Google Website Translator Gadget

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os Inclusos e os Sisos em Vitória

A Trevo: Efervescência Comunicativa do Rio de Janeiro/RJ, por meio da Pauline Martins, enviou-me o material do grupo teatral carioca Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, que estará se apresentando em Vitória/ES nos dias 28, 29, 30 e 31 de agosto de 2012 (terça, quarta, quinta e sexta-feira) no Anfiteatro do Parque Botânico da Vale com o trabalho “Ninguém mais vai ser bonzinho – Em esquetes”, com sessões as 10h00 e 14h00. O grupo também promoverá nos dias 28 e 29 de agosto de 2012 (terça e quarta-feira) uma oficina de teatro acessível com os atores, no horário de 15h00 as 17h30. Abaixo segue o material do grupo que tem apoio da Vale.

TEATRO ACESSÍVEL DA ESCOLA DE GENTE CIRCULA PELO NORTE, NORDESTE, SUDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL EM PARCERIA COM A VALE

Turnê do grupo Os Inclusos e os Sisos chega a Vitória

Criado em 2003, com o incentivo da ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, o grupo carioca de teatro Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade encena espetáculos que abordam com humor temas como a discriminação, o preconceito e a inclusão na sociedade. As apresentações contam com todos os recursos de acessibilidade previstos por lei, como intérprete de Libras, audiodescrição, legenda eletrônica, programas em braile e em letra ampliada, além da reserva de assentos para pessoas com dificuldade de locomoção, garantindo a todos o acesso à cultura.

Quarenta e seis mil pessoas com e sem deficiência de todas as regiões do Brasil já assistiram às apresentações do grupo Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade, projeto da ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão. Agora, em agosto de 2012, uma nova circulação nacional da peça está sendo realizada. A primeira parada foi em São Luís, no Maranhão, seguido de Pauapebas e Belém, no Pará, e Corumbá, no Mato Grosso do Sul. A turnê faz sua última parada em Vitória, no Espírito Santo, com apresentações de 28 a 31 de agosto, no Anfiteatro do Parque Botânico da Vale.

Com o patrocínio da mineradora Vale, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, cada cidade receberá quatro apresentações gratuitas e abertas ao público do espetáculo Ninguém mais vai ser bonzinho – Em Esquetes. A peça é encenada pelo grupo Os Inclusos e os Sisos, projeto de arte e transformação social da Escola de Gente criado em 2003 pela atriz e VJ da MTV Tatá Werneck com outros/as estudantes de Artes Cênicas da Unirio. Atualmente o grupo está na sua quarta geração de jovens artistas dedicados/as a colocar a arte a serviço da Inclusão.

O espetáculo Ninguém mais vai ser bonzinho – Em Esquetes conta com todos os recursos de acessibilidade na comunicação previstos em lei: intéprete de Libras, legenda eletrônica, audiodescrição das cenas, programas em braile, visita guiada ao cenário, atendimento prioritário para pessoas com deficiência e reserva de assentos para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Todo esse esforço conjunto da Escola de Gente, da Vale e do Ministério da Cultura, vai de encontro com o que determina a legislação brasileira e internacional sobre Direitos Humanos, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, ratificada no Brasil pelo Decreto Legislativo 186/08 e Decreto Federal 6.949/09, e o Decreto 5.761/06.

Oficinas de Teatro e Inclusão - Além de assistirem aos espetáculos, o público também poderá participar de oficinas de teatro, ministradas pelo grupo Os Inclusos e os Sisos com a supervisão da Escola de Gente. As Oficinas de Teatro Acessível foram criadas pela Escola de Gente no ano de 2010 para fazer com que artistas e produtores culturais experimentem impasses e encontrem soluções para sempre garantir o direito à participação e à comunicação de pessoas com deficiência em espetáculos de teatro, dança, concertos musicais, etc. Desde  a sua criação, 157 artistas e produtores culturais já foram capacitados através de 117 horas de oficinas realizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza e Teresina. As oficinas têm vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail escoladegente@escoladegente.
org.br.

Livro inspira peça - Baseado no livro homônimo da jornalista e fundadora da Escola de Gente, Claudia Werneck, recomendado por Unesco e Unicef, a peça Ninguém mais vai ser bonzinho tem como tema central a urgência em se promover uma sociedade inclusiva, passando da fase de conscientização para a de ação. O livro, publicado no ano de 1996 pela WVA Editora, especializada em inclusão, é vendido também em formatos acessíveis, e se tornou a primeira obra no Brasil a tratar do tema a partir da Resolução 45/91, assinada pela ONU em 1990.  Apresentado pela primeira vez em 2007, Ninguém mais vai ser bonzinho, com criação e direção de Diego Molina, é um espetáculo que revela cenas sutis de discriminação no dia a dia, apresentadas com muito bom humor. Em 2011, com adaptação e direção de Marcos Nauer, também fundador do grupo, o espetáculo circulou por cinco cidades do Nordeste e cinco cidades do Rio de Janeiro, totalizando 18 apresentações, para um público de cerca de 5.000 pessoas. Este ano a montagem ganha nova forma, com texto e elenco reformulados.

Campanha nacional - A turnê faz parte da campanha Teatro acessível: arte, prazer e direitos, lançada em 2011 pela Escola de Gente e Ministério da Cultura como parte das celebrações pelos 10 anos da ONG. Na última década, a Escola de Gente vem trabalhando a favor da inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade na sociedade, especialmente crianças, adolescentes e jovens com deficiência, sensibilizando diretamente para a causa da inclusão cerca de 400 mil pessoas em diversos países de distintos continentes. Através de ações de Comunicação, Cultura e Educação, a Escola de Gente tem como objetivo democratizar o conceito e a prática da sociedade inclusiva. A organização incide em políticas públicas e integra o Conselho Nacional de Juventude, o Conselho Estadual de Juventude e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entre outras redes. No ano de 2011, recebeu o Prêmio Direitos Humanos 2011 na categoria: “Direitos de Pessoas com Deficiência” da presidente Dilma, a mais alta condecoração que o Estado brasileiro pode oferecer a uma organização da sociedade civil.

Patrocínio Vale - A Vale, como estratégia de investimento institucional voluntário, apoia projetos em cinco eixos: cultural, social, esportivo, ambiental e técnico.  Desta forma, a temática da acessibilidade, levantada pela Escola de Gente por meio da campanha Teatro acessível: arte, prazer e direitos, vem ao encontro das diretrizes adotadas no cotidiano da empresa: a valorização da diversidade, a inclusão social e o respeito às diferenças.


Veja a programação completa
(a quantidade de público para as apresentações está sujeita à lotação dos espaços):

VITÓRIA - ES
Local: Anfiteatro do Parque Botânico da Vale (Avenida dos Expedicionários, s/n, Jardim Camburi)

Dias 28 e 29 de agosto
10h e 14h: Espetáculo
14h às 17h30: Oficina de Teatro Acessível

Dias 30 e 31 de agosto
10h e 14h: Espetáculo

Mais informações:












2 comentários:

Beth Zhalouth disse...

achei o blog maravilhoso, e apesar de não morar nesse Estado maravilhoso, eu vou colocar este blog na minha lista de blogs que mais gosto, pois eu tenho um bloguinho. Um abraço e tudo de bom, www.bethzhalouth.blogspot.com

Pocou disse...

Historias, Lendas e Girias capixabas.
Pocou.blogspot.com.br