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sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O teatro e o Estado no Espírito Santo

O AUTO DO TATU - foto Silvana Capucho - Linhares - Funarte2013 02O historiador Duilio Kuster, além de exercer esta dignissima função, também é ator, arte-educador e um dos fundadores da Folgazões Companhia de Artes Cênicas.

Este ano ele defendeu sua dissertação de mestrado que falava sobre o Teatro Capixaba durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). E hoje (20/12/2013), ele nos presenteia, através da Triade Comunicação, com um lindo texto sobre o teatro e o Estado. Desejo a todos boa leitura!

Vitória (ES), 20 de dezembro de 2013

O teatro e o Estado no Espírito Santo

Após algumas décadas de relativo marasmo, período marcado por produções infantis esparsas, o teatro capixaba parece estar conhecendo um novo momento, com os grupos que surgiram com a chegada do novo milênio e que optaram por manter um trabalho coletivo e continuado, ancorados em espaços de criação e apresentação próprios. Por mais paradoxal que seja, historicamente o momento em que as artes cênicas em nosso Estado mais ganharam destaque em nível local e nacional foi durante a Ditadura Militar (1964-1985), período marcado também pelo cerceamento das liberdades individuais e coletivas, no qual o Espírito Santo foi governado por governadores biônicos indicados pelo poder central.

teatro-carlos-gomes-tcg0001-baixaEm especial, de 1970 a 1976, o Estado, por meio da criação da Fundação Cultural do Espírito Santo, desenvolveu uma série de ações em prol da atividade teatral local, como a criação de importantes espaços de apresentação (Teatro Estúdio e Teatro de Arena do Mercado da Capixaba); a reforma do Teatro Carlos Gomes – que se encontrava fechado há anos; a criação e manutenção de um grupo de teatro oficial; a importação de espetáculos do Rio de Janeiro e São Paulo para comporem a temporada capixaba e o apoio à realização de festivais de teatro, o que contribuiu para o surgimento de novos grupos e o aparecimento de novos artistas. A partir de 1977, ocorreu uma redução substancial nas verbas que eram destinadas à atividade cênica capixaba, comprometendo as ações que até então vinham sendo desenvolvidas e que, muito provavelmente, explica a situação da nossa atividade teatral a partir da década de 1980.

Tal constatação nos suscita uma série de dúvidas sobre o interesse dos governadores biônicos capixabas com a atividade teatral do Espírito Santo, bem como nos permite algumas respostas hipotéticas: o desejo de controlar a criação artística estadual, de conquistar a simpatia da população para um governo que lhes havia sido imposto ou até mesmo o desejo real de gestores que, por mais ligados a um governo ditatorial que estivessem, ainda assim poderiam ser sensíveis e interessados no desenvolvimento artístico do ente federativo que governavam.

Se compreender a motivação dos governadores para a atividade teatral capixaba durante o período da Ditadura Militar não é tarefa das mais fáceis, implicando em pesquisa mais aprofundada, não o é perceber a importância do Estado como agente fomentador do desenvolvimento cultural. Sem negar que ainda há muito no que avançarmos, é indiscutível que os editais culturais lançados pelo poder público do Espírito Santo nos últimos anos vem contribuindo consideravelmente para a afirmação dessa nova fase de nosso teatro. Cabe à população não permitir que as políticas culturais desenvolvidas por um Estado democrático deixem a desejar àquelas desenvolvidas por um regime ditatorial.

Duílio Kuster é ator e historiador, membro-fundador da Folgazões Artes Cênicas.

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