Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto Palco Giratório 2012 apresenta “Pai & Filho” do Maranhão

Palco Giratorio15anosO projeto Palco Giratório do SESC é algo totalmente consolidado e um verdadeiro sucesso em todo o Brasil. E este ano, completando 15 anos de existência, o projeto iniciou as apresentações neste mês de abril de 2012 e trará, pela primeira vez aos palcos brasileiros um trabalho cênico-teatral do Maranhão, “Pai & Filho” da Pequena Companhia de Teatro. Bem, recebi o material do ator Jorge Choairy, que integra a companhia. O espetáculo estreia em Vitória/ES, no Teatro José Carlos de Oliveira, no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, com apresentações nos dias 21 e 22 de abril de 2012 (sábado e domingo), com entrada franca. Abaixo segue o material enviado. Bom espetáculo para todos!

Este ano, pela primeira vez, o Maranhão participa do circuito daquele que pode ser considerado um dos maiores projetos de circulação das artes cênicas no Brasil, o Palco Giratório do SESC, que chega a sua 15º edição. O Estado está sendo representado pela Pequena Companhia de Teatro, que percorre o Brasil com o espetáculo “Pai e Filho”. A Pequena Companhia de Teatro é constituída pelo encenador Marcelo Flecha, a produtora Kátia Lopes e os atores Cláudio Marconcine e Jorge Choairy.

Pai & Filho

cena 01A montagem de “Pai & Filho”, com direção de Marcelo Flecha e atuações de Cláudio Marconcine e Jorge Choairy, é inspirada em “Carta ao Pai” de Franz Kafka e recria com fidelidade o clima de opressão, angústia e claustrofobia presentes na obra do escritor tcheco.

Na peça, um homem aprisionado e oprimido pelo poder do pai, procura enfrentá-lo, mas o discurso se reflete no pai como espelho, retornando para si e afastando a possibilidade da quebra hierárquica familiar para que o diálogo se estabeleça. “São aflições que permeiam as relações de poder patriarcal que querendo ou não repercutem na relação de poder com a sociedade”, explicou Flecha. “A reflexão funciona como um instrumento claro de amadurecimento social, sobre o conflito de gerações e a dependência econômica utilizada no seio familiar como instrumento de poder”, conclui o diretor.

cena 02“Pai & Filho” foi contemplada no prêmio Myriam Muniz de Teatro 2009 para montagem e 2010 para circulação, patrocinado pela FUNARTE, Ministério da Cultura / Governo Federal e com o apoio do SESC. No dia 09 de abril a peça completou dois anos de existência. De acordo com um levantamento realizado pelo próprio grupo no início de abril, antes mesmo de completar seu segundo aniversário, o espetáculo acumulou 56 apresentações.

cenografiaFoi apresentado em 15 teatros e em 08 espaços alternativos. Foram 52 récitas com entrada franca e apenas 04 pagas. Esteve em 20 cidades (Santos e Presidente Prudente (SP); Rio de Janeiro; Belém e Castanhal (PA); Palmas e Porto Nacional (TO); Teresina e Parnaíba (PI); Fortaleza, Sobral e Guaramiranga (CE); Natal e Mossoró (RN); São Luís, Imperatriz, Balsas, Riachão, Santa Inês e Timon (MA). Participou de 09 festivais e mostras (FENTEPP, FNT, Festival Agosto de Teatro, FestLuso, FESTA, Mostra SESC Guajajara de Artes, Festival de Teatro do Rio, Semana do Teatro no Maranhão e VI Festival BNB de Artes Cênicas). Ganhou 08 prêmios SATED - MA (Espetáculo, Direção, Texto, Ator, Produção, Figurino e Cenário). Foi visto por 3.452 pessoas.

A partir do dia 05 de abril Pai & Filho iniciou, em Fortaleza, a circulação pelo Palco Giratório. Serão 30 cidades no extenso mapa de circulação dessa pequena grande companhia.

