Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Auto do Túmulo de Anchieta e 3ª Expo Memória, do Teatro da Barra/ES

Nada melhor para um dia de Corpus Christi do que teatro… Tá, alguns falarão que os tapetes são melhores, não vou discordar, mas teatro sempre faz bem. E como não podia deixar de ser, o grupo Teatro da Barra/ES se junta novamente para a data na 3ª Edição da Expo Memória, onde reunirão atores, atrizes e membros da comunidade da Barra do Jucu, em Vila Velha – ES, para apresentações do acervo do grupo em sua sede.

Mas quem disse que para aí? O trabalho mais recente do grupo, o “Auto do Túmulo de Anchieta” convida a todos para comparecerem a Praça Pedro Valadares, para uma apresentação em comemoração aos “Passos de Anchieta”. Isso tudo em um único dia… Loucura!

Roberta Soares, meu contato com o grupo, me enviou todo o material para que todos possam participar dessa comemoração do Teatro da Barra/ES. Segue abaixo o material (e como eu não posso deixar de fazer… Obrigado pela confiança, Roberta!).

Auto do Túmulo de Anchieta e Expo Memória nos Passos de Anchieta 2009

cartaz_peca Uma farsa envolvendo um monumento cultural e as virtudes das pessoas. Esse é o principal assunto da peça Auto do Túmulo de Anchieta, que será encenada nos Passos de Anchieta dia 11 de junho (quinta-feira), a partir das 15 horas, na Praça Pedro Valadares (Igreja), na Barra do Jucu.

Apresentada pelo grupo Teatro da Barra/ES, o Auto do Túmulo de Anchieta tem autoria do pesquisador Luiz Guilherme Santos Neves e direção de Paulo DePaula. Utiliza personagens do passado (como Maria Ortiz e Frei Pedro Palácios) e da atualidade (entre eles um trabalhador rural sem-terra e uma socialite) para tirar bons risos da platéia e alfinetar representantes de alas corruptas em nossa sociedade.

O estilo literário é – segundo o autor – “meio à moda do dramaturgo português Gil Vicente” (1465 - 1536).

A partir do lançamento de um edital de vagas para o túmulo do Padre José de Anchieta, a mestre de cerimônia Cidade de Vitória solicita variados documentos aos candidatos. Maria Ortiz, Mestre Álvaro e Frei Pedro Palácios formam a comissão julgadora. Os candidatos têm também que justificar suas virtudes. E é aí que se desenrolam – e muitos personagens se enrolam – as situações burlescas.

O Auto está sendo patrocinado este ano pela Lei Vila Velha Cultura e Arte e tem o apoio cultural da Prysmian Cables & Systems.

Personagens: Cidade de Vitória (Mestra de Cerimônia), Mestre Álvaro, Maria Ortiz e Frei Pedro Palácios (Comissão de Notáveis) e candidatos (Sem terra, Garota de programa, Político, Magistrado, Delegado de Polícia, Socialite, Penetra, Desfiadeira de Siri, Paneleira, Mestre de banda de Congo).

3ª edição da Expo Memória

Durante a tarde (até o entardecer) da quinta-feira, 11 de junho (feriado de Corpus Christi), atores, atrizes e representantes da comunidade da Barra do Jucu estarão na sede do Teatro da Barra/ES para a 3ª edição da Exposição do Acervo do grupo teatral (Expo Memória).

Na casa, localizada na Rua Antonio dos Santos Leão, há figurinos, fotografias, livros e troféus. Resultados de atividades do grupo de 1976 até hoje. Uma forma de interagir ainda mais com andarilhos dos Passos de Anchieta e comunidade da Barra do Jucu.

A Sede do Teatro da Barra/ES fica na Rua Antonio Santos Leão, n° 114 – em frente ao Self-Service Sabor da Barra.

Teatro da Barra/ES

Há 33 anos atuante no Espírito Santo, o Teatro da Barra/ES experimenta peças que envolvem história, atualidade, música e folclore. É por isso que a participação na caminhada Passos de Anchieta é marcante na vivência do grupo. As apresentações de Anchieta: Depoimento e, agora, de Auto do Túmulo de Anchieta – duas peças totalmente diferentes, mas com enfoque na história do beato que se referia ao Espírito Santo como “Nossa Terra” – são exemplos marcantes da trajetória do grupo.

Padre José de Anchieta

anchieta2 Nascido na Ilha de Tenerife em 1534, José de Anchieta estudou em Coimbra, Portugal, e mudou-se para o Brasil aos 19 anos. Trabalhou em todos os campos: cozinheiro, artesão, professor, lingüista, poeta e enfermeiro.

Faleceu no ano de 1609, aos 63 anos de idade, na aldeia de Reritiba, hoje cidade de Anchieta. Seu corpo foi sepultado na então Igreja de São Tiago – hoje Palácio Anchieta, em Vitória. “Logo depois, seus despojos foram retirados do túmulo e enviados para a Bahia. No Espírito Santo ficaria apenas uma tíbia, ainda conservada num estojo no museu da igreja de Nossa Senhora da Assunção, fundada pelos jesuítas em Anchieta. Desde então o túmulo do beato manteve-se vazio, mas conservou sua tradição de monumento histórico, patrimônio cultural do Estado do Espírito Santo”, relata Luiz Guilherme Santos Neves.

entepola_28nov2008_foto_alex_soneghetti (50) Serviço:

Auto do Túmulo de Anchieta

Autor: Luiz Guilherme Santos Neves

Diretor: Paulo DePaula

Apresentação: Teatro da Barra/ES

Dia 11 de junho de 2009 (quinta-feira)

Local: Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu, Vila Velha

Horário: 15 horas

Sem cobrança de ingressos

Livre para todas as idades

Ficha técnica

Autor: Luiz Guilherme Santos Neves

Diretor: Paulo DePaula

Elenco: Dulce Lodi, Marilena Soneghet, Vitor Zuccolotti, Eduardo Valadares, Cleverson Comarela, Paulo DePaula, Newton Raposo, Camilla Carmen, Bruno Jorge, Jaime Nilson, Keyla Santiago, João Wolkartt, Liliana DePaula, Anita Bonadiman e Pedro Côgo.

Participação: Banda de Congo Mirim Tambor de Jacarenema

Diretor de cena - Valmir Zatta

Produção e Figurinos: Zeiza Jorge

3ª Expo Memória do Teatro da Barra/ES

Apresentação do acervo do grupo teatral

Dia 11 de junho de 2009 (quinta-feira)

Local: Rua Antonio Santos Leão, n° 114 – em frente ao Self-Service Sabor da Barra.

Horário: das 13 às 19 horas

Entrada franca

Mais informações:

Zeiza Neri – Tel. 33495328 / cel. 9935-1942

Paulo DePaula – Tel. 3260-1146

Roberta Soares – Cel: 9255-0626

http://teatrodabarra-es.blogspot.com

Nenhum comentário: