Google Website Translator Gadget

sábado, 10 de maio de 2008

O Estranho e o Cavaleiro




Recebi dois e-mails essa semana sobre o retorno da peça "O Estranho e o Cavaleiro" do Grupo Taruíras Mutantes, com Reginaldo Secundo em palco. A peça, do dramaturgo belga Michel de Ghelderode, já foi três vezes ao Festival de Curitiba, participou do Concurso Nacional de Teresina e de vários festivais em Minas Gerais, e agora retorna, mas não aos palcos capixabas, mas sim as ruas, participando das feiras livres da Serra-ES. Como sempre, preciso ralar para encontrar imagens pela internet, mas dessa vez nos forneceram o vídeo de 04 min e 47 seg da peça, que está no Youtube, a disponibilidade de quem quiser conhecer o trabalho. Segue abaixo o que eu recebi por e-mail do Grupo Opiniões Cênicas e do meu amigo, o ator, sonoplasta e iluminador Gleison Dutra:

A peça "O Estranho e o Cavaleiro" está de volta em nova versão ao ar livre e adaptação especial para as feiras livres de Serra. As apresentações começam no próximo dia 13 de maio e continuam diariamente até dia 18 de maio. Essa será uma nova versão da peça, diferente do que já foi visto nos palcos tradicionais.
Desde a estréia de O Estranho e o Cavaleiro em outubro de 2003 a peça foi três vezes para o Festival de Curitiba (2004, 2007 e 2008), em 2004 para o Concurso Nacional de Teresina/PI, em 2005 participou de festivais e temporadas em Minas Gerais, São Paulo e Bahia e em 2006 esteve no Ceará. Em julho de 2008, a peça foi convidada para o festival L'ESPIRITO POITOU que vai reunir na França de 2 a 6 de julho, músicos, mostra de vídeos, artesanato, gastronomia, artes plásticas e demais manifestações culturais do Espírito Santo.
A peça O Estranho e o Cavaleiro participou do Festival de Curitiba dentro da Caravana Capixaba de Teatro que reuniu também as peças Um Forte Cheiro a Maçã e A Obra de Arte com o patrocínio do Edital de Passagens da Secult-ES que todo mês abre novo processo seletivo para escolher outros contemplados.
O projeto de circulação nas feiras livres da Serra foi viabilizado após a aprovação na Lei Chico Prego e do patrocínio da Prefeitura Municipal da Serra através do apoio da Arcellor Mittal e Magnezita.



MAIS INFORMAÇÕES



SOBRE A PEÇA E OS PRÊMIOS

O Estranho e o Cavaleiro estreiou em outubro de 2003 em Vitória e desde então circulou por quinze cidades de sete Estados Brasileiros. O Estranho o Cavaleiro já participou nos anos de 2004, 2007 e 2008 do Festival de Teatro de Curitiba, onde obteve sucesso da crítica especializada, como Folha de São Paulo, TV Cultura e o jornal local Gazeta do Povo. Também recebeu prêmios de Melhor, Iluminação, Cenário e Sonoplastia no Concurso Nacional de Teresina em 2004, Melhor Figurino no Festival de Guaçuí em 2006 e participou de Festivais e cumpriu temporadas em Minas Gerais, Ceará, Bahia e São Paulo, além de Vitória e diversas cidades do Espírito Santo.



SOBRE O AUTOR E A ADAPTAÇÃO

Para conhecer melhor autor e texto, Michel de Ghelderode foi precursor do Teatro do Absurdo, participou ativamente dos movimentos expressionista e surrealista e influenciou grandes nomes do teatro contemporâneo, entre outros Beckett, Ionesco, Genet e Arrabal. Na adaptação para monólogo de um texto com infinitos atores, do original "Le Cavalier Bizarre", foram utilizadas a fusão de palavras criadas por James Joyce em Finnegans Wake e traduzidas para o português pelo poeta concretista Haroldo de Campos que trouxeram uma multiplicidade de significados às falas e às ações retratadas na peça.



O Estranho e o Cavaleiro

Gênero: Tragicomédia



Sinopse: Velho mendigo, abandonado num asilo em ruínas, evoca o passado e a relação com a família enquanto aguarda a visita de um misterioso cavaleiro que poderá dar um novo sentido a sua existência. O autor Michel de Ghelderode também escreveu Escola de Bufões, Escorial e Os Cegos, entre outras.


Texto: Michel de Ghelderode


Direção: Federico Nicolai e Luiz Tadeu Teixeira


Elenco: Reginaldo Secundo

Duração: 45 minutos

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria muito de assistir ao video , mas não está disponível. Qual o motivo ?