No Palco Giratório, além do espetáculo teatral, o grupo ministra as oficinas “O Quadro de Antagônicos como instrumento de treinamento para o ator” e “Do épico ao dramático: a transposição de gêneros como instrumento de confecção de dramaturgia”. A oficina “Quadro de antagônicos” foi realizada em doze cidades de seis estados do norte e nordeste do país quando ocorreu a circulação pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2010. Os integrantes contam que a experiência de ministrar a oficina foi instigante e os auxiliou a perceber como as pessoas compreendem o processo de formação do espetáculo.

“Uma gama significativa de pessoas demonstrou claro entendimento do nosso “sistema”, dialogando, discutindo e encontrando referenciais para que a troca fosse o mais fértil possível”, diz Marcelo Flecha.

Segundo os atores, o principal objetivo da oficina é democratizar o caminho da criação e produção teatral. “Quantas vezes vi um espetáculo e fiquei morrendo de vontade de saber como eles conseguiram aquilo? Aquele prazer de ir além da observação e conhecer os meandros da construção. Por isso insistimos nos debates e nas oficinas, para que os mais curiosos encontrem um espaço para poder dialogar. Não podemos obrigar os outros a nos mostrar como fazem, mas podemos mostrar para os outros como fazemos”, esclarece Marcelo.

Os espetáculos da Companhia maranhense são desenvolvidos para dispensar os recursos técnicos oferecidos pelos os espaços das apresentações. Elementos como cenário, iluminação artesanal e sonoplastia estão incluídos nas encenações e tornam a peça adaptável a qualquer palco.

A Pequena Companhia de Teatro no mapa do Brasil – Palco Giratório 2012.

05 de abril - Fortaleza /CE (Teatro Emiliano Queiroz - SESC)

08 de abril - Maceió /AL (Teatro Jofre Soares – SESC Centro)

12 de abril - Teotônio Vilela /AL (SESC Ler)

15 de abril - Palmeira dos Índios /AL (SESC Ler)

17 de abril - Arapiraca /AL

21 e 22 de abril - Vitória /ES (Teatro José Carlos de Oliveira - Centro Cultural Carmélia) – 19h Entrada Franca.

24 de abril - Rio de Janeiro /RJ (Teatro Escola SESC/Jacarepaguá)

27 de abril - Caxias do Sul /RS (Teatro do SESC)

28 de abril - Passo Fundo /RS (Teatro SESC)

29 de abril - Ijuí /RS (Teatro SESC/ Centro)

02 de maio - Santa Maria /RS (Theatro Treze de Maio)

04 e 05 de maio - Porto Alegre /RS (Teatro SESC/ Centro)

08 de maio - Cuiabá /MT

11 de maio – Rio de Janeiro/RJ (Teatro Escola SESC/Jacarepaguá)

15 de maio - Feira de Santana /BA

17 e 18 de maio - Recife /PE (Teatro Marco Camarotti)

21 de maio - Macapá /AP

25 de maio - São João do Meriti /RJ

03 de junho - Blumenau /SC

04 de junho - Itajaí /SC

06 de junho - Tubarão /SC

09 de junho - Paranavaí /PR

09 de agosto - Curitiba /PR (SESC da Esquina)

11 e 12 de agosto - São Paulo /SP

14 de agosto - Belo Horizonte /MG

14 de setembro - Porto Velho /RO

26 de setembro - Florianópolis /SC

16 de outubro - Rio do Sul /SC

18 de outubro - Lages /SC

20 de outubro - Chapecó /SC

03 de novembro - Itapecuru Mirim /MA (SESC Itapecuru)

06 de novembro - Caxias /MA (SESC Caxias)

Mais informações:

(98) 8133 2172 – Kátia Lopes

(98) 8171 0108 – Jorge Choairy

pequenacompanhiadeteatro@hotmail.com

contato@pequenacompanhiadeteatro.com

http://pequenacompanhiadeteatro.blogspot.com.br/

http://g.co/maps/brvnj

Nenhum comentário: