Google Website Translator Gadget

terça-feira, 30 de junho de 2009

“Cárcere”, no Carlos Gomes

cartaz-CARCERE Sabe, quando ouço falar de algum capixaba cruzando a fronteira do estado do Espírito Santo e mostrando que também possuímos grandes talentos, sejam atuando, dirigindo, produzindo ou mesmo escrevendo, me deixa mais feliz ser conterrâneo desta pessoa.

Temos atores, diretores, produtores e dramaturgos que atuam aqui dentro e lá fora, com o mesmo talento e honrando serem capixabas, sem negar suas origens. Assim é o historiador e dramaturgo Saulo Ribeiro, que vem com o ator paulista Vinícius Piedade no solo cênico “Cárcere”, um espetáculo teatral que estará nos dias 18 e 19 de julho de 2009 (sábado e domingo), as 20:00, no Theatro Carlos Gomes.

O ator – diretor e (também) escritor - Vinícius Piedade já é um grande conhecido do público capixaba, pois veio ao Espírito Santo, no ano de 2007, com seu trabalho “Carta de um pirata” e agora retorna neste trabalho com o texto de Saulo. sob a produção interna (quero dizer, de dentro do estado) de Adriana Sipolatti.

Abaixo um release, enviado a mim pelo próprio Saulo Ribeiro. Não percam este trabalho!

Cárcere, solo de Vinícius Piedade com texto de Saulo Ribeiro.

Uma reflexão sobre o real valor da liberdade

Bater grade O espetáculo teatral Cárcere, solo do paulista Vinícius Piedade, com texto do capixaba Saulo Ribeiro, chega a Vitória depois de ser recebido com sucesso de público e crítica em diversos estados da federação. A peça estreou em 2008 no Centro Cultural São Paulo, entrando logo depois em tournée nacional.

O solo conta a história de um pianista autodidata tenta ganhar a vida tocando seu piano-jazz nos bares da cidade. Sua inspiração é Thelonious Monk. Mas viver de sua arte é complicado. E ele tenta, tenta e tenta, chegando a tocar de domingo a domingo. Vendo que ele tem contato com muita gente em muitos bares, um conhecido lhe oferece um bico pra ajudar na sua renda ao menos enquanto o trabalho com piano não lhe sustenta. Ele topa. Mas antes que consiga viver da sua arte, acaba preso por tráfico de drogas em flagrante.

Na cadeia o pianista ganha o apelido de Ovo, e por não pertencer a nenhuma facção, os outros presos o ameaçam. A direção do presídio isola Ovo na ala do Seguro, e apóia alguns de seus projetos, na esperança de vendê-lo futuramente para a imprensa como “marginal recuperado pelo sistema prisional”. Isso só aumenta o ódio dos presos, mas Ovo não se preocupa, pois está no Seguro. Somente uma rebelião na cadeia faria os outros presos invadirem a sua ala.

Ele passa os dias na esperança de voltar a respirar o ar da liberdade e tocar seu piano. Até o dia em que descobre a iminência de uma rebelião. É aqui que começa a peça Cárcere. O presidiário/pianista Ovo passa a viver em ritmo de contagem regressiva para o abismo e suas expectativas, impressões, reflexões e sensações são expressadas num diário que o ator leva para o palco.

***

Cárcere, Solo de Vinícius Piedade com texto de Saulo Ribeiro. O cotidiano de um preso em contagem regressiva para uma rebelião em que ele sabe que será refém.

QUEM SOMOS NÓS

Saulo Ribeiro é escritor e dramaturgo. Sua formação é em História, sendo especialista em violência e criminologia. Possui grande experiência em relação ao sistema carcerário. Foi professor em escola prisional, jurado de concursos literários para reeducandos e, atualmente, coordena os projetos de execução penal da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo.

Vinícus Piedade, é ator, diretor de teatro e escritor. Dirigiu e atuou nos espetáculos Carta de um pirata, Indizível e Cárcere, entre outras peças. Participou do Projeto Solos do Brasil Coordenado por Denise Stoklos, aprofundando estudo sobre as técnicas do Teatro Essencial. Também estudou DireçãoTeatral com Antônio Abujamra e Gianni Ratto.
Carta de um pirata, uma de suas peças, foi apresentada no ano de 2007 em quatro presídios capixabas.

Dias 18 e 19 de julho, às 20h. Ingressos no local: R$ 20,00, inteira; e R$ 10,00, meia. Produção local a cargo de Adriana Sipolatti (27- 81291283).

Mais informações acesse:

http://www.viniciuspiedade.com.br/

http://classificadosdailha.blogspot.com/

Adriana Sipolatti – Telefone 27 – 81291283.

Nenhum comentário: