Google Website Translator Gadget

sábado, 7 de janeiro de 2012

Na Coxia: Tchau 2011... Olá 2012!

ola 20122011. O que eu posso falar deste ano? Bem, eu sei que estive muito ausente do blog neste ano, tanto que a visitação caiu drasticamente, por falta de divulgação dos trabalhos cênico-teatrais que aconteceram em Vitória.
Também foi o ano que enfraqueci na divulgação da trabalhos cênico-teatrais, pois em comparação com 2010, tivemos 42 posts a menos, e não foi por falta de espetáculos em cartaz, mas sim devido minha ausência no blog.
Não há como justificar - apesar de ter justificativas -, pois eu vacilei.
Mas 2011 foi um ano de grandes acontecimentos, como mais um espetáculo de sucesso do Grupo Teatro Empório, que levou aos palcos do Espírito Santo o espetáculo "A Ordinária".
"A Ordinaria" tem como base de estudo o teatro rodriguiano. Leandro Bacellar e Luana Eva pesquisaram a fundo o universo de Nelson Rodrigues para desenvolver este trabalho teatral, que se tornou uma obra prima do nosso teatro. Também tivemos trabalhos menores, mas de grande importância, como "A Mais Forte" e "O Mendigo, O Imperador e Suas Palavras", que levando uma quantidade menor de atores ao palco, nos trouxe críticas sobre a sociedade.
Tivemos o retorno do Grupo Z de Teatro com o fantástico Dom Casmurro, mostrando que o grupo continua sendo um dos maiores nomes do nosso teatro, assim como a Repertório Artes Cênicas e Cia. que nos mostrou o excelente trabalho “Bernarda, por detrás das paredes”, uma mistura de Frederico Garcia Lorca com Aristóteles, interpretada somente por dois atores que se completam em cena, dirigidos magistralmente por Nieve Matos, que também é responsável pelo roteiro brilhante.

Também tivemos um enorme crescimento de trabalhos do SESC Cultura na capital, com o Palco Giratório e o Aldeia SESC, que ampliou seus horizontes para a dança, também.

Tivemos o prazer de muitas peças teatrais de fora do estado, sendo intepretadas nos palcos do Teatro Marista e no Theatro Carlos Gomes, além de sermos agraciados com o retorno de “Cócegas” e “Cárcere”, que é uma adaptação do livro homônimo do históriador e dramaturgo Saulo Ribeiro. Até mesmo durante a 7ª Edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, tivemos o prazer de ter peças francesas abrilhantando nossos palcos.

Mas não só tivemos boas notícias para o nosso teatro, pois uma das nossas casas de espetáculo fechou no começo do ano de 2011, o Teatro Galpão.

O Teatro Galpão foi palco das mais fantásticas peças capixabas, dentre elas as adaptações de Milson Henriques de sua personagem Marly, os trabalhos do diretor e dramaturgo Wilson Nunes, peças sob a direção de José Luiz Gobbi, além dos maravilhosos trabalhos cênicos de Leandro Bacellar. O Galpão era um dos poucos palcos independentes da burocracia dos governos estadual e municipal, pois seu fundador e mantenedor, José Augusto Loureiro,  que também colocou no palco do teatro trabalhos como “Os Coveiros” e “O Figurante Invisível”, via a necessidade de mais casas de espetáculos na capital, já que o Carlos Gomes era de dificil acesso (é até hoje) e, na época da fundação do Teatro Galpão, o Edith Bulhões estava fechado ou funcionava com outros tipos de entretenimento, que não tinham nada a ver com artes cênicas. No palco do teatro subiram os mais diversos espetáculos, mas seu último foi um trabalho do diretor Robson de Paula, “Hello Boy”, depois a burocracia o atacou em cheio, com cobranças e exigências que o fizeram fechar. Assim sendo, com o fechamento do Teatro Galpão pela Prefeitura de Vitória e a demolição do Edith Bulhões pelo Governo Federal, ficamos com menos dois teatros.

Então 2011 foi um período de tristezas, alegrias e – da minha parte – displicência, mas o blog Teatro Capixaba existe e continuará existindo e, sempre que me for possível, levarei a todos o melhor do nosso teatro para todos que acessam e continuam acessando na busca de saber mais sobre este ato de fazer teatro.

Agradeço de coração aos que ainda continuaram assíduos ao blog, mesmo ele estando com falta de informações e, aos desavisados, o blog Teatro Capixaba tem uma grande parceria com a Companhia Folgazões, sendo assim, o material que eles me enviarem continuarei a divulgar, mesmo que vocês fiquem dizendo que o blog se converteu, ainda mais que nem precisaria, pois a Companhia tem um excelente site que recomendo a todos que visitem: http://www.companhiafolgazoes.com.br/

Desejo a todos um maravilhoso 2012 de muitas realizações e que nosso teatro, nossos espetáculos continuem cada vez mais grandiosos!

Nenhum comentário: