Google Website Translator Gadget

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Teatro

Teatro (no Wikipedia):

A palavra teatro define tanto o prédio onde podem se apresentar várias formas de artes quanto uma determinada forma de arte.

O vocábulo Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vai para ver". Entretanto o teatro também é o lugar onde acontece o drama frente à audiência, complemento real e imaginário que acontece no local de representação. Ele surgiu na Grécia antiga, no século IV a.c. (antes da conversão).


Toda reflexão que tenha o drama como objeto precisa se apoiar numa
tríade: quem vê, o que vê e o imaginado. O teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, e nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço.

O teatro é uma parte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos na audiência.


Assim inicio o Blog Teatro Capixaba, que possui uma comunidade no Orkut, criado por Wendell HP @@.
Infelizmente o teatro capixaba não tem a mesma repercussão que os teatros cariocas e paulistas, mas estamos em crescimento e desenvolvimento. Com peças ganhando prêmios fora do estado (ao exemplo da peça A Grande Estiagem no XIII Festival de
Teatro do Rio de Janeiro) e o nosso próprio Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória, que vai para terceira edição, sem contar outros festivais, já conhecidos em âmbito nacional. O Espírito Santo, graças ao jesuíta espanhol José de Anchieta, foi o primeiro estado a ter teatro. Foi um meio de catequizar os índios no período da colonização. De lá para cá, o teatro no estado tem se desenvolvido mais lentamente devido a pouca falta de incentivo, mas a mudança é vista. Além de Vitória-ES contar com sua própria lei de incentivo, a Rubem Braga, outros municípios estão tomando a mesma atitude, dentre eles temos a Prefeitura Municipal da Serra, com a Lei de Incentivo Cultural Chico Prego, a Prefeitura Municipal de Cariacica, com a Lei de Incentivo Cultural João Bananeira e a Prefeitura Municipal de Vila Velha, com sua Lei de Incentivo Cultural também. Agora, O Governo estadual do Espírito Santo também lançou, no dia 29 de janeiro de 2008, um Edital de Incentivo Cultural, que abrange o teatro. Com apoio total do SATED-ES, o Governo Estadual fez o edital na intenção de contribuir ainda mais a cultura capixaba. A disponibilização individual para cada espetáculo agraciado com a Lei será de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), o que poderá colaborar com as produções do estado que esbarram com os altos custos para realização de seus trabalhos.
Teatro é uma parte da cultura e da arte que ensinam ao ser humano a saber lidar com os outros, assim quanto mais recebemos apoio de leis de incentivo federais, estaduais ou municipais, mais o humano aprende a lidar com seu igual.

Nenhum comentário: