Google Website Translator Gadget

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Companhia Folgazões de Artes Cênicas apresenta “Belfagor” no Centro de Vivência da UFES

FolgazoesA Companhia Folgazões de Artes Cênicas apresenta o espetáculo “Belfagor”. A peça estreia e serve como cortejo de encerramento do Curso Livre de Teatro de Rua da UFES.

“Belfagor” estreia no dia 24 de novembro de 2015 (terça-feira), no Centro Vivência da UFES, as 19h00, depois entra em temporada em Vitória/ES se apresentando no dia 25 de novembro de 2015 (quarta-feira), na Rua Sete de Setembro, no dia 26 de novembro de 2015 (quinta-feira) na Praça Costa Pereira, no dia 27 de novembro de 2015 (sexta-feira), na Praça Misael Pena, indo no dia 28 de novembro de 2015 (sábado) para Guarapari/ES, na Praça Philomeno Pereira Ribeiro, em Muquiçaba, sempre as 20h00.

SINOPSE

Belfagor_divulgação (Crédito Fabio Martins) (158)O arquidiabo Belfagor é enviado à Terra, como ser humano, pelo chefe supremo do inferno: O Baixíssimo, com a missão de se casar para desvendar se o matrimônio e a mulher são os verdadeiros motivos que tornaram o inferno o destino final de milhares de homens. Belfagor, na Terra, se casa com Honesta e o que aparentemente seria uma simples missão se transforma numa confusão dos infernos, levando o arquidiabo a inúmeras e inesperadas constatações sobre a Terra e a Humanidade.

FICHA TÉCNICA

Concepção e Direção geral: Vanessa Darmani e Wyller Villaças

Criação e Dramaturgia: Núcleo de Pesquisa em Teatro de Rua Folgazões (NPTR – Folgazões)

Direção Musical e Instrutor de Percussão: Tio Lú

Elenco: Alberto Miranda, Cyntia Dessaune, Elenízia Batista, João Garcia, Marina Bonnoni, Marina Malafaia, Roberta Mesquita e Vitor Passarim

Treinamento de Atores: Wyller Villaças, Vanessa Darmani e Leonardo Magalhães.

Concepção de Figurino: Romelia Pessali e Vanessa Darmani

Execução de Figurino e Adereços: Romelia Pessali e NPTR – Folgazões

Arte Gráfica: Foca Magalhães

Assistente de Cena: Fernanda Silva

Fotografia: Fábio Martins

Filmagem: Ópera Filmes

Palestra sobre a obra de Maquiavel: Wilson Coelho

Confecção dos chifres de metal: Renato Sancharro 

SOBRE O FOLGAZÕES

A Folgazões, desde 2007, vem construindo uma carreira sólida no cenário cultural do Espírito Santo. Em janeiro de 2013, realizou uma de suas maiores conquistas: a aquisição de sua sede própria, localizada no Centro de Vitória.  Desde seu surgimento, o grupo desenvolve uma pesquisa de linguagem, calcada na comicidade, no teatro de rua e nas tradições culturais brasileiras. Além destas ações, a Folgazões atua comprometidamente com a popularização e a democratização do acesso ao teatro, como também com ações relacionadas ao fomento, ao pensamento e à formação dentro do campo teatral. Ao longo dos seus oito anos, o grupo já montou sete espetáculos e estabeleceu importantes parcerias com grandes mestres e grupos do teatro brasileiro. Com quatro espetáculos atualmente em repertório, vem realizando apresentações regulares e participando de festivais no Espírito Santo, em outros estados do Brasil e também no exterior.

SOBRE O NÚCLEO DE PESQUISA DE TEATRO DE RUA

Belfagor_divulgação (Crédito Fabio Martins) (169)O Núcleo de Pesquisa em Teatro de Rua (NPTR) foi criado a partir do resultado do Curso Livre de Teatro de Rua, realizado no ano de 2014 na sede da Folgazões. O NPTR tem como objetivo afirmar e compartilhar a pesquisa de linguagem que a Folgazões vem sistematizando ao longo de seus oito anos.

AGRADECIMENTOS

Ao parceiro e Folgazão Duílio Kuster pela força com o Ravi durante os ensaios; ao Rogério Borges, por acreditar na Folgazões e pela parceria e iniciativa/provocadora de criar um Curso Livre de Teatro de Rua na UFES; ao Adolfo Brás Sunderhus Filho pelo apoio, entusiasmo e pelas conversas, que apesar de poucas e casuais, sempre foram reflexivas e esclarecedoras; aos parceiros, amigos e as pessoas que participaram dos nossos ensaios abertos e que contribuíram com falas significativas para o processo e por fim  a todos que participaram das turmas do Curso Livre de Teatro de Rua que foram ministradas na Sede da Folgazões e na UFES.

Nenhum comentário: