quem deu uma logomarca ao blog e a atriz, pedagoga e produtora Lilian Menenguci, sempre me fornecia materiais de grande relevância como as datas das inscrições na Escola de Teatro, Dança – e agora – e Música FAFI e sua programação. A mais nova colaboradora, a atriz e arte-educadora Fabricia Dias, foi a grande criadora da coluna de entrevistas do blog, “Sob o Spotlight”, além de colaborar com material constante. Hoje eu divulgo toda a programação do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória”, além de receber materiais de outros festivais, que infelizmente não consigo divulgar todos e de peças teatrais – que tenho tido o mesmo problema!, publico as inscrições semestrais da FAFI, coloco no ar – com a devida autorização – matérias que circulam na internet e também tenho constante apoio do SESC Cultura e da Companhia Folgazões.

Essa introdução serve para mostrar que, apesar de não termos uma “casa” e habitarmos o Blogger, o blog Teatro Capixaba cresceu e foi notado, tanto que a mestra em Artes Cênicas pela UFRGS, Helena Mello, ao elaborar um catalogo com cinquenta blogs sobre critica cultural, inclui-nos nele. Quem notou isso foi a minha maravilhosa amiga e colaboradora Lilian Meneguci, que preparou uma maravilhosa matéria sobre o catalogo, que se encontra no blog de Helena Mello, Sobre Critica Teatral. Abaixo a matéria:

Blog Teatro Capixaba em catálogo sobre crítica teatral na era digital

Por Lilian Meneguci

ufrgs97 O Blog Teatro Capixaba, espaço dedicado à produção, promoção e difusão cultural na área teatral no Estado do Espírito Santo, cumpre com importante papel na cena nacional. Ao longo de sua existência, o blog tem sido visitado por inúmeros internautas de diferentes regiões do país. Recentemente se constituiu fonte de pesquisa na Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e consta no catálogo sobre Aspectos da Crítica Teatral Brasileira.

O catálogo, que reúne cinquenta blogs, foi elaborado e publicado por Helena Mello, mestra em Artes Cênicas (UFRGS), para a sua pesquisa sobre “Aspectos da Crítica Teatral Brasileira na era digital”, realizada no período de 2008 a 2010, sob a orientação de Edélcio Mostaço com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

A publicação de Mello (2010) com a relação dos nomes e descritores dos blogs pode ser acessada em http://sobrecriticateatral.blogspot.com/p/catalogo-de-blogs.html


Lilian Menenguci, atriz, pedagoga e produtora. É colaboradora do Blog Teatro Capixaba.

Nenhum comentário: