Google Website Translator Gadget

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

“O Casamento de Camila e Carolina”, de Vera Viana

A Lei de Incentivo Cultural Rubem Braga ajuda vários trabalhos teatrais de sair da mente de seus planejadores para os palcos dos teatros da cidade de Vitória – ES. Assim foi com “Luz, Câmera,… Cleópatra em Ação!”, “O Bello e as feras” e agora será com “O Casamento de Camila e Carolina”, de Vera Viana, com direção de Maura Moschen.

A peça teatral entra em cartaz de quinta-feira a domingo (20 a 23/08/2009), no Teatro Galpão e conta a história de duas jovens, prestes a se casarem, que trocam confidênciase e segredos que podem mudar o rumo de suas histórias. Maura Moschen, diretora do trabalho, me enviou o material de divulgação, e o Diário de Vitória também tem um excelente material disponível, então fiquem com eles e bom espetáculo.

Um casamento cheio de surpresas no palco do Teatro Galpão

Publicada em 17/08/2009, às 07h25

img_00007592 Camila é misteriosa e dissimulada. Carolina é alegre e determinada. Até se pode dizer que uma é o oposto da outra. Mas, em cena, elas mais parecem o complemento uma da outra. As duas estão prestes a se casarem e dividem o palco na peça O casamento de Camila e Carolina, que tem texto de Vera Viana e direção de Maura Moschen.

O espetáculo será apresentado desta quinta-feira (20) a domingo (23), no Teatro Galpão, e tem o incentivo da Lei Rubem Braga, da Prefeitura de Vitória. A censura é de 14 anos.

"Grande parte das mudanças que acontecem no desfecho da peça estão dentro da cabeça da Camila", revela a jovem atriz Marina Gottardi, 19 anos, intérprete da personagem. "Ela é meio louca, perturbada. O que ela fala não revela muito do que Camila está pensando e eu me divirto fazendo as caras e bocas dela", complementa.

Carolina, por sua vez, é mais dinâmica, moderna e não está muito ligada ao passado. "Ela é muito forte, não se deixa abater pelo jeito da Camila. Vai se casar, mas não quer saber de filhos, muito menos parar de trabalhar", conta a outra jovem atriz, Giulia Samprogna, 21 anos.

De acordo com a diretora Maura Moschen, a peça mostra duas noivas antes do casamento, revelando segredos, fazendo confidências. Quem mais busca lembranças no passado é Camila, que traz à discussão até mesmo a facilidade em matemática de Carolina.

"Escolhemos apresentar esse drama da Vera porque ela é a maior dramaturga em atividade no Espírito Santo e tem verdadeira paixão por escrever, produzir. Na cabeça dela existe um mundo de sonho", explica a diretora da peça.

A diretora destaca a cena em que as noivas vestem os vestidos. "O desfecho da peça é outro que merece destaque, é surpreendente. Aliás, a peça toda é imperdível", entusiasma-se.

Carreira

Giulia Samprogna, 22 anos, e Marina Gottardi, 19 anos, são jovens, mas já têm história no teatro. Giulia conheceu Maura Moschen aos 12 anos. "Eu me lembro até hoje do dia em que a conheci. Fui à escola onde ela estudava divulgar uma oficina de teatro. Quando perguntei se alguém queria atuar, todos os coleguinhas apontaram para ela, que ficou vermelha, mas com os olhos brilhando. Toda tímida e ao mesmo temo querendo dizer que queria ser atriz", relembra Maura.

A partir daí, Giulia diz que deixou tudo pelo teatro. A primeira peça foi O fantástico mistério de Feiurinha, de Pedro Banderas. "Todo mundo ama fazer essa peça porque ao mesmo tempo em que interpretamos as princesas, também fazemos as bruxas. É muito bom", diz.

Em seguida, veio a peça Quem casa quer casa, de Martins Pena, apresentado também no Festival de Teatro de Minas Gerais. Depois, seguiram-se O espantalho do Mané, levada ao Festival de Teatro de Macaé (RJ) e De onde vem os bebês. Em 2004, com a peça O Reino do Rei Reinante, Giulia ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Minas.

A paixão por atuar, conta, começou bem cedo, na 4ª série. "Comecei a participar de um grupo de teatro e adorei aquela coisa de cena, de jogos corporais e de poder ser outra pessoa. Em casa, eu ficava imitando personagens da TV", recorda-se.

Em O casamento de Camila e Carolina, Giulia diz ter alguns pontos em comum com sua personagem. "A Carolina ama o que faz, é batalhadora e não tem vergonha de muita coisa, como eu. Ela também é muito inteligente, tem uma resposta pronta para qualquer situação. Ela é muito determinada também, tanto que consegue convencer a Camila a se arrumar em casa para o casamento. Eu sou mais sensível", compara a atriz.

Marina

Marina Gottardi chegou à Companhia de Teatro Maura Moschen aos 14 anos. Antes disso, já se dedicava à dança e ao teatro. "Eu participava de peças mais na escola e mais de dança, que também tem muito de expressão corporal", diz.

A primeira peça sob a direção de Maura também foi O fantástico mistério de Feiurinha. "Na véspera da estreia, eu fiquei sabendo que minha personagem mudaria, que eu iria fazer a Feiurinha. Eu respirei e fui", conta a atriz.

img_00007588 Aos 17 anos, Marina foi morar na França, onde ficou por um ano. Nos palcos franceses, ela participou da peça Maravilhosas Diferenças e se apresentou em dois festivais. Na volta, foi chamada por Maura para se reintegrar à Companhia.

"A Camila é minha primeira personagem numa peça mais adulta. Está sendo difícil fazê-las, mas, ao mesmo tempo, um desafio. É difícil saber o que ela realmente pensa e sente. Estou adorando poder viver as loucuras dela", diverte-se a intérprete.

Em comum com a personagem, ela diz ter pouco. "Com a Camila eu tenho um traço só em comum. Também tenho um mundo na minha cabeça que é só meu. Mas eu não fico dissimulando, muito menos abro mão do que eu quero. A Camila se sacrifica o tempo todo pelo que ela acha que vale a pena", revela. Segundo Marina, ao interpretar a personagem, ela está aprendendo a rever conceitos que aparecem no texto.

(José Carlos Mattedi, com a colaboração de Brunella França)

Folder "O CASAMENTO DE CAMILA E CAROLINA"

TEXTO DE VERA VIANA

DIREÇÃO:  MAURA MOSCHEN

ELENCO: MARINA GOTARDI  E GIULIA SAMPOGNA

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: ÊNIO CHAVES DOS REIS

PRODUÇÃO: EDSON GOTARDI E GIULIA SAMPOGNA

ILUMINAÇÃO: OVERLAN MARQUES

SONOPLASTIA: MAURA MOSCHEN

CENÁRIO:  MÓVEIS CONQUISTA

FIGURINOS: SÔNIA NOIVAS

FOTOGRAFIA: WORKSET

APOIO: LEI RUBEM BRAGA

           TRANSFENIX

           MDM (BANDA DE ROCK)

           HEALTH CENTER ACADEMIA

SINOPSE:

DUAS HORAS ANTES DO CASAMENTO,CAMILA E CAROLINA TROCAM CONFIDÊNCIAS E REVELAM SEGREDOS QUE PODE MUDAR TODO O DESFECHO DA HISTÓRIA.

LOCAL: TEATRO GALPÃO (EM FRENTE AO WALLMART)

DIAS:  DE 20 A 23 DE AGOSTO DE 2009

HORÁRIO: 20 HRS

CONTATO: 30710382 / 98071047 / 99974512

Nenhum comentário: