Google Website Translator Gadget

domingo, 31 de julho de 2011

Na Coxia: O jogo cênico de “Bernarda, por detrás das paredes"”

O JOGO CÊNICO DE “BERNARDA, POR DETRÁS DAS PAREDES”
Charlaine Rodrigues
Apresentada na sede do Coletivo Folgazões, no centro de Vitória, a peça teatral “Bernarda, por detrás das paredes” mostra um grande, e bom, exercício para o ator. Dois intérpretes produzem as suas versões sobre uma das grandes famílias femininas do teatro e também obedecem à natureza da mulher: múltiplas, contraditórias e cheias de nuanças.
Realizada pelo grupo Repertório Artes Cênicas e Cia, a peça ousa na construção, a começar pelo espaço. A experiência total instiga a ver o teatro de forma diferenciada ao montá-la nos fundos de uma casa onde praticamente toda a área é utilizada. Não se sabe se a peça pediu esse tipo de local ou o contrário, mas isso não importa. O que vale observar é a tamanha a comunhão entre obra e palco. Não existe, necessariamente um cenário, mas uma arena para o jogo cênico onde locações e personagens mudam de acordo com a necessidade e vontade, mostrando tudo aquilo que o grupo aprendeu e esta desenvolvendo como uma jovem companhia de teatro.
Nesse contexto os intérpretes Nicolas Lopes e Roberta Portela e a diretora Nieve Matos equilibram liberdade sem perder a coerência. Os atores delimitaram bem vozes e gestos das construções de cada uma das mulheres interpretadas. Assim, fica claro quando há a mudança de personagem fazendo com que o jogo fique dinâmico e instigante. A peça de Federico Garcia Lorca permanece íntegra e avança no tempo em que foi escrita para chegar ao hoje.
No meio disso é possível ter uma aula de teatro onde o elenco utiliza as técnicas, as explica e em seguida mostra. Para os que pensam que isso é pretensioso, na mesma apresentação os atores deixam claro que isso não é nada original (e não é mesmo). Mas não quer dizer que a metalinguagem não ser pode usada e mesclada, afinal, grandes montagens e as maiores revoluções no teatro vieram de pessoas que ousaram dessa forma. O risco de algo desandar é um fato, mas é assim que as pessoas evoluem e, neste caso, as experiências foram equilibradas e agradáveis rendendo uma bela peça.
"Bernarda, por detrás das paredes" estará em cartaz hoje (31/07/2011) no Espaço Coletivo Folgazões e Repertório as 18h30, integrando o Aldeia SESC de Teatro e Dança. Para retirar o ingresso. precisa retirá-lo uma hora antes do espetáculo.

Um comentário:

TRAMAS disse...

Que bacana o texto! Vamos nos apresentar no Carmélia, também. Dia 08/08,20 horas. Entrada franca! Valeu pela força!