Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Inscrições para o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória devem começar em julho.

Festival Nacional de Teatro movimenta Vitória com peças, oficinas e palestras

Ator carregando diversas bolsas em cena

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, realizado desde 2005, busca divulgar as artes cênicas para os moradores de todo o estado. Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), começa sempre no dia 13 de outubro e conta com peças nacionais e capixabas, que são encenadas nos teatros Carlos Gomes, José Carlos de Oliveira (Carmélia), Universitário, Fafi e do Sesi, e em outros espaços públicos da capital.

Além dos espetáculos, integram o festival palestras, oficinas (destinadas à iniciação ou aprimoramento teatral). Há também os momentos em que artistas de fora do estado falam sobre o trabalho deles, abordando linguagem, produções, dificuldades e outros assuntos.

A participação em todas as atividades do evento é gratuita.

Inscrições

Atores e grupos do Espírito Santo podem inscrever suas peças. A época de inscrição, as normas e outras informações são divulgadas por meio de edital publicado na imprensa, normalmente no mês de julho. Uma comissão é responsável por selecionar nove peças locais, que serão exibidas durante o evento. Os espetáculos nacionais são escolhidos por uma curadoria.

O festival enfatiza a diversidade cultural. Por isso, têm prioridade artistas e grupos dotados de diferentes linguagens e origens regionais.

Boneco marionete vestido de rapaz segurando uma rosa

Todos os grupos que se apresentam são premiados com a réplica do Theatro Carlos Gomes, criada pelo escultor local José Nilson Araújo de Almeida, o Camisão. O Theatro Carlos Gomes é tido como o símbolo das artes cênicas capixabas.

Mais informações

Secretaria Municipal de Cultura

Gerência de Produção e Difusão Cultural
Telefone: (27) 3132-2064
Subsecretaria de Cultura
Telefones: (27) 3132-2067 e 3132-2076

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas

Fotos: André Sobral e Adriano Horta

Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/semc.php?pagina=festivaldeteatro

Nenhum comentário: