Google Website Translator Gadget

sábado, 31 de março de 2012

Blog Cultura Canariense: PAIXÃO DE CRISTO É CANCELADA EM PEDRO CANÁRIO!

Auto da Paixão só em 2013!

ORGANIZADORES DA PAIXÃO DE CRISTO DESISTEM DE ENCENAÇÃO TEATRAL, INFLUENCIADOS POR PROMESSAS DE PATROCINADORES NÃO CUMPRIDAS EM 2011.

AUTO DA PAIXÃO DE CRISTO EM 2010 - Os atores Alessandro Lira (Jesus), Vera Gambarine (Maria) e Tallyta Silva (Madalena) dão um show de interpretação e emocionam cerca de 2 mil pessoas às margens da Lagoa Augusto Ruschi.

Pedro Canário (ES) - Depois de ser encenado em 2010 e 2011, o Auto da Paixão de Cristo não acontecerá este ano em Pedro Canário. Os organizadores alegaram problemas na equipe, escassez de diretores teatrais e promessas não cumpridas pelos patrocinadores em 2011. O diretor do espetáculo Kelvin Molina (Arnaldo Cardoso) desistiu de dirigir a encenação e está focado em outros projetos culturais. "Em 2011, patrocinadores prometeram mundos e fundos e na hora H não conseguiram cumprir 20% do combinado. Prometeram figurinos de alta qualidade, sonorização, arquibancadas e até cachê pra mim, sendo que faço isso de graça há anos para a Igreja Católica. Tive que pagar ainda do próprio bolso cerca de 600 reais com cartazes e divulgação. No dia da apresentação, apareceram no máximo com uma arquibancada mixuruca. A apresentação do espetáculo sofreu com isso, perdendo brilho e qualidade na encenação. Prefiro lembrar da encenação de 2010, que foi patrocinada pela própria Igreja Católica e levamos à Lagoa cerca de 2.000 pessoas - de acordo com a Polícia Militar. Mobilizamos cerca de 170 figurantes e atores e a encenação daquele ano foi espetacular. Já a encenação de 2011, pra mim, não existiu!" - desabafou o diretor, que só pensa em retornar à direção do espetáculo, quando surgirem "patrocinadores de verdade".

O Auto da Paixão de Cristo é uma realização do Grupo Teatral Anhanguera em parceria com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Conta ainda com a parceria do Grupo de Teatro Amador Canarense (Grutac). Mais informações: (27) 9874-8071/ 9756-0753.

Talentosa e excelente atriz de teatro, Tallyta Silva surpreendeu o diretor do espetáculo com atuação artística digna de grandes atores.

BASTIDORES - Elenco se reúne na porta da Matriz para fotos oficiais do auto da Paixão de Cristo 2010.

O ator Alessandro Lira (ao centro da foto) inicia o espetáculo da Paixão de Cristo em 2010. Fiéis na Matriz acompanham atentamente as primeiras cenas do espetáculo, que seguiu em procissão até a Lagoa Augusto Ruschi. Apresentação durou 1h50, mobilizou cerca de 170 atores e figurantes e atraiu cerca de 2.000 espectadores.

Cenas bíblicas foram realizadas utilizando o cenário original da Lagoa Augusto Ruschi. Ideias ousadas do diretor Kelvin Molina (Arnaldo Cardoso) renderam calorosos elogios do jornal Tribuna do Cricaré. 

 Escrito por Por Kelvin Molina (9756-0753) em 20/03/2012 às 13h44 no blog Cultura Canariense (http://culturacanariense.zip.net/)

Blog Cultura Canariense: CRAS ABRE O ANO DE ATRAÇÕES CULTURAIS HOMENAGEANDO O TEATRO ELIZABETANO

Teatro Elizabetano no Cras

OFICINA DE TEATRO DO CRAS ABRE O ANO COM MONÓLOGOS EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER. APRESENTAÇÕES LEMBRAVAM A MAGIA DO TEATRO ELIZABETANO, SURTO CULTURAL QUE DOMINOU A EUROPA NO SÉCULO XV. ATORES SURGIAM EM CENA COM ROSTO PINTADO E POESIA LEMBRAVA SONETOS DE SHAKESPEARE. SIMPLESMENTE MÁGICO E EMOCIONANTE.

Oficina de Teatro do Cras homenageia mulheres com Quinteto de Teatro e Dança lembrando o Teatro Elizabetano, surto cultural que dominou a Europa no século XV. Chique, sofisticado, emocionante, arrebatador.

Pedro Canário (ES) - A Oficina de Teatro do Cras começou o ano em alto estilo, realizando dia 7 de março uma apresentação teatral em homenagem ao teatro Elizabetano. As apresentações foram em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e o público pode acompanhar de perto o talento dos jovens atores. Em cena, o Quinteto de Teatro e Dança com a apresentação "Mulher, oceano de vida e arte" - inspirado nas poesias "Crônicas de Um Homem Apaixonado" e "Existem Mulheres e Mulheres". Foram convidados os atores Valéria Santos, Pedro de Jesus, Paulo Sabino, Sidnei Guedes e Danielly Gomes. Quem comandou a maquiagem e a pintura de rosto dos atores foi a competente artesã Íris Duarte, que simplesmente desenhou obras de arte. Parabéns a todos! Eles simplesmente deram um show!

As atrizes Danielly Gomes e Valéria Santos deram um show de interpretação no Quinteto de Teatro e Dança, encenado dia 7 de março no Cras. Os figurinos luxuosos foram assinados por Laudice Almeida (Cantinho das Noivas), direção artística de Kelvin Molina, cabelo e maquiagem de Geane de Souza e pintura de rosto de Íris Jardim. A apresentação foi uma iniciativa da Oficina de Teatro do Cras em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Os atores Sidnei Guedes e Pedro de Jesus também marcaram presença no Quinteto de Teatro e Dança. Eles estrearam no Cras com esta apresentação e, pelos elogios e comentários, estrearam com chave de ouro. Parabéns!

 Escrito por Por Kelvin Molina (9756-0753) em 24/03/2012 às 16h33 no blog Cultura Canariense (http://culturacanariense.zip.net)

Blog Cultura Canariense

A cidade de Pedro Canário/ES fica bem na fronteira entre o nosso estado e o da Bahia, tanto que o Google Mapas a define como parte do estado baiano.

O município não tem um teatro para poder estar encenando seus trabalhos cênicos, mas isso não significa que não tenha uma tradição teatral e trabalhos sendo feitos neste área. Na intenção de estar mostrando o trabalho desenvolvido na sua cidade, o artista Kelvin Molina – nome artístico de Arnaldo da Silva Cardoso – decidiu criar o blog Cultura Canariense, aonde divulga as festas tradicionais, as peças teatrais e tudo mais que acontece na constante luta cultural dos habitantes de Pedro Canário.

Nas primeiras postagens do blog, Kelvin Molina busca mostrar a importância que a cultura de Pedro Canário tem para a cidade, tanto que posto aqui o primeiro post, feito em 11/03/2012 (domingo):

Pedro Canário, uma história de luta e cultura

O Município de Pedro Canário está situado no extremo norte do Espírito Santo, sendo cortado pela BR 101 - a rodovia federal mais importante do País. Segundo IBGE, sua população está estimada em 23.794 habitantes. O Município destaca-se economicamente na agropecuária, comércio e prestação de serviços. Pedro Canário destaca-se ainda em eventos culturais como o Forró da Tábua Lascada, Festival de Dança do Estrelas, Auto da Paixão de Cristo e Procissão de Corpus Christi. Vale a pena visitar essas maravilhas.

HISTÓRIA

A princípio, a pequena localidade de Morro Dantas, posteriormente conhecida como Morro da Escola, ficava praticamente isolada, sendo ligada apenas por uma trilha ao Rio Itaúnas. Daí, por via fluvial se estabelecia a conexão ao Povoado de Pai João, no município de Conceição da Barra.

No ano de 1942, chega à região a senhora Júlia Bonelar Dutra e instala uma pequena pensão e um comércio de cereais. Ainda neste ano, vindo de São Mateus, chega o senhor Pedro Canário Ribeiro, baiano, para administrar as terras herdadas pela família.

Em 1943, com a vinda da Cia. Industrial de Madeira teve início a fase de extração. Abriu-se uma estrada ligando a localidade de Império (onde hoje é o município de Pedro Canário) ao Rio Itaúnas. A madeira seguia pelo rio até o povoado de Pai João e daí, por via férrea, até a serraria da companhia em Conceição da Barra. Em 1944 foi construída a estrada unindo Morro Dantas a Nanuque, passando pela Vila de Taquaras, então sede do distrito. Esta via trouxe maior movimento ao lugarejo na época e ainda hoje, conserva o traçado original.

Em 1948, outra estrada é aberta. Desta feita ligando Braço do Rio Preto a Morro Dantas. Na ocasião também foi construída uma ponte de madeira sobre o Rio Itaúnas.

No ano seguinte, 1949, o senhor Pedro Canário Ribeiro abre sua pensão e um pequeno comércio de secos e molhados. O local transformou-se em referencial dos caminhoneiros que se dirigiam a Nanuque ficando conhecido como parada Pedro Canário, de onde originou-se o nome do município.

O início dos anos 50 é marcado por violentos processos de expulsão de posseiros da área rural. Como não havia documentação que regularizasse a posse da propriedade, todos que se sentiam agredidos por invasão utilizavam-se de métodos pouco ortodoxos para fazer valer seus direitos.

Em 1951, uma ponte de concreto substitui a antiga ponte de madeira sobre o Rio Itaúnas, a qual era constantemente avariada pelas chuvas e enchentes.

No ano de 1953 instala-se em Pedro Canário a Fazenda Paulista (posteriormente fazenda Klabim) para desenvolvimento de lavoura cafeeira. A nova atividade agrícola atrai farta mão de obra à região, coloca o café como item de destaque na economia local e responsável direto pela ascensão dos povoados em seu entorno.

No mês de julho de 1957, chega ao povoado a empreiteira responsável pela construção do trecho São Mateus-ES/ Mucuri-BA, da atual BR 101, concluído em 1962. Este advento foi o grande propulsor do povoado de Pedro Canário. A terra rural é super valorizada e surgem os primeiros loteamentos urbanos que formaram a sede do município.

Nesta época teve início o programa de Erradicação do café, o que provocou o declínio dos povoadores de Nova Canaã e Água Preta.

Já na década de 70, com o advento da BR 101 e o desvio do tráfego rodoviário para esta via, efetivou-se o esvaziamento da antiga sede do distrito - a Vila de Taquaras. Em contrapartida no povoado de Pedro Canário instalam-se diversos estabelecimentos comerciais, serrarias, agência bancária, hospital. Cresce o conglomerado urbano atraído pela nova função de entreposto comercial do povoado.

Provocando grande influência na economia regional desenvolvem-se as indústrias de farinha e as usinas produtoras de álcool e açúcar. Também por esta ocasião tem início as atividades de silvicultura com plantio de eucalipto para produção de carvão (Acesita) e posteriormente para produção de papel e celulose (Aracruz). Estas atividades provocaram um processo de concentração fundiária em razão das vastas áreas exigidas pela cultura e conseqüentemente iniciou o êxodo rural dos pequenos proprietários que negociavam suas terras e instalavam-se na sede na expectativa de melhoria de vida.

Como reflexo destes fatores, o distrito de Taquaras passa a ser denominado Pedro Canário pela lei nº 3.383, de 27-11-80, publicada no Diário Oficial em 29-11-80.

Em 23 de dezembro de 1983, Pedro Canário foi emancipado pela Lei nº 3.623 e tornou-se o 58º município do Estado do Espírito Santo. Teve seu primeiro processo eletivo em 16-12-84 e foi definitivamente instalado em 12-01-85.

Economicamente, o município destaca-se na produção agrícola em cultura como mamão, abóbora, mandioca, pimenta-do-reino, laranja, maracujá entre outras. A pecuária de corte e leite também exercem grande influência.

Gentílico: canariense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Taquaras, pela lei estadual nº 265, de 22-10-1949, subordinado ao município de Conceição da Barra. Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o distrito permanece no município de Conceição da Barra

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-01-1979.

Pela lei estadual nº 3383, de 27-11-1980, o distrito de Taquaras passou a denominar-se Pedro Canário.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pedro Canário, pela lei estadual nº 3623, de 23-12-1983, desmembrado de Conceição da Barra. Sede no atual distrito de Pedro Canário, constituído de 2 distritos: Pedro Canário e Cristal do Norte. Instado em 12-01-1985.

Em divisão territorial datada de 18-07-1988, o município é constituído 2 distritos: Pedro Canário e Cristal do Norte.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

Taquaras para Pedro Canário alterado, pela lei estadual nº 3383, de 27-11-1980.

Fonte: IBGE

Escrito por Por Kelvin Molina (9756-0753) às 16h43

E quem é Kelvin Molina? Bem, ele mesmo se define em um post pessoal:

QUEM ESCREVE ESTE BLOG?

Kelvin Molina

Arnaldo da Silva Cardoso - conhecido com o nome artístico de Kelvin Molina - é ator, cantor, instrutor de teatro, escritor, ativista cultural e blogueiro. Escreve para o blog "Cultura Canariense" sobre Artes Cênicas e outras manifestações artísticas em geral. Tem 25 anos, é solteiro e mora atualmente em Pinheiros - ES. Em seu currículo de ator já carimbou participações em 6 peças teatrais, 1 filme e 1 novela. Kelvin Molina está nas redes sociais, siga-o no twitter: @kelvinmolina6. No Youtube, acesse seus vídeos no link ator kelvin molina. Contato: (27) 9756-0753.

 Escrito por Por Kelvin Molina (9756-0753) às 11h16

Querendo saber mais, acesso o link: http://culturacanariense.zip.net/

quarta-feira, 28 de março de 2012

A Eterna Peleja entre o Capital e Aquilo que é Capital

Ontem (27/03/2012) foi o Dia Mundial do Teatro, mas ainda hoje repercutem os acontecimento e manifestações da data comemorada por todos os artistas. A mensagem a seguir eu recebi da atriz Daiana Scaramussa, que segue com um vídeo ao final. Boa leitura a todos!

redemoinhoNo 27 de março, dia mundial do teatro, o Redemoinho - Movimento Brasileiro de Teatro de Grupo lançou o vídeo A Eterna Peleja entre o Capital e Aquilo que é Capital, com grupos de teatro de todo o país posicionando-se diante do atual panorama das políticas públicas para a cultura nas esferas municipais, estaduais e federal. Assista o vídeo clicando aqui e ajude-nos a compartilhar nas redes sociais.

Segue abaixo o texto/manifesto do vídeo:

A Eterna Peleja entre o Capital e Aquilo que é Capital

Redemoinho, 27 de março de 2012

Prezado Secretário de Estado, Prezado Diretor Geral,
Prezada Superintendente, Excelentíssima Ministra,
Prezados e prezadas de todo o País, escutai-nos!
Se soarmos, assim, repetitivos,
Perdoai-nos, oh, senhores e senhoras!
É que assim, obstinados, o fazemos:
Ensaiamos todo dia, toda hora!
Não nos furtamos, pois, nesta missiva,
De ecoar o nosso coro tão antigo:
Já há dez anos pleiteamos nosso Prêmio:
O do Teatro, o do Brasil, o da Alforria.
Da liberdade do "Senhor do Capital"
Que só navega o mar dourado do incentivo.
Pelo fomento ao que, de fato, é brasileiro!
Do que é contínuo, permanente e inventivo!
E em uníssono, também reivindicamos,
Que paguem aquilo que nos devem, há tanto tempo:
Myriam Muniz, Procultura e outros tantos.
Pois já vivemos entre "trancos e barrancos".
Se "fim de ano" não é dezembro,
E "mês que vem" não é janeiro,
"Primeiro trimestre" passa março
Então, "abril" é o terceiro?
Porque não podem organizar a casa toda?
Um cronograma anual caía bem.
Mas bem sabemos, há eleição e coisa tal,
Também tem Copa e coisas mais, que não convém...
Nosso recado "epistolovisual"
Segue nas redes, por aí, Brasil afora,
Pra Fundações, Secretarias e Conselhos,
Para quem curtir, compartilhar, mandar na hora!
Redemoinho é de vento e é de água
Enxuga e molha, é aspiral, nunca tem fim.
Em todo canto canta sua toada
Reverberando sua voz pelos Brasis.

Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare | Av. Amintas Barros, 4673 | Nova Descoberta

Natal | RN | 59075-250 | (84) 3221.1816 (à tarde) ou 9100.5352

desembucha@clowns.com.br | www.clowns.com.br | twitter.com/teatroclowns

terça-feira, 27 de março de 2012

Dia Mundial do Teatro

selo_dia_mundial_teatroHoje o teatro comemora, como todos os anos, o seu dia. O mundo inteiro celebra e festeja a existência das artes cênico-teatrais.

O teatro se tornou teatro somente quando os atenienses começaram a fazer encenações dramáticas dos mitos que faziam parte do seu cotidiano. Artistas como Sófocles, Ésquilo, Eurípedes e Eurífanes, foram os predecessores do teatro dramático e cômico. Mas depois deles o teatro somente cresceu no gosto popular, se tornando muitas vezes um tipo de entertenimento que as pessoas poderiam fazer qualquer tipo de trabalho. Na Período Medieval, o teatro fora usado para encenações de textos bíblicos, como autos, que promoviam a crença no Cristo .

Artistas dos mais diversificados, que geralmente eram chamados de mabembes, viajavam por quase toda a Europa, promovendo verdadeiros espetáculos cênicos. Alguns dos expoentes do teatro mundial foram William Shakespeare, Molière, Alexandre Dumas, Henry Irving, Bertold Bretch, Constantin Stanislavski, Maximo Gorki, Frederico Garcia Lorca, entre tantos outros, mas o Brasil não ficou atrás.

Nos primórdios da colonização portuguesa no território que viria a se tornar o nosso país, o padre José de Anchieta descobriu através das artes cênicas a capacidade de “catequizar” os nativos que já viviam aqui, sendo assim, na região de Rerigtiba (hoje conhecida como Anchieta), o jesuíta encenou “Na Festa de São Lourenço”, entre tantos outros. Outros grandes ícones do teatro brasileiro foram  - e ainda são - Martins Pena, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Augusto Boal, Chico Buarque de Hollanda, entre vários outros, cada um em seu tempo, fizeram o teatro brasileiro parte do cenário mundial.

Hoje (27/03/2012) comemoramos os trabalhos de todos os artista citados acima e muitos outros, entre atores, atrizes, produtores, diretores, e todos os envolvidos em levar as artes cênico-teatrais aos palcos do mundo e do Brasil.

Lógico que este dia não passou despercebido, pois aqui em Vitória, capital do Espírito Santo, por exemplo, a Escola de Teatro, Dança e Música Fafi teve um cortejo que iniciou na Praça Costa Pereira e foi até a area externa da escola, aonde aconteceram manifestações, e depois, as 20h30, teve o ensaio aberto do novo trabalho da Cia Makuamba, “Escurial”, de Michel Ghelderode.

itiMas como todos os anos, a International Theatre Institute (ITI) convidou um artista conhecido mundialmente para discenir algumas palavras sobre este dia, e a bola da vez é do ator estadunidense John Malkovich.

John Malkovich é ator, produtor, argumentista e realizador estadunidensde, mas primeiro que tudo,  ele é um homem do teatro.

Nos anos de 1970, John Malkovich iniciou seus estudos de teatro na Illinois State University. Logo depois de se formar, ele fundou junto com Terry Kinney, Jeff Perry e Gary Sinise, em 1976, a famosa Steppenwolf Theater Company.

Dos trabalhos de Malkovich no cinema, podemos destacar Império do Sol (1987), Ligações Perigosas (1988), Ratos e Homens (1992), O Segredo de Mary Reilly (1996), Cartas na Mesa (1998) e O Retorno do Talentoso Ripley (2002), dentre vários outros filmes da carreira deste ator, cuja performance foi homenageada de forma única em Quero Ser John Malkovich (1999).

Abaixo segue a mensagem de John Malkovich, traduzida pelo Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos (STE), para o ITI no Dia Mundial do Teatro. MERDA para todos!

MENSAGEM DO DIA MUNDIAL DO TEATRO 2012
De: JOHN MALKOVICH

john_malkovichFico honrado por o ITI - Instituto Internacional do Teatro me ter pedido para fazer este discurso comemorativo do 50º aniversário do Dia Mundial do Teatro. Vou então dirigir estes breves comentários aos meus companheiros de teatro, meus pares e meus camaradas.
Que o vosso trabalho possa ser apaixonante e original. Que ele possa ser profundo, comovente, contemplativo, e único. Que ele nos ajude a reflectir sobre a questão do que significa ser humano, e que esta reflexão seja guiada pelo coração, sinceridade, candura, e charme. Que consigam ultrapassar a adversidade, a censura, a pobreza e o niilismo, que muitos de entre vós serão obrigados a enfrentar. Que sejam abençoados com o talento e rigor para nos ensinar sobre o batimento do coração humano, em toda a sua complexidade, e com a humildade e curiosidade que faça disto o trabalho da vossa vida. E que o melhor de vós próprios - porque só poderá ser o melhor de vós próprios , e mesmo assim apenas em raros e breves momentos – consiga definir a mais fundamental questão “como vivemos nós?”
Desejo sinceramente que o consigam.

segunda-feira, 26 de março de 2012

“A Revolução no Formigueiro” no Theatro Carlos Gomes

O teatro infantil capixaba vem sido bem desenvolvido nos últimos tempos, diferentes de alaguns anos atrás, quando as crianças eram tratadas como pessoas que precisariam da peça estar lhes explicando o que está acontecendo em cena. Esse movimento de tornar o teatro infantil no Espírito Santo ganhou força com o Teatro Campanelli, que trouxe peças baseadas em filmes da Disney e terminou adaptando obras clássicas da literatura infantil mundial como “A Cigarra e a Formiga”, dentre outros. O diretor Wilson Nunes foi outro que acreditou que a criança deve ser tratada com respeito, assim como se trata um adulto que vai assistir um espetáculo, por isso aceitou a direção do espetáculo musicalizado “O Bello e as feras”, que fez grande sucesso dentro e forada capital.

Bem, não posso dizer que esta peça será um exemplo, mas acreditando no profissionalismo do ator Mauro Pinheiro, vejo a peça “A Revolução no Formigueiro” tendo o mesmo respeito que seus antecessores.

A obra foi escrita pela autora infantil Nye Ribeiro e já teve outra montagem em Fortaleza – CE. Aqui no estado a obra terá adaptação dramaturgica do ator Mauro Pinheiro e será dirigida pelo montanhense Joaz Campos. Joaz nasceu no estado, mas foi para São Paulo, aonde estudou na Escola de Arte Dramática - EAD/ECA/USP. Ele retorna para dirigir esta peça, que será um musical – muito bem aceito pelas crianças nos dias de hoje – e terá no elenco, além do próprio Mauro Pinheiro, os atores Thiago Pinhati, Gabriela Saadi e Leia Rodrigues.

A estreia acontece no dia 31/03/2012 (sábado), no Theatro Carlos Gomes, as 16h30, com ingressos nos valores de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Abaixo um breve resumo trabalho cênico-teatral. Boa peça para todos!

Panfleto - A Revolução do Formigueiro

A REVOLUÇÃO NO FORMIGUEIRO

Baseada na obra de Nye Ribeiro

Adaptação dramaturgica: Mauro Pinheiro

Direção: Joaz Campos

Elenco: Gabriela Saadi, Leia Rodrigues, Mauro Pinheiro e Thiago Pinhati

SINOPSE
Uma Formiga que tem dificuldades em lidar com os conflitos do dia-a-dia, pois vivem somente para o trabalho. Por ser inteligente, começa a perceber que existe algo mais além daquele formigueiro que precisa conhecer. A partir do momento em que começa a se relacionar com alguns bichos,ele passa a perceber os diferentes modos de vida e entusiasmado com isso, esquece de cumprir suas obrigações rotineiras, colocando o formigueiro em polvorosa. A rainha, temendo o descontrole da situação, propõe a mudança que ele tanto esperava...Ter o direito e a liberdade para ir além daquele formigueiro e todas, então, agradecidas, resolvem comemorar e admirar a atitude da formiga transgressora.

Local: Theatro Carlos Gomes (Praça Costa Pereira, Centro, Vitória/ES)

Datas: 31/03/2012 e 01/04/2012 (sábado e domingo)

Horários: 16h30

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia)

sábado, 17 de março de 2012

“República de Garotos” no Espaço Cais das Artes

Faz alguns anos que a JC Produções não me manda material de divulgação de seus trabalhos na area de teatro. O mais recente divulgado foi “Carlota Joaquina… Uma Vírgula”, com texto e direção de José Celso Cavalieri, em 2009. Não sei se eles estavam parados fazendo outros planos ou se dedicavam-se a outras areas das artes cênicas, mas este ano voltam com a peça “República de Garotos”, que tem estreia marcada no Espaço Cais das Artes, em Vila Velha.

“República de Garotos” tem texto e direção do José Celso Cavalieri e conta a história a história de cinco rapazes do interior do Espírito Santo que vêm para a capital na intenção de montar uma república. Cada um com sua experiência, seus desejos e buscas, suas ideias e características próprias.

A comédia tem estreia marcada para o dia 24/03/2012 (sábado), as 18h30, com uma sessão extra as 21h00. Os ingressos custam R$ 20,00 (vinte reais) e R$ 10,00 (dez reais) e são limitados, já que o espaço tem 50 lugares por sessão. Abaixo um breve release que José Celso Cavalieri me enviou. Espero que gostem da peça!

REPÚBLICA DE GAROTOS"República de Garotos"

Release: Cinco rapazes vindo do interior do ES, formam uma república, cada um com suas vivências, expectativas, sonhos, ideologias, maneira de ser diferente um do outro, torna essa comédia uma divertida e surpreendente história.

Texto e Direção: José Celso Cavaliéri
Assist de Direção: Thelma Lopes
Elenco: Adalberto Monico, Eduardo Soriano, Heliomar Copertino, Reuber Diirr e Ritirli Ricard
Assistente de Produção: Tito Rodrigues

Serviço:
Local: Espaço Cais de Teatro
Rua Saturnino Rangel Mauro, 200 - Coqueiralde Itaparica - Tel: 3062-8527
Datas: 24 e 25 de março
Horário: 18h e 19.30h
Capacidade: 50 pessoas por sessão
Sessão extra: 24/03/12 - 21h
Inf: 9908-7044 - 3073-5821
Ingressos limitados já a venda: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

sexta-feira, 2 de março de 2012

Oficina de teatro “Afirmação do corpo” com Leonardo Patrocínio

Muitos acham que ser ator ou atriz é somente “decorar” um texto, aprender a interpretar, subir em um palco e atuar, mas poucos desconhecem a gama de aprendizados que ambos precisam fazer para chegar ao ato de atuar. São exercícios vocais, faciais e corporais que o fazem ter um conhecimento do seu limite. O corpo, junto com o rosto, devem ser extensivamente trabalhados para que o ator tenha a expressão ideal para o personagem que irá interpretar em cena.

Bem, eu uso desta breve introdução para apresentar a oficina de teatro “Afirmação do corpo”, ministrada pelo ator e arte-educador Leonardo Patrocínio.

Leo – como eu o conheço – tem um extenso trabalho com expressão corporal, que ele sempre buscou sempre aprimorar, fazendo estudos, as vezes, auto-didatas ou trabalhando com grupos que exigissem esta linha de trabalho dele, como o Grupo Z de Teatro.

Para que vou falar mais sobre isso, se o próprio Leonardo mandou o material que público abaixo. Bons estudos para os que optarem faze-lo, pois com certeza valerá a pena!

Oficina de teatro “Afirmação do corpo”

Você conhece o poder que o seu corpo tem?
Então, APROVEITE a oficina de teatro "Afirmação do Corpo".
Qualquer interessado pode participar!
VAGAS LIMITADAS
Ao abordar questões específicas da arte teatral, a oficina objetiva estimular os alunos a aumentarem sua percepção e a ampliarem seus corpos. O caminho para isso se dá no contato com o teatro e suas vertentes criativas, abrindo espaço para a subjetividade e a criação.

afirmação do corpo