Google Website Translator Gadget

domingo, 16 de novembro de 2008

ACES em Cena – Projeto Pequenos Talentos

O ACES (Ação Comunitária do Espírito Santo), existe há quatroze anos e incentiva a responsabilidade social nas comunidades capixabas. No dia 14 de novembro de 2008 (sexta-feira), a socióloga Rosilene Bellon, membro da equipe técnica do ACES enviou ao Opiniões Cênicas um convite referente ao Projeto ACES em Cena, que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro de 2008 (segunda e terça-feira, respectivamente), no Teatro Universitário e estacionamento da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Durante esses dois dias, haverão oficinas, apresentações dos projetos do ACES e uma palestra com a picóloga, psicanalista, poetisa e filósofa Viviane Mosé. Mas eu vim falar aqui de um projeto muittíssimo interessante para as artes cênicas, o Projeto Pequenos Talentos. O projeto foi criado em 1997 e visa o acesso à arte e conscientização da criança e do jovem, para o desenvolvimento integral: intelectual, emocional e motor através da dança.

Tá, não tem muito haver com teatro, mas só de saber que tal trabalho está sendo desenvolvido com as crianças do estado, com menos condições que outras ou mesmo crianças em condições de atenção especial, já é algo maravilhoso. O Espírito Santo cresce diante de nós e não vemos. Ações como do ACES acontecem perante nossos olhos, mas eles parecem vendados, pois não temos muita consciência disso.

Fiquei maravilhado com esse projeto do ACES e acho que todos devemos tomar consciência de tal fato. Segue abaixo as informações que Rosilene Bellon me passou sobre o trabalho do Projeto Pequenos Talentos, que tem como tema “Clássico Brasil”. Parabéns ao ACES pelo projeto:

cartazA3_sem ACES em cena

Por Rosilene Bellon (Socióloga e Coordenadora

do Projeto Pequenos Talentos – ACES)

O Espetáculo de balé do projeto sociocultural Pequenos Talentos com o tema "Clássico Brasil" acontecerá dia 24/11/08, às 17:30h, no Teatro da UFES. É parte do Evento ACES em cena. Oportunidade em que a instituição apresentará atividades de vários projetos sociais que desenvolve.

Espetáculo 2007 - Fotos Danielle Duarte (62) Clássico Brasil será interpretado por 115 bailarinos que fazem aula de balé  em oito comunidades da Grande Vitória. Alguns deles, premiados em Festivais Nacionais e Internacionais de Dança, como a aluna Polyana Senna e os professores Martha Moratti e Cesar Ferreira que obtiveram o 1º lugar no Festival de Cabo Frio(RJ) e de Joinville(SC), respectivamente.

Serão 18 coreografias com músicas populares e eruditas de compositores brasileiros, tais como: Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Sucessos como Anos Dourados, Carinhoso, Garota de Ipanema e A Banda, por exemplo, prometem muita emoção para o público. A direção artística é da premiada coreógrafa Patrícia Miranda. As coreografias são de autorias dos professores do projeto e de colaboradores, como Luciana Zanandréa. O coreógrafo carioca Henrique Talmah assina Anos Dourados e o Pás de Deux Noturno.

A entrada é franca. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do teatro, à partir das 13:00h. Sendo que 50% é reservado aos familiares dos bailarinos projeto.

Espetáculo 2007 - Fotos Danielle Duarte (116) Com o objetivo de democratizar o acesso à dança clássica o Projeto Pequenos Talentos é desenvolvido desde 1997 pela Ação Comunitária do Espírito Santo - ACES (uma associação da sociedade civil sem fins econômicos) e atualmente oferece aulas de balé gratuitas a 350 crianças, adolescentes e jovens da Grande Vitória. Os alunos recebem uniforme, figurinos e vale transporte. Os bailarinos que mais se destacam obtêm bolsa integral de estudos, oferecidas por academias e escolas particulares de dança.

Além de oportunizar o primeiro contato com a dança contribui também para a formação profissional. Vários alunos e ex-alunos atuam como professores e bailarinos. A um grupo de 20 adolescentes e jovens é incentivada a profissionalização na dança. Havendo treinamentos intensivos, participação em festivais de dança, acompanhamento sócio-familiar, etc.

Recebeu o apoio da Lei Rouanet em 2006 e 2007. Para 2009 a captação já foi garantida por meio da parceria com a ArcelorMittal Tubarão. São parceiros também: BANDES, BANESTES, ESCELSA e SINDIEX.

As aulas acontecem em espaços de organizações sociais, escolas públicas e no Centro Cultural Carmélia M. de Souza. São promovidas apresentações nos bairros onde os núcleos estão instalados e em eventos diversos. Em 2007, além da Grande Vitória, apresentou-se em 08 municípios, totalizando 52 apresentações gratuitas.

O sucesso deve-se às parcerias e à rede de relacionamentos que mantêm unindo poder público, iniciativa privada e a sociedade civil em prol de uma sociedade mais justa e menos excludente.

Fotos: Daniella Duarte

Contatos: (27) 3223-5906/8819-0382 ou pelo e-mail: equipeaces@yahoo.com.br

Nenhum comentário: