IV Festival Nacional de Teatro abre inscrições para oficinas
Os interessados em participar da programação de atividades formativas deverão ficar atentos aos prazos e aos pré-requisitos para cada minicurso. Ao todo, serão ofertadas 135 vagas, divididas entre as oficinas de voz, crítica teatral, esquetes educativos, figurino, cenografia e teatro.
As inscrições são gratuitas e acontecerão por ordem de chegada, mediante a apresentação dos documentos de identificação pessoal e entrega de currículo resumido em uma lauda, para comprovação das experiências exigidas por cada oficineiro. O nome dos inscritos será no site da Prefeitura de Vitória.
Expressão
A seleção dos temas das oficinas, bem como dos oficineiros foi realizada com base na demanda dos artistas locais. A organização do festival procurou montar um programa bastante variado, que possa contribuir para enriquecer culturalmente, não apenas atores e diretores, mas também o teatro capixaba como um todo.
Entre os oficineiros convidados estão nomes expressivos das artes cênicas brasileira, como o jornalista e crítico teatral Ségio Maggio; o diretor e professor universitário Fernando Limoeiro; o coordenador do Núcleo de Cenografia e Figurinos para a Quadrienal de Praga PQ07, empossado pela Presidência da Fundação Nacional de Arte, Ronald Teixeira; o mestre e doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, que atualmente desenvolvendo pesquisa sobre arquitetura cênica no Brasil, Jose Dias, a atriz e diretora Letícia Braga, e a cantora lírica capixaba Natércia Lopes. O telefone da Escola de Teatro e Dança Fafi para mais informações é o 3381-6921 e 3381-6922.(30/09/2008)
Festival Nacional de Teatro amplia vagas em oficinas
Uma boa novidade para os amantes das artes cênicas: as oficinas de teatro - que integram a programação de atividades formativas do IV Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória - terão mais vagas: a de Esquetes Educativos - Criação e Montagem passa de cinco para 25, e a oficina Construindo o Lugar Teatral terá agora 40 vagas.
A oficina Construindo o Lugar Teatral será apresentando por Letícia Braga, atriz e diretora fundadora do grupo Bufão de Teatro de Rua. É direcionada a atores, diretores, dançarinos e alunos de teatro e dança, todos maiores de 18 anos. Serão 20h de carga-horária durante cinco dias, de 13 a 17 de outubro, sempre das 9h às 13h, na Escola de Teatro e Dança Fafi.
Já a Oficina de Esquetes Educativos – Criação e Montagem será ministrada por Fernando Limoeiro, diretor do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela é direcionada para professores de educação artística, atores profissionais ou amadores arte - educadores que possuem experiência de prática teatral - com idade mínima de 16 anos. O festival terá as oficinas de Voz, com Lírica Natércia Lopes; Crítica Teatral, com Sérgio Maggio; de Figurino, com Ronald Teixeira; e de Cenografia, com José Dias.
Segundo a gerente da instituição, Lilian Menenguci, a procura pelas oficinas tem sido considerada normal, e ainda há vagas em todas. As inscrições seguem abertas para todas as atividades até dia 9 de outubro, das 8h às 18h, de segunda a sexta.(Loureta Samora com colaboração de Marlon Marques - 03/10/2008)
Oficinas
Oficina de Voz
Instrutora: Com a cantora lírica Natércia Lopes/ES
Dias: 13 a 17 de outubro
Horário: 14h às 17h
Local da oficina: Escola de Teatro e Dança Fafi
Público alvo: Atores, diretores e estudantes de teatro
Número de participantes: 20
Oficina de Crítica Teatral
Instrutor: Sérgio Maggio Jornalista e Crítico Teatral
Dia: 14 a 20 de outubro
Horário: 10h às 13h
Local da oficina: Escola de Teatro e Dança Fafi
Público alvo: Atores, diretores, profissionais e estudantes de jornalismo
Número de participantes: 20
Oficina de Esquetes Educativos – Criação e Montagem
Instrutor: Diretor Fernando Limoeiro (Prof. UFMG)
Dia: 13 a 18 de Outubro
Horário: 09h às 12h e 14h às 16h
Local da oficina: Teatro SCAV
Público alvo: Professores de educação artística, atores profissionais ou amadores, arte - educadores em geral que tenham tido alguma experiência de prática teatral comprovada. Idade mínima 16 anos.
Número de participantes: 25
Oficina de Figurino
Instrutor: Ronald Teixeira/Funarte
Dias: 13 a 18 de outubro
Horário: 9h às 13h
Local da oficina: Escola de Teatro e Dança Fafi
Público alvo: Figurinistas, atores e diretores
Número de participantes: 30
Oficina de Cenografia
Instrutor: José Dias/Funarte
Dias: 13 a 18 de outubro
Horário: 13h às 17h
Local da oficina: Escola de Teatro e Dança Fafi
Público alvo: Cenógrafos, atores e diretores
Numero de participantes: 25
Oficina de Teatro
Construindo o Lugar Teatral
Instrutora: Letícia Braga
Dias: 13 a 17 de outubro
Horário: 9h às 13h
Local da oficina: Escola de Teatro e Dança Fafi
Público alvo: Atores, diretores, dançarinos, estudantes de teatro e dança
Número de participantes: 40, desde que maiores de 18 anos.
Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/diario/2008/0930/oficinateatronacional.asp e http://www.vitoria.es.gov.br/diario/2008/1006/aumentanumerodevagas.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário